7 dicas para uma cozinha compacta e moderna

30 AGO 2017
• Dica de decoração

Ter uma cozinha compacta pode ser uma vantagem se ela for planejada, organizada e decorada de forma adequada. Isso porque elas geralmente são de fácil manutenção, acolhedoras e mais práticas, desde que organizadas de forma eficiente. A seguir, te damos sete dicas para aproveitar ao máximo as vantagens de uma cozinha compacta e moderna.

1 – Invista em uma cozinha planejada

Uma cozinha feita sob medida é a melhor solução se o espaço é compacto. Isso porque ela é desenhada de acordo com as reais necessidades de quem irá utilizá-la. Armários adequados, tamanho de bancada, posicionamento dos eletrodomésticos. Tudo é pensado para otimizar o espaço e as atividades realizadas no cômodo.

7 dicas para uma cozinha compacta e moderna

Espaços compactos demandam armários e bancadas feitas sob medida.

2 – Escolha revestimentos que ampliem o espaço

Alguns truques ajudam a ampliar um espaço compacto. No caso das cozinhas, uma boa estratégia é apostar em revestimentos. No piso, opte por revestimentos fáceis de limpar, não muito claros, pois “denunciam” a sujeira com mais facilidade e nem muito brilhantes, já que também refletem a sujeira com mais facilidade. No caso, o tom off-white pode ser uma ótima escolha.

O espelho, material mais popular no décor quando o objetivo é ampliar espaços, pode ser usado na cozinha, mas com parcimônia. Isso porque ele não é muito fácil de limpar. O ideal é optar por uma faixa de espelho que percorra parte do cômodo ou a superfície de uma bancada. Outro revestimento interessante é o vidro. Prateleiras com o material deixam a linha visual mais limpa, conferindo a sensação de amplitude desejada.

7 dicas para uma cozinha compacta e moderna

O tom off-white é uma ótima alternativa para cozinhas compactas e modernas.

3 – Preste atenção na iluminação

Quando o assunto é iluminação de cozinha, escolha sempre por valorizar a luz natural. Daí voltamos à primeira dica, em que falamos da importância de uma cozinha planejada. Com esse planejamento, fica muito mais fácil posicionar móveis e armários de forma a valorizar a luz natural.

Uma iluminação pontual também valoriza o espaço. Opte por uma sobre a bancada e luzes LED para iluminar prateleiras. Para iluminar a cozinha de forma geral, opte por uma iluminação em trilho.

7 dicas para uma cozinha compacta e moderna

Uma iluminação pontual é item primordial para valorizar uma cozinha compacta.

4 – Foque no essencial

Essa dica vale não só para a cozinha, mas para todos os cômodos da casa. Antes de planejá-la, faça um inventário de tudo que deverá ser guardado nos armários e descarte o que você não irá precisar. Quais utensílios possuem design primoroso e podem ficar expostos de forma a agregar no décor? Quanto aos eletrodomésticos, estude qual o formato atende melhor às suas atividades e ao seu espaço. Um cooktop, por exemplo, pode ser uma alternativa ao fogão tradicional.

7 dicas para uma cozinha compacta e moderna

Deixar objetos expostos é uma boa pedida para cozinhas compactas.

5 – Aproveite todos os espaços

Aquela parede sobre a bancada pode receber prateleiras ou até um suporte para vasinhos com ervas. O canto onde está posicionada a fruteira, por exemplo, pode receber nichos até o teto. Nesse quesito, vale tudo para aproveitar o espaço ao máximo.

7 dicas para uma cozinha compacta e moderna

Aproveite a parede sobre a bancada e instale suportes para seus vasinhos com ervas.

6 – Escolha eletrodomésticos do tamanho adequado

O mercado já dispõe de fogões, geladeira e micro-ondas em tamanhos menores. O importante é escolher os eletrodomésticos que farão parte da cozinha antes de planejá-la. Isso porque com as medidas de cada um deles em mãos, fica mais fácil saber previamente onde inseri-los, o que gera uma otimização ainda maior do espaço.

7 dicas para uma cozinha compacta e moderna

Cooktops são ótimos para espaços compactos.

7 – Opte por banquetas no lugar de cadeiras

A integração da cozinha à sala de estar é uma estratégia muito usada atualmente para ampliar os cômodos. Uma escolha oportuna para a bancada que integra ambos os espaços é optar por banquetas ao invés de cadeiras. Mais leves e práticas, elas são perfeitas para ambientes compactos e acomodam desde a família até os amigos.

A banqueta Lina é uma ótima opção para cozinhas integradas.

Gostou das nossas dicas para um cozinha compacta e moderna? Compartilhe sua opinião com a gente!

7 dicas para uma cozinha compacta e moderna

Confira as novidades do nosso Editorial