5 passos para ter uma cozinha retrô

13 NOV 2017
• Dicas

O estilo retrô tem conquistado cada vez mais adeptos pelo mundo. Seja em relação a carros, moda, filmes, música, arte e outras vertentes, é comum se deparar com grupos que cultuam a cultura de determinada década, geralmente as de 50 e 60. O movimento chegou também à decoração, e é cada vez mais corriqueiro se deparar com casas modernas que fazem referência à cultura dessas épocas. Se você adora um clássico, separamos algumas dicas para deixar a sua cozinha muito charmosa com o estilo retrô.

1 – Escolha eletrodomésticos com design retrô

Geladeiras e fogões de formas arredondadas e coloridos são uma marca registrada da época. Se você quer deixar a sua cozinha retrô, comece pelos eletrodomésticos. A Brastemp e a Smeg possuem uma linha com fogão, frigobar e geladeira que fazem referência às décadas de 50 e 60.5 passos para ter uma cozinha retrô

O fogão Brastemp é supertecnológico, mas seu design é 100% retrô.

5 passos para ter uma cozinha retrô

A geladeira Smeg possui o rosa clássico da época.

2 – Preste atenção na cartela de cores

5 passos para ter uma cozinha retrô

Foto SimpleLockSmith

O azul Tiffany era uma cor muito usada na época. 

Em uma geração em que os homens nem pensavam em pisar na cozinha, elas eram consideradas um oásis feminino. Não à toa, os tons pastel reinavam no seu décor. Verde água, azul Tiffany e um rosa bem clarinho são algumas das cores típicas de uma cozinha retrô. Mas nem só de cores suaves eram feitas as cozinhas das décadas de 50 e 60. O vermelho também era muito bem-vindo, junto com acabamentos e acessórios estampados que traduziam todo o estilo vigente.

3 – Escolha revestimentos que remetam às décadas de 50 e 60

5 passos para ter uma cozinha retrô

Foto Homeedit

O chão xadrex em P&B deixa a cozinha com um ar retrô no ato.

Um chão em xadrez preto e branco é uma marca registrada da época. No Brasil, os cobogós também marcavam presença nas casas, delimitando espaços e facilitando a circulação do ar em um clima tropical. Materiais como madeira e azulejos também fazem referência ao período. Escolha um deles como protagonista da sua cozinha se quiser deixá-la no estilo retrô.

4 – Aposte em móveis de época

5 passos para ter uma cozinha retrô5 passos para ter uma cozinha retrôNosso buffet e a cristaleira Ripinha, feitos em colaboração com a arquiteta e designer Isabela Vecci , foram inspirados nos móveis das décadas de 30 e 40.

5 passos para ter uma cozinha retrô

A cadeira Abraço tem encosto em palhinha, uma das marcas registradas dos anos 60.

Impossível não falar das cadeiras e mesas de pé palito, um hit da década de 50. Se você quer deixar a sua cozinha com aquele ar vintage, vale garimpar peças originais em feiras de antiguidades e nos incríveis topa tudo. Caso garimpar não seja o seu forte, saiba que há várias linhas de móveis atuais inspiradas no estilo da época.

5 – Escolha utensílios da “cozinha da vovó”

5 passos para ter uma cozinha retrô

A batedeira Kitchen Aid é a mais cobiçada pelos fãs de um design retrô.

5 passos para ter uma cozinha retrô

O pinguim sobre a geladeira é um ícone das cozinhas norte-americanas da década de 50. 

Bules, batedeiras, panelas, saleiros. A variedade de acessórios e utensílios inspirados na época é grande. Basta dizer que a batedeira Kitchen Aid com design e cores retrô já é uma das mais cobiçadas do mercado faz tempo. Outro item típico da época que faz sucesso hoje em dia é o pinguim em cima da geladeira. A moda surgiu como forma de diferenciação entre geladeiras e armários da marca americana Kelvinator. Na época, era difícil distinguir um do outro na loja e a solução encontrada foi deixar pinguins sobre as peças que eram geladeiras. O consumidor que adquiria o produto levava também o pinguim, tornando o ato uma marca registrada das cozinhas norte-americanas.

Curtiu nossas dicas para ter uma cozinha retrô? Deixe seu comentário!

Como ter uma cozinha prática e cheia de personalidade 1

 

Confira as novidades do nosso Editorial