tapetes

Dica de decoração

7 dicas para escolher os tapetes da casa

16 ABR 2018

Os tapetes são uma ótima forma de conferir mais charme e conforto ao ambiente. Além disso, dependendo da cor, material e estampa usados, ele pode entrar no jogo de mix & match do décor e deixar a casa ainda mais sofisticada. Responsáveis por compor o ambiente onde estão inseridos, eles são a escolha certa para quem quer surpreender na decoração. Preparamos sete dicas para você não errar na hora de escolher o tapete de casa. Confira a seguir e aproveite para se inspirar com os tapetes Lider!

1 – Brinque com as texturas

Por que não escolher um modelo felpudo para o seu home, por exemplo? Nesse ambiente projetado por André Alf, o tapete entra no jogo das texturas do ambiente – a madeira do painel junto ao tecido do sofá são “quebrados” pela sensação de maciez que o modelo felpudo inspira. Além de muito conforto – que convida os moradores até a sentar e deitar no chão sem problemas – a escolha garante a sofisticação do espaço.

tapetes

2 – Listras são bem-vindas

Quer inserir uma estampa na sala de forma prática e rápida? Aposte nas listras! Só preste atenção à sua largura para que o feitiço não vire contra o feiticeiro. Listras largas se adaptam melhor a ambientes mais amplos. Se a sua sala é compacta, opte por listras mais finas, que conferem a sensação de amplitude tão almejada nos dias atuais.

No quesito cores, é interessante que o tapete acompanhe a cartela escolhida para o sofá. Na sala de Nágila Andrade, as listras do tapete nas cores cinza e off white formam a combinação perfeita com o sofá, chaise e mesas laterais.

tapetes

3 – Grafismos são tendência

Já falamos sobre o poder do grafismo e das estampas geométricas e de como complementos como o tapete tem um papel fundamental no décor de quem quer aderir à tendência. Para não errar, opte por um modelo que não entre em conflito com sofá, papel de parede e revestimentos. Um bom exemplo é o living de Antônio Bettarelli. A cor da geometria do tapete acompanha a cartela de cores do ambiente, como o branco do sofá Ciragan e o azul das poltronas Museet, quebrando a sua linearidade visual.

tapetes

4 – Sobreponha diferentes modelos de tapete

Ótima dica para quem quer um ambiente jovem e moderno, a estratégia é indicada para os adeptos de espaços mais coloridos. Você pode escolher dois ou mais tapetes de diferentes cores e estampas e descombiná-los de uma forma magistralmente combinada.

A arquiteta Isabela Bethônico optou por um tapete azul combinado a outro com estampa gráfica, mas de tom mais sóbrio. O rosa das paredes e o amarelo da estante completam o trio de cores fortes no ambiente.

tapetes

5 – Aposte nos clássicos

A estampa que é um clássico da moda também pode fazer bonito na sua decoração. O pied-de-poule, por exemplo, foi a estampa escolhida para o tapete que delimita o home office desse quarto, projetado por Anamaria Diniz e Zilda Santiago.

Para que a decoração não fique muito caricata, vale misturar estampas. Repare como as listras P&B dos vasos e o papel de parede listrado tiram a hegemonia do pied-de-poule do tapete, tornando-o uma peça superdiscreta.

tapetes

6 – Menos é mais

Se o seu objetivo ao usar o tapete na decoração é conferir conforto e aconchego ao ambiente de forma discreta, vale apostar em um modelo liso de tom sóbrio. Deixe o fator “uau” para obras de arte e o próprio design dos móveis, como fez Flávia Freitas nesta sala.

Note que ela ainda brinca com o jogo de texturas que mencionamos anteriormente ao escolher um tapete com toque macio.

tapetes

7 – Preste atenção nas medidas

Por fim, é interessante que o tapete acompanhe o tamanho do ambiente onde está inserido. Em uma sala de estar por exemplo, é aconselhável que ele tenha o mínimo de largura do sofá principal e que entre embaixo do móvel, pelo menos até sua metade. Essa regra também vale para outros espaços, como quartos e escritórios.

No quarto projetado por Sérgio Palmeira, por exemplo, o tapete está inserido embaixo da cama e da chaise.

tapetes

Você sabia que a Lider é a loja de móveis que mais vende tapetes no Brasil? Um dos grandes motivos para tamanho sucesso é a qualidade e variedade dos nossos produtos. Visite uma de nossas lojas para conferir todos os modelos!

Como escolher o sofá perfeito