5 tendências do estilo industrial no décor de ambientes

26 MAIO 2018
• Inspiração

O estilo surgido em Nova York a partir da década de 1960, quando a alta na densidade populacional da cidade obrigou seus moradores a procurarem outro tipo de moradia, como galpões e fábricas antigas, é um dos mais apreciados por quem adora um toque contemporâneo no décor. O estilo industrial traduz bem os dias atuais porque junta praticidade e estética em um só lugar. Se você adora um ambiente com ar mais contemporâneo, com certeza irá gostar desse tipo de décor. Para te inspirar, selecionamos cinco elementos que compõem o conceito. Você pode aderir todos ou simplesmente um. A escolha é sua. Confira a seguir.

1 – Pé-direito alto

O estilo industrial surgiu junto com os lofts, já que ao se mudarem para fábricas e galpões nova-iorquinos, seus moradores se deparavam com amplos espaços, sem paredes, e um pé-direito altíssimo. A solução foi aproveitar a altura do teto, investindo em iluminações diferenciadas e em painéis e/ou janelas que aproveitassem ao máximo a vista do local.

estilo industrial

No Loft (U) do Studio Ro+Ca para a Casa Cor Rio 2017, o pé-direito é superbem aproveitado, valorizando a vista para o porto.

2 – Trilhos na iluminação

Esse tipo de iluminação remete ao usado antigamente em fábricas e galpões. Como esses espaços eram muito amplos, era necessária uma ferramenta que conectasse todos os pontos de luz, como os trilhos. Atualmente, ele é um dos elementos mais fáceis de serem usados quando o assunto é décor industrial.

estilo industrial

Nesse apartamento projetado por Nina Abadjieff, os trilhos percorrem toda a área social da casa.

3 – Cimento nas paredes e/ou pisos

Outro elemento presente nas fábricas e galpões nova-iorquinos que veio para ficar. O cimento nas paredes e no piso agradou tanto o público – reúne beleza e ótimo custo-benefício em um só produto – que hoje até quem torce o nariz para o estilo mais contemporâneo foi conquistado pelo produto.

estilo industrial

O Cafofo Ro+Ca da Decora Lider Rio 2016 se inspirou no estilo ao apresentar uma parede descascada no melhor estilo nova-iorquino.

4 – Prateleiras altas

Com o pé-direito alto e poucas paredes, era necessário aproveitá-las da melhor forma possível. Prateleiras altas, compostas por uma escada, para que seus moradores pudessem pegar ou deixar objetos no local, foram uma das formas encontradas para otimizar o espaço.

estilo industrial

No Loft do Jovem da Lev Arquitetura para a Casa Cor Rio 2017, o elemento esteve presente e foi um dos destaques do espaço.

5 – Integração total dos ambientes

estilo industrial

A integração é a base do estilo industrial, já que ele e os lofts começaram juntos a sua caminhada. Nesse loft de Angela Roldão para a Decora Lider BH 2015, sala, cozinha e quarto se misturam de forma moderna e casual.

Pronto para aderir ao estilo industrial? Então é hora de visitar uma de nossas lojas!

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso Editorial