Facebook  Twitter  Youtube Instagram  Pinterest
Blog da Lider
Voltar
MDF e MDP - Lider Interiores

MDF e MDP: Qual é a diferença?

Na hora de comprar determinados móveis todo mundo tem dúvidas sobre que tipo de material escolher: MDF ou MDP? Mas, qual é a diferença entre eles? Algum é melhor que o outro? Para acabar com essa dúvida, conversamos com o gerente Industrial da Lider Interiores, Hales da Fonseca, que explicou para o blog algumas das principais características de cada um desses materiais. Confira!

Acompanhe a Lider Interiores no Facebook e Twitter

MDF

O que é?

“A sigla significa Medium Density Fiberboard, em português, placa de fibra de média densidade. Trata-se de um painel de madeira reconstituída, produzido por meio da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e aditivos. As placas de madeira são coladas umas sobre as outras com resina, e fixadas através de pressão.”

Características

“As chapas de MDF são fabricadas com qualidades distintivas, conforme a utilização final, e suas espessuras variam de 3mm a 60 mm. Seus correlatos de alta e super densidade, o HDF e o SDF, apresentam menor espessura. Assim como o aglomerado, o MDF possui boa estabilidade e grande capacidade de absorção de tintas, mas algumas de suas propriedades, como a resistência, são superiores.”

Aplicação

“Empregado em partes aparentes dos móveis, onde serão aplicados acabamentos finais. O MDF é uma madeira que permite mais criatividade no design dos móveis, por isso, é indicado em peças que terão partes arredondadas e contornos. O material também é recomendado em casos de usinagem em baixo relevo e entalhamento.”

 

MDP

O que é?

“MDP (Medium Density Particleboard) é um painel de aglomerado constituído de partículas de madeira aglutinadas entre si – com resinas ureicas, principalmente – mediante a ação de temperatura e alta pressão.”

Características

“O MDP, assim como o MDF, possui boa estabilidade e grande capacidade de absorção de tinta, o que assegura excelente acabamento em caso de pinturas e revestimentos. O material é produzido em três camadas: uma grossa no miolo e duas finas nas superfícies, todas com grande uniformidade das partículas. Suas características mecânicas superiores às de materiais similares, conferem mais resistência no arrancamento de parafusos, por exemplo, e redução de empenamentos.”

Aplicação

“Empregado na construção de paineis tamburatos (painel estrutural composto que tem miolo de papel reciclado em formato de colmeia de abelha), já que apresenta ótima absorção de cola, e em partes internas não aparentes.”

Diferença entre MDF e MDP - Lider Interiores

Principais diferenças entre os dois

Além da formulação (um é feito de partículas de madeira aglutinadas em duas camadas finas e uma grossa e o outro de fibras de madeira que, em placas, são coladas umas sobre as outras), uma das principais diferenças entre o MDF e o MDP é a limitação de uso. Enquanto o MDF apresenta maleabilidade, permitindo a formação de curvas, por exemplo, o MDP tem limitações que favorecem o uso desse material em artigos de linha reta, como portas, prateleiras, gavetas e demais peças retas.

Outra diferença entre os dois materiais é que o MDP apresenta alta absorção de tintas no acabamento final e o MDF não. Assim, para essa finalidade, as placas de MDF tornam-se mais vantajosas, já que permitem, por exemplo, que a finalização em laca seja mais homogênea, sem irregularidades na superfície.

Essa característica também influencia na relação ao custo-benefício. Para uso em parte externa, madeira com menos poros, têm menos absorção e, consequentemente, menos custos com tintas. Para uso interno, em contra partida, o MDP é o mais rentável. Permite ótima colagem e o custo do material é bem menor.

No final das contas, não tem melhor nem pior. Cada um tem seu papel e os dois são excelentes quando usados na aplicação correta.

Gostou? Compartilhe!

65 Comentários | Categorias: Notícias
Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Comentários
  1. informações muito boas,tirei minhas dúvidas.

  2. Obrigado! Dúvidas esclarecidas!

  3. Olá, gostaria de saber, se o mdf ou o mdp podem ser danificados por cupim ou não? Eu tenho uma cozinha em mdp e um quarto em mdf e moro numa casa de madeira que descobri que tem cupim. O que posso fazer? Vocês podem me responder, por favor, aguardo o retorno.

    • Olá Patrícia! Dificilmente o mdf ou mdp serão danificados pelos cupins, porém se a infestação estiver fora de controle, é possível que possam atacar. Como você já identificou, acredito que
      já esteja bem infestada, o melhor é chamar um profissional que localize os focos e aplique um inseticida correto.

  4. Tem lojas vendendo, o aglomerado ao invés de MDP.Qual a diferença entro os 2 tipos de madeiras??

  5. Ótima informação, mas acho que deve ter uma padronização, seria melhor Fibra Aglutinada de Média Densidade ou apenas Fibra Aglutinada e Fibra Aglomerada de Média Densidade ou Fibra Aglomerada… mas isso é apenas uma opinião…

  6. aplicando uma seladora no mdp eu soluciono oproblem da absorçao de tinta? e vantagem?

    • Olá Charles! Agradecemos sua participação. Sim. Com a aplicação de uma seladora, a superfície fica com melhor toque, mais lisa, diminuindo a porosidade do material. Estamos à disposição.

  7. Gostei muito das informações contidas neste artigo, apresentadas de maneira clara e simples me ajudaram a compreender os usos do mdf e do mdp. obrigada

  8. Bom dia! Muito boa as explicações! Porém tenho uma dúvida. Em caso de ter que desmontar um móvel, por exemplo, no caso de mudança residencial, qual destes materiais seria mais resistente para este fim, mdf ou mdp? Desde já agradeço a atenção.

    • Olá Eduardo! Usando os dispositivos de montagem que a Lider adota para os móveis, os dois terão as mesmas condições de montagem e desmontagem, pois os parafusos não vão diretamente no MDP ou MDF e sim nas buchas que ficam presas. Caso o produto seja montado com parafusos diretamente no MDF ou MDP, o MDF permite mais montagens e desmontagens que o MDP. Dos produtos da Lider que oferecem montagem e desmontagens, podemos citar os armários modulados. Todos eles têm os dispositivos citados acima. Dobradiças e corrediças são desacopladas sem precisar desmontar.

  9. qual chapa e a melhor indicada para fabricaçao de moveis o mdp ou mdf?

    • Olá Adriana! A indicação de MDF ou MDP depende de onde e como o material vai ser usado no móvel. Portanto, não podemos classificar qual deles é melhor. Por exemplo: Para um móvel em laca ou usinado usamos o MDF, que proporciona melhor acabamento; já um móvel que necessita de chapas menos espessas devem ser feitos com MDF. Os móveis acabados em lâmina natural (carvalho, imbuia etc.), são adquiridos já prontos e, normalmente, as empresas que processam este tipo de trabalho o executam no MDP e a informação técnica é que ele é mais adequado para esse fim. Estamos à disposição!

  10. TODA ESTA EXPLICAÇÃO NÃO DEIXOU CLARO QUANTO A RESISTÊNCIA NA FABRICAÇÃO DE MÓVEIS. QUAL É MELHOR?

    • Olá Hagamenon! A indicação de MDF ou MDP depende de onde e como o material vai ser usado no móvel. Por isso, não podemos classificar qual deles é melhor. Cada caso é um caso. Por exemplo: Para um móvel em laca ou usinado usamos o MDF, que proporciona melhor acabamento; já um móvel que necessita de chapas menos espessas devem ser feitos com MDF. Estamos à disposição!

  11. gostei do artigo pois estou pensando em comprar uma cama para o quarto de minha filha e um dos fabricantes que vi trabalha com algumas peças da cama com MDP e outras curvas de MDF então não conhecia o MDP mas já sanei minhas duvidas e prefiro pagar um pouco mais caro e ter o conjunto da cama todo em MDF obrigado pelo esclarecimento
    Sérgio

  12. Eu comprei um Home com Painél e ele é feito de materias MDP, conforme a loja me informou.Gostaria de saber se o painél suporte uma TV 42 Pol. ou seja a madeira MDP?

    • Olá Marcos Aurélio. Se o painel que você comprou for da Lider Interiores, a resposta é sim. Os paineis de MDP da Lider garantem a fixação de uma TV 42″. Caso o móvel não seja da Lider, sugerimos que você converse diretamente com o fabricante responsável. Agradecemos sua participação.

  13. EU GOSTARIA DE SABER SE PARA UMA COZINHA QUE VAI TER MAIS UTILIZAÇÃO DE AGUA É MAIS RECOMENDADO O MDF OU O MDP?

  14. finalmente consegui entender,amei a explicação,parabens

  15. Com relação à resistência de prateleiras:

    Tendo duas prateleiras de mesma espessura e diâmetro, Uma em MDF e outra em MDP.
    Qual seria a mais resistente? A prateleira de MDF ou a de MDP?

    • Olá Diego! Essa conta vai depender do que será colocado (peso) sobre a prateleira e como ela será apoiada. Se o apoio for realizado pelas extremidades, a prateleira de MDP poderá ser mais resistente. Mas, de qualquer forma, as duas são bem resistentes.

  16. Olá, gostaria de saber qual a melhor indicação para dormitório, mdf ou mdp?

  17. faltou dois comentários básicos que atormentam todo comprador.se pega cupim e qual o tempo médio de vida útil.

    • Olá Eduardo. Esses materiais não pegam cupim e o tempo de vida útil vai depender do uso que a pessoa faz do móvel. Além disso, não é indicado que o produto seja exposto a umidade, pois isso reduz a durabilidade.

  18. ola pra falar vdd e mto dificil comprar ainda mas qdo a gente naum naum entendimento sobre o k queremos mas aki com essa explicação posso garantir k aprovei o material

  19. Comprei um guarda-roupas e uma cama na Loja FAVORITA. No Contrato assinado entre nós está assinalado que o material a ser utilizado é MDF. Antes de fecharmos a compra, o vendedor da FAVORITA nos disse (a mim e minha esposa)que o material utilizado seria o MDF.A fábrica é localizada no Rio Grande do Sul, a FAVORITA manda o Projeto e depois vem o material para ser instalado. Quando o material chegou, verificamos que uma parte era em MDP, que me parece ser mais barato que o MDF. Comprei MDF e nos venderam parte em MDP. O que fazer agora ? Devolvo tudo e exijo MDF ou cancelo a compra ? Grato.

  20. Comprei cama e guarda-roupas em MDF e me entregaram MDP. Segundo pesquisa realizada por mim na Internet, o MDP é mais barato que o MDF. Não caberia ressarcimento de parte do valor ou até mesmo cancelamento da compra ? A empresa de quem comprei é a FAVORITA MÓVEIS PLANEJADOS e a entrega ultrapassou em 15 dias o prazo planejado de 40 dias úteis para a entrega do pedido. Grato.

  21. Prezado, a porosidade do MDP significa menor resistência mecânica da peça? Se sim, quanto em relação ao MDF? Caso deixe-a sem seladora, a umidade adentrará a peça ocasionando o efeito sanfona e deformação? Grato pela atenção.

    • Olá Wagner, todo produto tem resistência mecânica. O MDP, por ter partículas maiores, tenciona menos, ou seja, tem menor empenamento em caso de ser forçado quando utilizado para tampos ou painéis sanduíches. Porém, por ter partículas maiores, tem mais porosidade e isto permite maior absorção de líquido. Este líquido pode ser tinta, água, cola e outros. Quando esse líquido é tinta, gasta-se mais quantidade para deixar a superfície homogênea. Já se tratando de cola, o MDP absorve melhor e a colagem fica mais resistente, evitando o desplacamento. É geralmente utilizado em partes internas não aparentes. Submetido a umidade excessiva ou mergulhado em água, o MDP absorve rapidamente a água que deteriora e chega a dobrar sua espessura.

      Quanto à resistência mecânica do MDF, sob tensão, ele apresenta maior possibilidades de empeno. O MDF tem porosidade menor, e para aplicação de pinturas é ideal, pois absorver pouca tinta. Para colagens existem colas específicas, que possibilitam excelente resultados. Tanto MDF quanto MDP quando apoiados diretamente no piso sem seladora apresentam enormes riscos de deterioração rápida, já que absorvem a umidade.

  22. Olá, Poderia me ajudar com sua opinião no moveis de cozinha qual o melhor?
    tudo em MDF ou tudo em MDP? ou MDF nas partes externa e MDP nas partes
    internas como prateleiras e fundo de gavetas?

    Grata,

  23. Para fabricar camas o MDF é mais resistente ao peso que o MDP? Uma cama de casal MDP pode resistir até quantos quilos?

    • Olá Idete, da forma como são usados pela Lider, com parafusos duplos e passantes, ambos oferecem a mesma resistência em camas. Saltos sobre a cama elevam a pressão e aumentam o impacto, causando estragos e quebras.

  24. Para fabricar uma cama de casal o MDF suporta mais o peso do que uma cama de MDP?

    • Olá Idete, a Lider tem o cuidado de produzir camas resistentes com ambos os tipos de madeira: MDF e MDP. O que torna a cama mais resistente a balanço é o sistema duplo de fixação com dois parafusos em cada topo de barra. A Lider usa como barras madeiras maciças. Este material torna as camas muito resistentes.

  25. gosto muito de mdf afinal de conta trabalho com esse tipo de materil!!!!!!!!!!!

  26. Parabéns pelas explicações. Muito bem elaborado esse artigo.

  27. Boa matéria e comentários.
    Queria salientar a questão crítica destes materiais que é a absorção de agua e respectivos danos causados. O MDF e MDP não são resistentes a umidade e contato direto com água. Uma vez que são utilizados em móveis de cozinha e banho, devem ser muito bem tratados, com seladora e outros cuidados.
    Trabalhamos com cenografia e estes materiais são aplicados em larga escala para estes fins, e como são ações promocionais de pouca duração, não corremos o risco, a não ser, quando peças para uso externo. att. Rodrigo Havier.

  28. Bom Dia! A diferença entre MDF e MDP é que o MDF foi desenvolvido para substituir a madeira bruta, natural. O MDP (Aglomerado) é o produto certo para móveis em geral. Para portas, quando houver usinagem podemos utilizar o MDF. Na Europa 80% do MDF é utilizado na construção civil. Portas lisas, rodapés, alisares, aduelas. Mas para móveis, basicamente é utilizado o MDP( Forma nova de se chamar o aglomerado, no Brasil patentiado pela Eucatex). Boa jogada de marketing.
    Duvidas consulte: http://www.abipa.org.br
    http://www.abipa.org.br/produtosMDP.php
    http://www.abipa.org.br/produtosMDF.php

    Grande Abraço.

  29. Olá. Gostaria de saber como diferenciar o mdf do mdp, quando eu for realizar uma compra?

    • Olá Ana, olhando a superfície externa acabada ou laminada é impossível identificar. Somente conseguimos distinguir a diferença quando vemos a peça cortada. A característica principal é que o MDF é formado por partículas de fibra da madeira e o MDP, por partículas grandes, o que é chamado de serragem.

  30. Ambas não resistem à água!!
    Comprei uma mesa de ping-pong de MDP que após 2 meses já apresentou empeno, selou, e a superfície não resistiu a um PANO ÚMIDO para remover poeira, ficou toda empolada!!

  31. Descobri que acidentalmente que qualquer tipo de madeira ou similar, pode ser utilizada sem nenhum perigo de ataque de cupins e outros insetos, é inacredítavel, nada de usar produtos específicos, caros e muitas vezes ineficientes, basta aplicar um pouco de óleo diesel para repelir cupins e outros insetos para sempre.

  32. Estou comprando uma tricama que tem as seguintes indicações do fabricante: Confeccionada em MDF e MDP, com acabamento 100% em BP, materiais resistentes e de boa durabilidade.

    A minha duvida é, a durabilidade de um móvel com essas características é confiável, ou melhor no caso de uma cama, é um material resistente ao peso de um adulto??

    • Olá Vivian! A empresa que se disponibilizou a fazer esse produto provavelmente o projetou para oferecer segurança aos usuários. Como se trata de uma tricama de outro fornecedor (a Lider não fabrica essa configuração de móvel), não temos como avaliar a resistência e a confiabilidade do produto.

  33. Informacoes esclarecedoras. Mto bom, Lider!

  34. Obrigado pelo post!! Essa informação não é facil de achar!!

  35. Sou vendedor de moveis planejados, trabalhamos com as duas linha
    100% mdf ou 50% mdf e 50% mdp, claro que tem diferença de preços.
    mas o problema que as vezes me atrapalho na hora de diferençiar os 2
    produtos. gostaria de um conselho.

    obrigado agardo resposta.

  36. Sou vendedor de moveis planejados, trabalhamos com as duas linha
    100% mdf ou 50% mdf e 50% mdp, claro que tem diferença de preços.
    mas o problema que as vezes me atrapalho na hora de diferençiar os 2
    produtos. gostaria de um conselho.

    aguardo resposta

    • Olá Tiago, olhando a superfície externa acabada ou laminada é impossível identificar a diferença entre as madeiras. Somente conseguimos distinguir os tipos quando vemos a peça cortada. A característica principal é que o MDF é formado por partículas de fibra da madeira e o MDP, por partículas grandes, o que é chamado de serragem.

  37. comprei os moveis da minha cozinha e sao em MDP gostaria de saber no caso de umidade no local onde ficaram os armarios essa placa e boa ou melhor utilizar MDF

    • Olá Maria! No caso de móveis para cozinha, nenhum dos dois materiais tem uma ótima performance se não forem bem cuidados. Como já adquiriu em MDP, o ideal é serem cautelosos em relação ao excesso de umidade. Em ambos os casos, a umidade tem ampla penetração. Contudo, no MDF isso é mais evidente em curto prazo. O MDP, por sua vez, leva mais tempo para se desfazer, já que é mais poroso e, ao receber a umidade, demora mais para evidenciar. Após algum tempo de infiltração ele se esfarela. Para móveis de cozinha, o ideal é que as sejam todas de MDF especial para o ambientes com muita umidade. Além disso, as bordas devem ser mais espessas – ou seja, de 1 mm ou superior.

  38. Bom dia, gostaria de saber se trabalhando com um movel normal sem laca nem usinagem, apenas linhas retas qual chapa seria melhor MDP ou MDF??? Não pergunto qual é melhor custo beneficio mas sim qual seria um movel com maior durabilidade e mais resistente. Abraços

    • Olá Héric, se for pesquisar em qualquer lugar do mundo verá que este assunto é sempre crítico e nunca há certeza em comum. Pela bagagem que a Lider vem adquirindo ao longo dos anos, podemos dizer que a melhor opção para a escolha da matéria prima dependerá das características do mobiliário. Hoje, trabalhamos com os dois tipos. Tanto o MDF como o MDP são feitos de madeira triturada e aglutinadas com uma mistura de formol e outros ingredientes que, após feito esse “tapete”, são prensadas em alta temperatura resultando na chapa pronta. Veja algumas características:

      MDF:
      • Possibilidade de chapas finas para fundos;
      • Superfície da peça lisa é melhor para fazer lacas;
      • É mais pesado;
      • Seu corpo fechado dificulta o respiro quando pega umidade;
      • Possibilita usinagens de baixo relevo nas pelas como Painel Chanel.
      • Possibilita torneamento, como nos móveis Mesa Agmen, Mesa Pino, Mesa Marie e outras da Lider.

      MDP:
      • Mais leve e resistente;
      • Ideal para peças planas e lisas;
      • Maior resistência ao empenamento (laterais e prateleiras);
      • Maior resistência à umidade;
      • Apenas chapas acima de 12mm;
      • Peça estrutural.

      Para o Mercado:
      MDF é mais fácil de industrializar. Qualquer marcenaria pequena consegue cortar e trabalhar as peças. Já o MDP tem que ter seu corte bem preciso e algumas marcenarias não conseguem trabalhar com ele.

  39. to em duvida de comprar este movél…. http://www.submarino.com.br/produto/7522526/mesa-para-computador-be3806-com-estante-branca-brv. A durabilidade dele é boa? vale a pena ? obrigada ;)

Mapa do site
Fale Conosco   |   Trabalhe Conosco   |   E-mail: sac@lider.ind.br ©Lider Lápis Raro