5 cuidados antes de comprar o seu móvel de madeira

16 MAR 2018
• Dica de decoração

Há séculos, a madeira reina como matéria-prima para móveis. Aconchegante e versátil, neutra ou marcante, ela vai bem nos mais variados estilos de décor e ambientes. Mas já pensou nos cuidados que você deve tomar antes de comprar o seu móvel de madeira? Além de deixar a experiência de compra agradável, sem sustos, nossas dicas vão te ajudar na escolha adequada, garantindo também maior vida útil da peça.

1- Confira as medidas e quanto peso o móvel suporta

A primeira coisa a fazer é tirar as medidas do ambiente, como na compra de qualquer móvel. Anote a altura do pé direito e batentes das portas e também a largura das áreas de circulação, sobretudo no caso de estantes e móveis grandes que não possam ser desmontados. Ah! Não só as dimensões do produto são essenciais, mas o peso que ele suporta. O excesso pode vergar a madeira. Se a ideia é guardar louças mais pesadas ou livros, o móvel deve ser mais robusto.

comprar o seu móvel de madeira

Além de checar a carga suportada pelo móvel de madeira, é fundamental distribuir o peso dos objetos, não comprometendo sua estrutura.

2- Leve em conta o sol e a umidade do ambiente

Muita umidade, luz solar e calor podem danificar o móvel de madeira, alterando sua tonalidade ou descascando a pintura, no caso dos laqueados. Cortinas e persianas ajudam a proteger do sol, mas fuja da ideia de colocar uma peça de madeira numa parede com umidade (se for inevitável, deixe um espaço entre elas para não dar mofo). Já para zonas molhadas – como cozinha, banho e área externa – há madeiras com tratamento apropriado. Enfim, cada produto requer uma especificação. Consulte o vendedor.

A proteção do móvel de madeira é mais um ponto forte da Lider: na Linha Átrio, 100% do painel recebe fita de borda, aumentando a resistência contra umidade. Praticidade e vida longa do produto, mesmo em regiões litorâneas e serranas.

3- Conheça a expertise do fabricante

Há madeiras ideais para qualquer situação. Mas qual é a melhor? Aquela fabricada por quem entende do assunto! Por isso, aposte em uma marca que empregue tecnologia no seu processo produtivo, como sistemas de corte automatizado, que garantem precisão na medida das peças e melhor custo-benefício.

comprar o seu móvel de madeira

A marcenaria da Lider é trabalhada com o primor de sete décadas, mas traduzida para a contemporaneidade, com excelência na usinagem e no design. Os móveis privilegiam formas orgânicas, sem quinas vivas – próprios para a circulação em espaços menores ou habitados por idosos e crianças.

4- Avalie o acabamento da peça

Encontrou alguma rachadura, parte empenada, aspereza ou rastro de cupins? Alerta vermelho! Um acabamento perfeito preza pelo polimento e toque delicado, vivacidade da cor e um revestimento tratado que a deixa mais resistente a arranhões, calor e manchas, além de facilitar a limpeza.

comprar o seu móvel de madeira

Para a Lider, todos esses detalhes fazem a diferença, resultando em móveis de madeira de qualidade, design apurado, funcionalidade e conforto.

5- Pesquise a origem da madeira

A madeira possui o DOF – Documento de Origem Florestal, que atesta sua legalidade? E certificação? Vale lembrar que nem toda madeira legal é certificada, ou seja, a garantia de que o processo de extração seguiu as normas internacionais de manejo florestal responsável.

comprar o seu móvel de madeira

As lâminas naturais de Carvalho e Nogueira da Lider são importadas de uma empresa com selo verde. Aval também na beleza e durabilidade para que a lâmina não dê bolhas ou se descole.

comprar o seu móvel de madeira

O preenchimento dos amadeirados e laminados decorativos (sintéticos que imitam padrões naturais) é feito com chapas de MDF e MDP que possuem a certificação FSC® (Forest Stewardship Council®). Já as peças rústicas maciças são feitas a partir de árvores centenárias adequadas para a extração.

Agora você está preparado para escolher e comprar o seu móvel de madeira! Consulte as inúmeras possibilidades que a Lider oferece com essa matéria-prima.

Confira as novidades do nosso Editorial