Almofadas: um item precioso no décor

18 ABR 2016
• Inspiração

Peças-chave para uma decoração harmoniosa, as almofadas ajudam a dar personalidade, aconchego, conforto e vida aos ambientes, que podem ser facilmente repaginados, dada a sua infinidade de cores, padronagens, texturas, tamanhos, formatos e combinações desses acessórios. Por serem fáceis de trocar (e mais econômicas), são ótimas para aquele “test drive”: não tem certeza se quer uma cor vibrante ou um crash de estampas no sofá? Experimente nas almofadas! Além do mais, elas são multifuncionais e vão bem em grande parte dos ambientes da casa, como mostramos a seguir.

No quarto: O ideal é que as almofadas combinem com a roupa de cama ou cobre-leito. Se quiser deixar o espaço ainda mais acolhedor, use uma série de cores e modelos complementares.

Decora-Lider_Ribeirão-Preto-2016_Loft

No Loft assinado por Antonio Bettarello para a Decora Ribeirão Preto 2016, os tons de azul e o branco dominam até as almofadas do quarto, que fazem um mix perfeito de peças lisas com listradas e estampadas.

Na sala: Mais charme, alegria, sofisticação, bom-humor? Almofadas podem dar o clima que você quiser ao ambiente, seja para deitar, encostar ou como apoio para a cabeça em sofás e poltronas. Mas, claro, devem estar em consonância com o restante da decoração.

Decora-Lider_Vitória-2016_Living

Aline Schueller e Graziela Dadalto optaram por diversas almofadas no mesmo formato e tamanho, misturando marrom, preto e bege a um tom de berinjela, presente também no quadro, para o Living da Decora Lider Vitória 2016.

Na varanda: A varanda gourmet e a área externa da sua casa também merecem o conforto das almofadas. Melhor ainda se o acabamento for prático, como o tecido náutico.

Decora-Lider_Salvador-2015_Varanda-Gourmet

Adriana Sales e Mércia Sales misturaram o sofá neutro com as almofadas de listras e estampas de tons vibrantes, mas em harmonia com a paleta de cores do ambiente, na Varanda Gourmet da Decora Lider Salvador 2015.

No chão: Em um cantinho destinado ao relax ou à leitura, no quarto das crianças, próximo à lareira ou à TV, almofadas no chão podem ser uma ótima alternativa. Nesse caso, escolha tamanhos maiores.

 

almofadas

Futons sobre pallets, almofadas coloridas e um tapete fazem parte da ambientação do espaço projetado por Eduardo Cunha.

Cores e estampas: Antes de eleger os tons das almofadas, analise a paleta de cores do ambiente e use como guia para criar uma composição harmoniosa. Aqui, depende da intenção. Se a ideia for uma atmosfera mais sóbria ou neutra, use beges, cinzas, marrons. Quer mais alegria? Lance mão de tons fortes (priorize tons complementares) ou estampas divertidas.

Decora-Lider_BH-2015_Sala-de-Estar

Como a base do ambiente se restringe às nuances de bege e marrom, Beth Nejm pôde brincar com os tamanhos, formatos, texturas e estampas das almofadas, sem “pesar” no visual da Sala de Estar da Decora Lider BH 2015.

Por outro lado, nada impede que você opte por um sofá com almofadas da mesma cor. Combinar tudo, aliás, é um ótimo recurso quando a intenção é usar muitas peças.

Decora-Lider_BH-2015_Home-Office

No Home Office de Luciana Araújo e Nathália Otoni (Óbvio Escritório de Arquitetura) para a Decora Lider BH 2015, o sofá e as almofadas ganharam o mesmo revestimento em couro, um casamento perfeito com a manta bege e o tapete geométrico em P&B.

Para escolher a quantidade de almofadas, todos os complementos do ambiente, além dos próprios móveis, precisam ser avaliados em seu volume, cores e texturas. Equilíbrio e bem-estar são os princípios básicos.

Decora-Lider_BH-2015_Estar-Social

Com um sofá profundo como este do Estar Social da Decora Lider BH 2015, Anamaria Diniz e Zilda Santiago abusaram do número de almofadas, solução perfeita para garantir mais aconchego e conforto.

Quanto aos materiais, uma boa mistura enriquece o ambiente. Peças trabalhadas em couro, crochê, fuxicos e franjas, entre outros, devem ser mesclada a outras neutras. O clima também interfere: se quiser aquecer o espaço, use tecidos como lã, veludo e camurça.

Decora-Lider_Brasília-2015_Apartamento-Urbano

O mix esperto de crochê, algodão, madeira, laca e papel de parede feito por Natálie Tramontine e Karine Gonçalves para o Apartamento Urbano da Decora Lider Brasília 2015.

Diferentes formas e tamanhos podem ser misturadas, como quadradas, retangulares e redondas. Mantenha uma proporção entre elas e o móvel, dispondo-as no encosto ou nas extremidades.

Decora-Lider_BH-2015_Espaço-Identidade

Para o Espaço Identidade da Decora Lider BH 2015, Guilherme Ribeiro, André Bastos, Raquel Nogueira e Renato Yonemoto criaram uma composição simétrica de almofadas de diferentes formatos e padronagens.

Como usar almofadas para uma decoração…

Clássica: invista em almofadas de seda, cashmere ou veludo. Vão bem xadrez, floral, listra ou adamascados, compondo com as lisas. Simetria e formalidade conferem um ar mais sofisticado.

Decora-Lider_Ribeirão-Preto-2016_Living-do-Casal-Sofisticado

O preto e branco permeia todo o Living do Casal Sofisticado – ambiente com toques clássicos, mas cheio de frescor – assinado por Fabiano Correia para a Decora Lider Ribeirão Preto 2016.

Moderna: valem composições mais descontraídas, como um mix de texturas, tamanhos e motivos, mas sempre com uma característica em comum a todas. Para criar a vibe despojada, opte por tecidos como algodão e linho.

Decora-Lider_Brasília-2015_Showroom_02

No Showroom de Ney Lima para a Decora Lider Brasília 2015, um ambiente moderno, de linhas retas e simples, com cores pontuadas nas almofadas e luminária.

Romântica: abuse da suavidade dos tons pastel, que podem até receber um contraste de cor ou textura ligeiramente mais forte. Aposte em linho, seda e florais, que trazem um perfume vintage.

Decora-Lider_Ribeirão-Preto-2016_Home-Office-e-Sala-de-Leitura-do-Casal-Romântico

O espaço projetado por Fátima Brandani para a Decora Lider Ribeirão Preto 2016 recebeu o nome de Home Office e Sala de Leitura do Casal Romântico: precisa dizer mais?

Decora-Lider_Salvador-2015_Family-Room

Mais romantismo, porém com um perfume vintage, no Family Room de Cláudia Lopes para a Decora Lider Salvador 2015.

Eclético: tudo a ver com um ambiente descontraído e multiuso, onde, aparentemente, nada parece muito “combinadinho”, mas as cores funcionam como um elo. Cabem aí, ainda, almofadas divertidas, com frases, estampas de bandas, personagens ou filmes.

Decora-Lider_Ribeirão-Preto-2016_Lounge-com-Sala-de-Jogos

Daniela Cristofani combinou almofadas de estampas diferentes, quadradas e redondas, para priorizar a comodidade no Lounge com Sala de Jogos da Decora Lider Ribeirão Preto 2016.

Gostou das dicas? compartilhe e visita uma de nossas lojas para conhecer nossa linha completas de almofadas.

Confira as novidades do nosso Editorial