7 dicas para decorar uma sala compacta

19 FEV 2018
• Dica de decoração

Imóveis compactos são uma tendência mundial em centros urbanos. Não à toa, é cada vez maior a demanda por móveis e complementos que se adaptem a metragens pequenas e também por uma decoração capaz de aproveitar todos os espaços disponíveis. Desde aquele cantinho para o qual você não dá grande importância, até o espaço embaixo da janela, vale tudo para deixar a sua sala com uma maior sensação de amplitude. Selecionamos sete dicas das mais importantes para decorar uma sala compacta. Confira a seguir.

1 – Use espelhos

Eles são um aliado em ambientes compactos, pois são amplificadores natos de espaço. Você pode optar por um painel de espelho em uma das paredes, partindo da sua metade até chegar ao teto. Outra alternativa é escolher um espelho com design atraente, como o nosso espelho Lip.

7 dicas para decorar uma sala compacta

Neste projeto, além de integrar os ambientes, Nina Abadjieff optou por uma parede com espelhos de diferentes formas para ampliar o cômodo.

7 dicas para decorar uma sala compacta

O espelho Lip é uma ótima escolha para salas compactas.

2 – Preste atenção na dimensão dos móveis

Medidas bem estudadas são fator imprescindível para uma sala compacta de sucesso. Portanto, tenha todas as medidas da sua sala anotadas antes de sair em busca dos móveis. Pequenos detalhes fazem a diferença quando o assunto é espaço.

Sofás sem braços, por exemplo, ajudam na circulação e, consequentemente, conferem uma sensação de amplitude maior. Móveis transparentes, como uma mesa de centro, por exemplo, também causam o mesmo efeito. E lembre-se de deixar pelo menos 60 cm de espaço entre os móveis para obter uma circulação confortável.

7 dicas para decorar uma sala compacta

Nessa sala de Aline Cangussu, as mesas laterais transparentes são as responsáveis pela sensação de amplitude.

3 – Integre ambientes

Integrar ambientes, além de ser uma delícia e incentivar o convívio dos moradores, também é um ótimo recurso para salas compactas. Se o seu sonho é ter sua cozinha integrada à sala, não tenha medo de realizá-lo.

Outra boa alternativa é fazer da sala de estar também um home. Para a empreitada, vale recorrer aos móveis sob medida, que mencionamos no item 6.

7 dicas para decorar uma sala compacta

Estela Netto integrou salas de estar e jantar nesse projeto.

4 – Prefira cores mais claras

Os tons mais claros são conhecidos pelo seu efeito de leveza e amplitude. No entanto, não precisa ser sinônimo de monotonia. Brincar com o ton sur ton no ambiente pode ser uma boa. A escolha de vários tons de uma mesma cor se sobrepondo surpreendem o olhar e não prejudicam a sensação de conforto e mais espaço.

7 dicas para decorar uma sala compacta

Nessa sala de estar, Roberta Rennó usa uma cartela de tons claros e pontos de cores em adornos e obras de arte.

5 – Escolha o tamanho correto do tapete

O ideal é que ele não “entre” totalmente embaixo do sofá da sala. Além de pouco funcional na hora da limpeza, tê-lo muito embaixo do móvel nos dá a sensação de um espaço menor. Além disso, prefira tapetes de cores mais claras. E não deixe de alinhá-lo com o sofá principal da sala. Se não houver sofá, alinhe-o com os móveis principais.

7 dicas para decorar uma sala compacta

Nessa sala e home da Obvio Arquitetura, o tapete ganhou estampas em cores mais neutras.

6 – Móveis sob medida podem ser uma ótima solução

Móveis feitos sob medida são perfeitos para quem tem uma sala compacta, pois são pensados para aproveitar todos os espaços. Vale investir em um painel para a TV, encomendar o sofá com a largura e profundidade que melhor se encaixa na sua sala, assim como a mesa de centro e o tapete que farão parte do décor.

7 dicas para decorar uma sala compacta

Elaine Lorenzon criou um painel sob medida para esta sala de estar e home.

7 – Use adornos coloridos para tirar o décor da mesmice

Se você não abre mão de uma sala colorida, aplique cores no ambiente por meio de adornos. Seja em almofadas estampadas, seja em vasos coloridos ou livros sobre a mesa de centro. Vale tudo para que o décor não caia na monotonia.

7 dicas para decorar uma sala compacta

Almofadas, vasos e plantas são os pontos de cor nesta sala da Dois A Arquitetura.

Pronto para decorar a sua sala compacta? E o sofá, você já escolheu o modelo ideal? Descubra aqui!

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso Editorial