Facebook  Twitter  Youtube Instagram  Pinterest
Blog da Lider
Voltar
Espumação

Espuma x dureza x densidade

Quando pensamos em comprar sofás, cadeiras e, principalmente, colchões, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a questão do conforto. Esse quesito, tão buscado pelos consumidores, está quase sempre ligado a um material de grande importância na confecção de móveis: as espumas flexíveis.

Acompanhe a Lider Interiores pelo Facebook e Twitter.

Disponíveis nos mais variados tipos e qualidades, elas podem ser mais duras ou mais macias, densas ou espessas, e a boa escolha vai garantir não só bem-estar, mas benefícios para a saúde.

De acordo com o gerente Industrial da Lider Interiores, Djalma Camargos, existem vários fatores que diferenciam uma espuma da outra, entre eles a densidade, que representa a quantidade de matéria prima, por metro cúbico, utilizada na confecção do sofá. “A densidade determina o suporte de carga, ou seja, quanto peso uma espuma consegue suportar durante um determinado tempo sem que aconteça deformação permanente”. Por isso, para garantir a compra de um móvel resistente e aconchegante, é muito importante avaliar a densidade das espumas. No mercado, essa propriedade pode variar de 6 kg/m³ até 100 kg/m³.

O profissional explica que é primordial entender a diferença entre dureza e densidade. “Espuma dura não significa densidade alta. Existem fabricantes que fazem espumas de baixas densidades com toque de dureza acentuado, enganando o cliente na hora da venda. No entanto, com o tempo, o cliente percebe que o produto vai perder as qualidades com as quais foi vendido”.

Mas, e na hora da compra, que características observar? Djalma alerta, “o consumidor deve ficar atento à elasticidade, à resistência ao rasgamento, à fadiga e, principalmente, ao conforto que o produto proporciona”.

Sustentabilidade

Você sabia que as espumas podem ser reaproveitadas? Pois é, podem sim. E essa é, inclusive, umas das atividades sustentáveis realizadas pela Lider Interiores . Todas as sobras das espumas – convencionais (de densidades entre 18 e 45 kg/m³) e especiais (Hiper Soft, Visco Elástico e Hiper Resiliência) – produzidas pela empresa são processadas, e formam um aglomerado que será usado em bordas de colchões e em estofados que utilizam molas nos seus assentos. Nesse caso, as espumas protegem as molas e aumentam a vida útil do produto.

“Tudo o que resta de corte de espuma é triturado e prensado, formando blocos de 1m³ com densidade de 100 kg/m³. Utilizamos cem por cento das sobras, não existem perdas”, completa Djalma Camargos.

43 Comentários | Categorias: Notícias, Responsabilidade Socioambiental
Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Comentários
  1. Olá,boa noite,gostei muito de visitar o site de vocês,pois estou fazendo um curso de estofador de moveis aqui em Salvador pelo SENAI,e gostaria de saber mas sobre que tipo de espumas teremos que usar,para fabricação de sofá,se possível mande-me informativos sobre o assunto,desde já agradeço pela atenção.

  2. A concientização sobre que, agora a espuma é reciclável (não tem mais o gás ozônio), é boa,
    o problema é que não esclarece nada porque eu necessitaria saber, por exempo, qual é mais
    densa: Uma espuma 45 ou uma 28, na hora de comprar um colchão.

    • Olá Paulo! A densidade da espuma corresponde à quantidade de material por m3. Ou seja, uma espuma D45 possui 45kg de matéria-prima por metro cúbico; uma espuma D28, por sua vez, possui apenas 28kg por m3.
      Sendo assim, quanto maior o número indicativo de densidade, maior será a capacidade do colchão de suportar peso, pois terá mais material incorporado.

  3. seria uma pergunta. qual a densidade ideal da espuma soft para o assento do sofa. eu reformei
    o meu sofa e o estofador disse que foi espuma soft. ficou bastante mole, antes ele ja tinha
    tentado a comum de densidade 33, mas ficou muito duro.

    • Olá Janete! A densidade de espuma soft, deve ser uma densidade alta, acima de D-30, mas não tem nenhuma relação a densidade com espuma macia ou firme.
      Entre a D-33 firme e a soft, existem várias alternativas de espumas como a D-33 macia, D-28 firme e macia.
      No caso do tapeceiro, provavelmente a falta de alternativa de fornecimento é que faz com que ele trabalhe com poucas condições de dar o equilíbrio necessário ao estofado.

  4. queria saber como posso comprar espuma para sofa se vcs vende e quanto custa

  5. gostaria de trocar a espuma de um sofá de três lugares,a espuma atual é dura e inflexivel.Quero uma que seja mácia e flexivel e suporte peso tipo 80kg. Desde de já obrigada.

  6. Precisamos de um sofá com densidade suficiente para uma pessoa com 150 kg. Qual a recomendação?. Vocês fabricam? Qual o prazo de entrega?

  7. comprei dois sofás da Lider, modelo H-300, há 6 meses, espuma 26, já cedeu muito. Vou pedir para trocar conforme já avaliado pela fábrica.
    diante desse desastre, vou pedir a espuma 43 ou 45, pois mesmo cedendo, ainda ficará mais resistente. Está certa a ideia?
    aguardo resposta por email. grato.

    • Olá Clécio, agradecemos o contato. Neste caso não há certo ou errado. A escolha da espessura da espuma vai depender do seu gosto pessoal. Se prefere um estofado com espuma mais rígida ou não. O ideal é consultar essa informação diretamente com a fábrica/fornecedor. Estamos à disposição.

  8. Estou fazendo um sófa com paletes e pedi uma espuma soft D28x15. O vendedor me sugeriu q usa-se uma espuma de D28x10comum + D28x5xsoft, este procedimento é o mais correto? Aguardo retorno. Obrigado.

    • Olá Roberto, nesse caso, o representante está melhorando o fator de conforto do assento do estofado. Ele vai ficar mais macio, mas vai perder em vida útil. Aqui na Lider, não utilizamos espuma soft no assento. Aplicamos esse material apenas no encosto. O assento precisa suportar carga, caso contrário, a espuma pode selar e gerar uma frustração no cliente. Estamos à disposição!

  9. Muito bom o site, parabens !

  10. vou comprar um sofá, gostaria de saber qual a melhor densidade. não gosto de sofá que o assento afunda. me de uma dica por favor, porque não gostaria de me arrepender da comprar.obrigado, aguardo a resposta.

  11. Voces possuem uma loja onde eu possa comprar visco elástico para fazer um pillow para o meu colchão?

    • Olá Cecili, agradecemos seu contato. A Lider não trabalha com a venda do visco elástico separado. Entretanto, temos produtos como travesseiros, feitos desse material. Estamos à disposição.

  12. Gostaria de saber onde comprar espuma D18 sob.medida

    aguardo

    att,
    Regiane
    11.3265-6718

    • Olá Regiane, agradecemos seu contato. Na Lider você encontra a espuma D18 sob medida, no entanto, a venda está condicionada à quantidade de espuma comprada. Entre em contato conosco por meio do “Fale Conosco” e peça um orçamento.

  13. Minha esposa sobre com a doença de PARKSON, tem dificuldade de se levantar.
    Adquiri um conjunto de sofá com densidade 28, na loja o mostruário o sofá era confortável alto e firme,
    quando entregaram o sofá, percebi que quando a pessoa senta, afunda de maneira que fica difícil de se levantar,

    pergunto: o sofá que eu adquirir tem as espumas D28? ou entregaram outro produto? pois não e igual ao mostruário.

  14. Comprei um conjunto de sofa de couro da marca lider. Acontece que o sofa que comprei foi com sistema de mola nos estofados. Esse sistema e muito desconfortavel. Gostaria de ver se voces tem como ver a troca de estofamento p esse meu sofa.

  15. Por isso que quando comprei um colchão novo optei por um com densidade progressiva. Assim não tive dor de cabeça escolha de densidade como com os sofás.

  16. eu fabrico mantas para selas e arreios. uso espuma com densidade 33. quero saber se tem algum aparelho para medir essa densidade ou como medir. agradeço desde ja.

  17. Qual espesura é melhor? d20, d24…???

    • Olá Rafael, espessura e densidade são unidades de medida diferentes. Espessura é a altura da espuma (18 cm, 22 cm, etc.). Já a densidade é a quantidade de matéria prima, por metro cúbico, utilizada na confecção do móvel (D20 e D24). Ela determinas quanta carga poderá ser suportada (quanto maior a densidade, maior o suporte de carga). Nesse caso, ambas as densidades citadas por você são boas. A D20 é apropriada para pessoas de até 40kg e a D24, até 50kg.

  18. estou precisando comprar espuma D40 ou D45 com 40 cm de altura. Seria possível obtê-la com vocês?
    muito obrigada, maria do carmo vorcaro

    • Olá Maria do Carmo, agradecemos o contato! Sim, temos esses produtos na Lider. Por gentileza, entre em contato com a nossa loja de matérias-primas por meio do telefone (37) 3244- 0319 (falar com Lindalva) e faça sua solicitação.

  19. Vou casar e estou com muita dúvida na escolha do colchão. Estou entre dois modelos. Peso 28kg e meu noivo 95kg. Moro em Fortaleza-ce.

    O Dunas Luxo da sonobom com as características abaixo:
    . Tecido viscose em malha e Poiéster bordado com lâmina de espuma 100% poliuretano.
    . Molejo Pocket.
    . Feltro agulhado.
    . Lâmina de espuma D45 Maxi
    . 1 Pillow Top.
    . Manta acrílica.
    . Manta viscoelástica.
    Alça e respiro
    Segundo a vendedora este suporta até 150kg.
    site: sonobom.ind.br

    E o outro é o Vip Plus da Probel, com as características abaixo:
    Matelassê: Tecido Malha Linho com Poliuretano HY26
    Tecido / Cor: Malha Linho / Bege
    Faixa Lateral: Suede Marfim
    Molejo: Pocket
    Estofamento: Viscoelástico, Multilatex, D33 e Espuma Compactada D100
    Pillow: Super de 12 cm
    Nível de conforto: Intermediário
    Altura: 34 cm
    Utilização: No turn
    Cama Box: Suede Marfim / Sarja Palha
    Altura da Cama Box: 25cm
    Suporte de Peso: 120 kg
    Este custa 1.000,00 a mais que o outro.
    Site: http://www.probel.com.br
    Falando de qualidade e durabilidade, qual você recomendaria?

    Muito obrigada.
    Carina.

  20. Desculpe peso 58kg!!!

  21. Olá
    Sou estofador, e estou encontrando dificuldade de colar a espuma hiper soft…parce que a mesma possui muito oleo e a cola contato …a usada normalmente não cola ou com muita dificuldade. Podem me ajudar?

  22. como escolher a melhor espuma para sofás com durabilidade e macieis,quais os tipos de espumas existentes no mercado para estofados.boa noite obrigado.

    • Olá Joabe! Uma espuma de boa qualidade se faz com matérias primas sem carga. A escolha depende do Biótipo da pessoa que vai usar. O Estofado é algo mais complicado de escolher uma espuma para o Biótipo pois sentam todos, os que tem mais massa e os de menos massa.
      É recomendável que um estofado para sala de visita tenha espuma mais macia, e para sala de TV uma espuma mais rígida, pois ficamos mais tempo em frente a TV.

  23. OLÁ
    SOU DE BH FABRICO APARELHOS PARA ACADEMIA , GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE ESPUMA PRENSADA , SE VOCÊS VENDEM AQUI EM BH , QUAIS MEDIDAS E TEL PARA CONTATO .
    OBRIGADO AGUARDO!

  24. quero saber mais sobre essa espuma hiper elastica

    • Olá, Oliver!
      Você quis dizer espuma visco elástica?
      A espuma visco elástica, conhecida como espuma da NASA, se ajusta melhor ao calor e ao peso do corpo. O peso é distribuído com uniformidade, o que diminui a pressão do colchão no corpo. O sono fica melhor e a pessoa vira menos de um lado para o outro durante a noite.
      Muito obrigado pelo contato!

Mapa do site
Fale Conosco   |   Trabalhe Conosco   |   E-mail: sac@lider.ind.br ©Lider Lápis Raro