5 inspirações de décor direto da CASACOR Minas 2017

25 SET 2017
• Dica de decoração

Entre os dias 17 de agosto e 24 de setembro, um casarão no bairro Floresta, em Belo Horizonte, recebeu a 23a edição da CASACOR Minas Gerais. A construção é parte do imóvel da extinta Rede Ferroviária Federal e todas as intervenções realizadas pela mostra foram acompanhadas pelo IPHAN/MG.

Com o tema “Foco no Essencial”, o evento extrapolou a arquitetura e o design de interiores, investindo também em intervenções urbanas. A rua Sapucaí, onde a mostra foi realizada, foi fechada para carros aos domingos e recebeu programação com bate-papos e discussões no espaço Guaja Sapucaí. Também foram realizadas festas e outras comemorações.

Como no quesito decoração e arquitetura, inspiração é o que não falta, visitamos alguns ambientes e escolhemos algumas tendências e estratégias para você adotar no seu décor já. Veja a seguir!

1 – Invista no artesanal

Inspirações do décor direto da CASACOR Minas 2017Crédito da foto: Gla?ucio Lu?cio

Por acontecer em um casarão histórico, a CASACOR Minas exigiu muita criatividade de seus profissionais. No restaurante e lounge, Bernardo Farkasvolgyi optou por cobrir o teto com fios de tear, em um movimento que lembra as ondas do mar. Mais de 800 fios fizeram parte da intervenção, o equivalente a um percurso de 10,3 quilômetros em linha reta. Que tal usar essa ideia em uma parede ou teto de casa?

2 – Aproveite espaços compactos

Inspirações do décor direto da CASACOR Minas 2017Crédito da foto: Jomar Bragança

A Cozinheta, de Isabela Bethônico, aproveitou de todas as formas o espaço disponível. Prova disso foi a estante que ocupou uma das paredes do ambiente, que recebeu geleias caseiras feitas na Serra do Cipó. Além de servir como apoio para os ingredientes usados na cozinha, o móvel foi responsável por conferir um charme especial ao décor. Vale apostar no conceito se a sua cozinha também é compacta.

3 – Garanta o conforto com espaços integrados e multifuncionais

Inspirações de décor direto da CASACOR Minas 2017Crédito da foto: Jomar Bragança

O Loft Itinerante, de Caio Prates, reuniu quarto, sala, home, cozinha e banheiro. Por estar instalado dentro de um ônibus, foi possível aproveitar a linearidade do espaço para integrar todos os ambientes. O resultado foi uma moradia superfuncional e muito aconchegante. Que tal aplicar essa sugestão em sua sala, por exemplo? Ela pode receber home, estar e jantar simultaneamente!

4 – Misture estilos sem perder a elegância

Inspirações de décor direto da CASACOR Minas 2017Crédito da foto: Jomar Bragança

No Plataforma 8 Café, idealizado pelo escritório CLS Arquitetura, o teor histórico do casarão foi aproveitado na cartela de cores, em que imperam cores clássicas como marrom e o bege. O sofá capitonê, também clássico, ganha ares de modernidade com as cadeiras Lilly e as mesas Savoy. Na parede, a instalação feita com fios de ferro remete aos trilhos da rede ferroviária, prova de que os detalhes fazem toda a diferença. Escolha uma característica típica do seu bairro, cidade ou região e aplique-a no seu décor. O resultado com certeza chamará atenção.

5 – Use estantes vazadas para delimitar e integrar

Inspirações de décor direto da CASACOR Minas 2017Crédito da foto: Jomar Bragança

Um home que serve tanto como espaço de trabalho quanto para ver TV. Esse foi o espaço criado por Cláudia Martins, que usou uma estratégia interessante para separar os espaços de cada atividade, sem deixar de integrá-los. O móvel escolhido –  uma estante vazada –  quebra a linearidade do ambiente e sem interferir em sua perspectiva.

Você também esteve na CASACOR Minas 2017 e viu as tendências do décor? Conte para a gente nos comentários!

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso Editorial