5 dicas para escolher a mesa de jantar ideal

29 MAR 2022
• Dica de decoração

Local de conversa, trabalho, refeições, reuniões. A sala de jantar se tornou multifacetada! Quem nunca se viu trabalhando ou realizando uma reunião on-line no espaço, por exemplo, que atire a primeira pedra. Por causa disso, começamos a olhar para a sala de jantar com outros olhos. Afinal, queremos um local acolhedor, confortável, prático e que não abra mão de uma estética agradável aos olhos. Então, para começar a empreitada “nova sala de jantar”, separamos 5 dicas para escolher a mesa de jantar ideal.

 

1. Defina o local onde a mesa será inserida

Em um canto da sala, na varanda integrada com a sala ou próximo à cozinha, pense na praticidade durante o dia a dia. O ideal é manter uma espaço de circulação de pelo menos 70 cm ao seu redor, caso ela não seja encostada na parede.

mesa de jantar ideal

A varanda foi o local escolhido para a sala de jantar projetada pela KW8 Arquitetura. Repare como a entrada da cozinha está estrategicamente posicionada ao fundo. Mesa Nick retangular otimiza o espaço.

 

2. Pense no formato ideal

Retangular, quadrada, oval, redonda… O formato da mesa deve ser escolhido logo após a definição do local onde ela será posicionada. A seguir, confira alguns formatos e seu melhor modo de uso.

  • Retangular: ideal para acomodar mais de quatro pessoas, deve ser usada preferencialmente em salas no mesmo formato.
  • Quadrada: pensada para espaços amplos, acomoda até oito pessoas de maneira confortável.
  • Oval: com cantos arredondados, é ótima para quem tem crianças em casa e possui uma sala de jantar compacta, pois seu formato facilita a circulação.
  • Circular: também é ótima para casas com crianças e espaços compactos. Só fique de olho em seu diâmetro, para que seus usuários não fiquem muito longe um do outro.
mesa de jantar redonda

A mesa Sava redonda foi posicionada na varanda neste projeto de Raphael Assaf.

 

3. Defina o tamanho da mesa

Ela será usada somente para refeições? Poderá ser usada também como local de trabalho? Antes de definir suas dimensões, liste suas principais funções na rotina da casa. Quantas pessoas ela deve acomodar? Com as respostas, é hora de fazer as contas.

  • Para cada pessoa sentada, pense em um espaço ocupado em torno de 65 a 70 cm.
  • Espaço para circulação é essencial. O ideal é ter no mínimo 70 cm entre a mesa e a parede ou outro móvel, como um aparador.
  • Para ter noção do tamanho que a mesa ocupará na sala, cubra o chão com pedaços de jornais na medida escolhida.
mesa de jantar ideal

Para mesas com mais de seis pessoas, o ideal é o formato retangular. No projeto de Renata Trevisan, a mesa de jantar Renda da Lattoog foi a escolhida.

 

4. Defina o estilo da mesa

Ela deve conversar com a decoração de toda a casa, principalmente da área social. Se você é mais clássica, pense em modelos no estilo. Caso seja minimalista, retas ou linhas curvas são bem vindas, desde que com poucos elementos visuais. Já uma decoração mais tradicional pode optar por uma mesa retangular com linhas retas, por exemplo.

mesa de jantar ideal

Modernidade na mesa Miss do Estúdio Lider, que ganhou tampo de vidro nesse projeto de Renata Machado e André Magalhães.

 

5. Conforto é fundamental

A mesa é um local de celebração e conversa, portanto deve inspirar conforto. Para isso, escolha cadeiras ergonômicas, daquelas que parecem abraçar, para garantir que ninguém se levante mais cedo da mesa por estar desconfortável.

mesa de jantar ideal

Cadeiras Ditta do Nada Se Leva foram as escolhidas para acompanhar a mesa Renda Lattoog nesse projeto de Renata Matos Arquitetura.

 

Pronto para escolher a sua mesa de jantar? Então visite uma de nossas lojas e confira todos os nossos modelos!

linha VBox

 

Confira as novidades do nosso Editorial