5 combinações de design retrô e moderno para se inspirar

08 JUN 2017
• Dica de decoração

Misturar passado e presente sempre “deu jogo” na decoração e continua como forte tendência. O design retrô, que bebe em fontes de antigamente, sobretudo em ícones das décadas de 1920 a 1960, se tornou um queridinho do décor. Já o estilo moderno se refere a um movimento na arte e na arquitetura desenvolvido na primeira metade do século 20. Marcado pela simplicidade, linhas puras e harmonizadas, ele busca máxima funcionalidade.

Veja cinco formas de fazer esse mix & match do design retrô e moderno, de um jeito bem contemporâneo, sem cheiro de naftalina. Confira!

Palhinha, madeira e linhas retas

Design retrô e moderno

Cadeiras de palhinha sempre nos trazem uma boa lembrança, como os tempos na casa da avó. Mas longe de ultrapassadas, as cadeiras Aurora têm tudo a ver com um espaço contemporâneo. O desenho e materiais desse modelo são uma homenagem à Joaquim Tenreiro, designer de móveis que, na década de 1940, resgatou materiais esquecidos, criando o que hoje chamamos de móvel brasileiro moderno.

Já a mesa de jantar Vetta é marcada por linhas retas e chanfros, carregando certo ar futurista.

Romantismo com pegada atual

Design retrô e moderno

Um perfume romântico costuma nos remeter ao passado, como no Quarto da Moça, de Márcia Menezes para a Decora Lider BH 2016. A designer lançou mão de móveis como a poltrona 110 – Era, que traz uma característica típica do mobiliário da década de 1950, o pé palito; e a cômoda Bombê, de estilo rococó, que também remonta a outros tempos. Misturadas às linhas retas do criado espelhado, da estante iluminada e do móvel planejado, essas peças conferem ao espaço ares contemporâneos – afinal, é o quarto de uma jovem.

Ficou um verdadeiro charme a combinação do design retrô e moderno, não é?

Desenhos de outrora

Design retrô e moderno

No Espaço Identidade da Lider Interiores de Brasília, os Espelhos Lip, redondos, exploram a tipologia do mobiliário das décadas de 1950-60, proposta delicada e minimalista do Estúdio Nada Se Leva para se adaptar a ambientes modernos ou contemporâneos. Os designers também assinam o tapete Parquet, inspirado nos desenhos clássicos dessa padronagem de piso que fez história.

Releituras que encantam

Design retrô e moderno

A mesa de jantar Saarinen carrega vestígios da época em que Eero Saarinen estudou escultura em Paris, lá pelos idos de 1929-30. Seu desenho limpo combina com praticamente qualquer estilo de décor. Não à toa, permanece em sucesso absoluto.

No Loft da Decora Lider BH 2015, Estela Netto conjugou as formas expressivas e esculturais dessa peça com as cadeiras Delgada, da Lattoog Design. Inspiradas no design escandinavo, elas fazem uma releitura do que tradicionalmente seria produzido em madeira para o metal. O resultado é leve e atemporal.

Ícone que não sai de moda

Design retrô e moderno

Dois ângulos do Quarto de Casal com Office, projeto de Júnia Braz pensado para um jovem casal, na Decora Lider BH 2016, traz várias inspirações de combinações de design retrô e moderno. De um lado, o charme retrô das arcas sob a mesa, tendo ao fundo paredes com painéis de madeira, forração que fez sucesso no passado e voltou com tudo…

Design retrô e moderno

Na outra vista, temos a poltrona e puff 030, inspirados na icônica cadeira Barcelona, criada em 1929 por Mies Van der Rohe. Esse arquiteto foi diretor da Bauhaus, escola de design, artes plásticas e arquitetura, fundada no início do século 20 e considerada uma das maiores expressões do chamado modernismo. O design majestoso da Barcelona, marcado pelo assento botonado e estrutura em aço inox polido, ainda hoje inspira ambientações elegantes.

Curtiu nossas dicas de combinações de design retrô e moderno? Dê a sua opinião e continue de olho nas próximas novidades do blog!

Confira as novidades do nosso Editorial