7 dicas para escolher as cadeiras da mesa de jantar

05 JUN 2018
• Dica de decoração

Uma das melhores partes (e mais difíceis) é escolher as cadeiras da mesa de jantar da sua sala. Além das diversas opções de modelos disponíveis no mercado, outro fator que é causa de dúvida é a combinação da mesa com as cadeiras. Também é importante ressaltar que em tempos em que espaços integrados são quase uma regra, as cadeiras da mesa de jantar devem combinar não só com a mesa, mas com a decoração como um todo. Para te ajudar na escolha, selecionamos sete dicas que servirão como um guia para você.

1 – Conforto é fundamental

Quem irá utilizar os móveis diariamente? É importante entender o perfil dos moradores para escolher uma cadeira que não só combine com o projeto, mas que seja confortável para eles. Em relação à altura, as mesas da sala de jantar geralmente possuem 75 cm. Por causa disso, é interessante que as cadeiras tenham uma altura de 50 cm.

cadeiras da mesa de jantar

Nessa sala de jantar, as cadeiras Laura são a garantia de conforto dos moradores.

2 – Modelo da cadeira deve ser prático

Outra situação em que o perfil dos moradores entra em cena. Caso a casa possua crianças, é importante escolher modelos sem quinas proeminentes, com tecidos mais resistentes e estofados mais confortáveis. Se a casa possuir pets, cadeiras de madeira ou estofadas com tecidos como couro são uma boa pedida.

cadeiras da mesa de jantar

Nessa sala de jantar, Luciana Steccini optou pelo uso de um banco de madeira na lateral da mesa. O material é ótimo para quem tem pets em casa.

3 – Aposte em cadeiras diferentes para a mesma mesa

Essa é uma ótima forma de deixar o décor mais atraente e menos monótono. Só tome cuidado para que os modelos escolhidos estejam em harmonia. Uma boa dica é que eles tenham um material em comum.

cadeiras da mesa de jantar

Nessa sala de jantar, Glória Copello escolheu dois modelos para a mesa: as poltronas 066 tem estofado em couro, mas base de madeira, combinando perfeitamente com as cadeiras dispostas nas laterais.

4 – Experimente misturar bancos e cadeiras

Se a sua sala de jantar é espaçosa, uma boa forma de não deixar o décor sem graça é escolher cadeiras para a lateral da mesa e bancos para as pontas. Essa estratégia também pode ser aplicada em espaços gourmet e áreas externas, locais acostumados a receber os convidados em dias de festa.

cadeiras da mesa de jantar

Max Mello optou por cadeiras Lilly para a mesa de jantar Renda, enquanto o banco Museet marca presença em uma das pontas.

5 – Cadeiras giratórias também são uma ótima opção para a sala de jantar

Se você acha que o modelo giratório serve só para espaços corporativos, se engana. Sua praticidade também é muito bem-vinda na sala de jantar. Só tome cuidado na escolha do modelo: seu design deve estar de acordo com o estilo da decoração, e tecidos que acolhem e geram a sensação de bem-estar, como os naturais, são a melhor escolha.

cadeiras da mesa de jantar

O escritório Laje Arquitetura e Interiores escolheu as cadeiras Neo Giratórias, revestidas em couro e tecido, para a mesa de jantar Savoy.

6 – Contraste a cor da mesa de jantar com suas cadeiras

Se você é fã de um jogo de cores, pode exercê-lo na sua sala de jantar de forma simples, sem medo de errar. Experimente escolher cadeiras com estofados mais claros do que a mesa. A estratégia confere muito mais elegância ao décor.

cadeiras da mesa de jantar

Léa Braun optou pelas cadeiras Áurea e Coeva em estofado na cor gelo para a mesa de jantar na cor preta.

7 – Invista em texturas

Se você não se sente seguro no quesito combinação de cores ou prefere ambientes com bases mais neutras, invista em cadeiras com texturas diferentes da mesa, para que o décor fique mais aconchegante.

cadeiras da mesa de jantar

Totalmente integrada, essa sala de Ana Cano Milman recebeu a mesa de jantar Renda de madeira e cadeiras Abraço com encosto de palhinha.

Pronto para combinar cadeiras e mesa de jantar? Visite uma de nossas lojas e escolha os seus modelos preferidos!

Confira as novidades do nosso Editorial