Conheça as diferenças entre amadeirado, lâmina natural e laminado decorativo

10 NOV 2016
• Mundo Lider

Móveis de madeira são queridinhos da decoração. Superversáteis, eles podem seguir tendências ou ter um estilo atemporal, aparência natural ou colorida. Não à toa, são unanimidade em qualquer ambiente. Difícil imaginar um espaço da sua casa ou de trabalho que não tenha pelo menos um deles, não é mesmo? Como a maioria dos móveis de madeira é revestida por lâminas, a qualidade delas é superimportante para a durabilidade e beleza da peça. Afinal, ninguém quer ver seu móvel descolando ou formando bolhas na superfície. Essa espécie de laminação se divide em amadeirado, lâmina natural e laminado decorativo, revestimentos com espessura e aplicação que variam de acordo com o fornecedor. Para preenchimento do painel, os substratos (chapas para aplicação) mais encontrados no mercado são o MDF e o MDP . Vamos às diferenças, aplicações e cuidados com cada um deles:

 

O buffet Labirinto, a mesa da jantar Plume, e as cadeiras Ditta, móveis desenhados pelo Estúdio Nada Se Leva que fazem jus ao DNA da Lider Interiores: a madeira em sua melhor forma.

O buffet Labirinto, a mesa da jantar Plume, e as cadeiras Ditta fazem jus ao DNA da Lider Interiores: a madeira em sua melhor forma. Móveis desenhados pelo Estúdio Nada Se Leva.

 

AMADEIRADO

Também conhecido no mercado como BP (baixa pressão), é um lâmina sintética cujo desenho se aproxima da madeira natural, podendo ainda ser unicolor. O amadeirado combina bem com móveis de linhas retas, possui ótimo padrão de cores, não tendo nenhuma variação de tonalidade. Além disso, é muito prático para limpeza, pois resiste a alvejantes. Uma criança rabiscou a porta do armário? Basta passar um pano com álcool para retirar a tinta sem danificar o acabamento. E mais: possui ótimo custo-benefício, já que sua industrialização não passa pela etapa de lixação e acabamento.

Utilização: nos painéis e planejados de homes, dormitórios e cozinhas.

 

No Home Integração da Família, de Fabiano e Tania Hayasaki para a Decora Lider Ribeirão Preto, se destaca o grande painel de fundo da tela.

No Home Integração da Família, de Fabiano e Tania Hayasaki para a Decora Lider Ribeirão Preto, se destaca o grande painel de fundo da tela.

 

Na Decora Lider Salvador, o ambiente de Rebecca De Gonzaga ganhou o nome de Quarto do Aconchego, tudo a ver com o clima acolhedor proporcionado pela madeira do closet e painéis.

Na Decora Lider Salvador, o ambiente de Rebecca De Gonzaga ganhou o nome de Quarto do Aconchego. Tudo a ver com o clima acolhedor proporcionado pela madeira do closet e painéis.

 

LÂMINA NATURAL

Trata-se de um dos produtos que mais valoriza o móvel, em função do desenho diferenciado de cada madeira extraída da floresta, mesmo que seja da mesma espécie de árvore. O mobiliário feito com lâmina natural sempre carrega as diferenças de cores da própria madeira e, com a incidência de luz solar, tende a escurecer ao passar do tempo. Ela também permite mais ousadia e criatividade do designer na construção do móvel, fazendo cones, curvas, chanfros e encontros em meia esquadria, entre outros. Para a manutenção, o ideal é usar apenas pano úmido, pois os produtos alvejantes acabam entrando em conflito com a química do verniz do móvel, danificando com manchas ou alterando o brilho do acabamento.

Utilização: em cadeiras, camas, sala de jantar ou de estar e mesas complementares.

 

AMADEIRADO, LÂMINA NATURAL E LAMINADO DECORATIVO 5

A mesa de jantar Renda, assinada pelo Estúdio Lattoog para a Lider Interiores, exibe toda a beleza do laminado natural.

 

O desenho da cama de casal Viki, criada pelo Estúdio Lider de Design, valoriza ainda mais os veios da madeira, tornando o móvel único.

O desenho da cama de casal Viki, criada pelo Estúdio Lider de Design, valoriza ainda mais os veios da madeira, tornando o móvel único.

 

LAMINADO DECORATIVO

Lâmina sintética AP (Alta Pressão), esse é um dos revestimentos mais resistentes para ser utilizado nos móveis. Há décadas o laminado decorativo está em linha, sobretudo em cozinhas e mobiliário corporativo, dada sua resistência a riscos e impactos. No Brasil, é comumente chamado de Formica, que na verdade é o nome da marca pioneira a introduzi-lo no mercado. Existe uma gama enorme de laminados decorativos que imitam padrões de pedras, aços, lacas, madeiras envelhecidas, tons cimentícios, madeira natural, etc. Sua aplicação pode ser feita no local. Se expande para a construção civil em faixadas e revestimentos de colunas e paredes.

Utilização: em painéis, cozinhas, escritório e móveis corporativos.

 

Os móveis de cozinha da Linha Átrio são ainda mais valorizados pelo laminado decorativo.

Os móveis de cozinha da Linha Átrio são ainda mais valorizados pelo laminado decorativo.

 

Mais uma cozinha da Linha Átrio, provando como uma padronagem diferente pode mudar a cara do ambiente.

Mais uma cozinha da Linha Átrio, provando como uma padronagem diferente pode mudar a cara do ambiente.

 

A Lider Interiores utiliza esses três tipos de revestimento, de acordo com a demanda da linha de produtos. As lâminas vêm de fornecedores qualificados e especializados apenas na aplicação delas nos painéis. Tudo para garantir que a lâmina nunca venha a dar bolhas ou se descolar do seu móvel. Quer mais? A Lider disponibiliza 25 cores de amadeirados, oito de lâmina natural e 20 de laminado decorativo. Venha conferir a qualidade de perto, em uma de nossas lojas. Opções para o seu projeto não vão faltar!

Confira as novidades do nosso Editorial