combinar o sofá com a poltrona

Dica de decoração

5 maneiras de combinar o sofá com a poltrona da sala

09 JAN 2018

A primeira impressão é a que fica. Quando se fala em decoração, o ditado popular é mais que oportuno. Ao se visitar uma casa, a sala de estar é nosso primeiro contato com o ambiente que estamos adentrando. Não à toa, sofá e poltrona são os primeiros móveis a serem buscados quando se está decorando ou reformando a casa. Se este é o seu caso, saiba que combinar o sofá com a poltrona da sala é tarefa mais fácil do que parece.

Antes de começar a empreitada, no entanto, é interessante refletir sobre alguns pontos importantes:

  • Quais cores que serão usadas no espaço?
  • Quais os tecidos e/ou materiais que revestem poltrona e sofá?
  • Qual o estilo predominante na decoração?
  • Qual será o layout formado pelos móveis?

Mesmo que não seja especialista na área, busque responder a estas questões. Elas servirão como guia na hora de criar o seu décor, deixando o processo de montagem e combinação bem mais objetivo. A seguir, selecionamos algumas combinações para te inspirar e servir como base para a sua casa.

1 – Use as poltronas como ponto de cor do ambiente

 

combinar o sofá com a poltrona

É possível, por exemplo, usar poltronas coloridas sem abrir mão de um ambiente com uma cartela de tons suaves. Nessa sala, o sofá Cool off White é realçado pelas poltronas Museet em tecido jeans. O estilo contemporâneo do ambiente ganha ainda mais força com o uso de um material “jovem” e descolado como o jeans.

2 – Escolha poltrona e sofá com uma característica em comum

combinar o sofá com a poltrona

Experimente escolher sofá, poltrona e banco que tenham pelo menos uma característica em comum. Este foi o ponto de partida dessa sala criada por Renata Ciccarini e Vilmara Januzzi para a Casa Cor Brasília 2017. Sofá Mark, cadeira Ditta e banco Museet têm a madeira como ponto de intersecção. Essa característica em comum não precisa ser necessariamente uma matéria-prima. Pode ser uma cor ou mesmo um estilo.

3 – Opte por sofá e poltrona na mesma cor e tecido

combinar o sofá com a poltrona

Foi-se o tempo em que combinar cor e tecido era sinônimo de falta de criatividade e monotonia. A combinação é um ótimo recurso para ambientes mais sofisticados. Para quebrar o clima “tradicional”, experimente inserir outras texturas ou cores no ambiente onde o sofá e a poltrona estão inseridos. Nessa sala, o sofá Mark e a poltrona Ninho, da mesma cor e tecido, são realçadas pelo puff em capitonê Botton revestido em couro. O tapete em tecido peludo também quebra a linearidade criada pelo sofá e poltrona.

4 – Use a poltrona como ponto de apoio

combinar o sofá com a poltrona

Em salas compactas ou muito estreitas, é natural que o sofá tenha prioridade no ambiente. No entanto, pouco espaço não significa abrir mão da poltrona que você tanto gosta. Lucas Silva optou por posicioná-la do lado da porta nessa sala, de forma a garantir conforto por meio do círculo visual criado. O layout, muito prático, é ótimo para o dia a dia e para receber as visitas.

combinar o sofá com a poltrona

Dois ambientes em um. O layout proposto por Isabela Bethônico cria dois ambientes de conversação. Um ao fundo, com o sofá de canto Mix e outro à frente, com as poltronas Museet em tom pastel. Ambos formam um ponto de apoio ao outro, e nada impede em que nos dias de casa cheia eles se tornem um só ambiente.

5 – Aposte no mesmo estilo de sofá e poltrona

combinar o sofá com a poltrona

O clima casual dessa varanda projetada pela Lage Caporali é garantido graças ao estilo descontraído do sofá e das poltronas Mimo. Mesmo design e mesma matéria-prima criam uma sinergia no ambiente, que convida a desfrutá-lo. Tapete e mesa de centro do mesmo tom formam um décor tranquilo, que passa longe dos erros.

combinar o sofá com a poltrona

Já nessa sala, o design retrô do sofá e das poltronas Concha são a base do ambiente. Para sair da mesmice, Gabriela Rossi optou por tecidos diferentes para revestir os móveis. No sofá, o couro marrom foi o escolhido, enquanto nas poltronas o linho em um bege bem claro forma um contraste que só agrega ao décor.

Pronto para combinar o sofá com a poltrona? Visite uma de nossas lojas para se inspirar!