7 dicas para escolher e posicionar o tapete do quarto

10 OUT 2018
• Dica de decoração

Responsável pela sensação de conforto e bem-estar que procuramos em um ambiente íntimo como o quarto, o tapete é peça essencial para quem quer deixar a decoração mais acolhedora e composta. Mas como escolher o tapete para o quarto? Qual o melhor formato? Como posicioná-lo? As dúvidas são muitas. Para te ajudar a escolher o modelo ideal, separamos cinco dicas inspiradas em ambientes das nossas mostras de Divinópolis, Catalão e do shopping Minascasa, em Belo Horizonte.

1 – Preste atenção ao material do tapete

Como tapetes estão sujeitos a acumular pó e sujeira, é imprescindível prestar atenção no seu material quando estiver escolhendo um modelo para o quarto. Tapetes muito felpudos, por exemplo, não são bem-vindos se o quarto é de uma pessoa alérgica. Mas isso não quer dizer que você deva escolher tapetes lisos e de tramas mais curtas. Aposte em tapetes com estampas em alto relevo. Essa foi a escolha de Roberta Melo para este quarto da mostra Lider Divinópolis.

tapete do quarto

2 – Abuse da geometria

Tapetes geométricos são tendência forte quando se fala em decoração. E se ele unir geometria e um formato inesperado? Neste ambiente de Bruna Oliveira para a mostra Quartos Minascasa, um tapete circular, estrategicamente posicionado na lateral do espaço, confere dinamismo ao décor.

tapete do quarto

3 – Sobreposições são bem-vindas

Quer um pouco de ousadia? Experimente sobrepor dois tapetes de formas e cores diferentes. Olávio Costa, da Chacon Arquitetura, optou por um tapete básico terroso, que percorre todo o quarto. Para delimitar a área de estudos, escolheu um tapete cinza claro circular. A solução cria vários ambientes em um só espaço.

tapete do quarto

Neste quarto para duas meninas, Angélica Mussolini e Maria Inês também optaram por uma sutil sobreposição de tapetes para delimitar os ambientes do quarto. Um modelo mais felpudo demarca a área de dormir, enquanto o outro, mais fosco, delimita a área da penteadeira.

tapete do quarto

4 – Pense no tapete como uma moldura para os móveis

Esse raciocínio ajuda muito na escolha do tapete, assim como no seu posicionamento. Silvia Freitas Borges e Thelma Valle Martins escolheram um modelo com textura e cor que realça ainda mais os móveis deste quarto, criado para a mostra Lider Catalão. Repare que ao mesmo tempo que serve de moldura para cama, poltrona e aparador, ele também é “ponto de encontro” de todas as peças.

tapete do quarto

5 – Vamos às medidas?

Para tapetes inteiros, que percorrem todo o quarto, o ideal é que eles fiquem no mínimo a 0,50 m das laterais da cama e 0,60 m à sua frente. Mas isso não é regra. Dependendo do modelo e da sua aplicação – se for usado sobreposto, por exemplo – vale usar o bom senso e posicionar da forma que achar mais conveniente.

tapete do quarto

Pronto para escolher seu tapete Lider? Visite uma de nossas lojas e confira a variedade de modelos que temos disponíveis!

Confira as novidades do nosso Editorial