Como criar um ambiente ideal para os estudos

21 FEV 2014
• Inspiração

O período de volta às aulas sempre traz à tona prioridades como a compra do material didático, a rematrícula nos colégios e a contratação de transporte. Entretanto, um fator importante que também deve ser lembrado é a preparação de uma sala de estudos, um local que deve ser criado especialmente para estimular e tornar a aprendizagem ainda mais confortável.

Acompanhe a Lider Interiores no Facebook e Twitter.

Para o designer de interiores da Lider, Rafael Cândido, durante a elaboração do ambiente alguns quesitos essenciais devem ser observados. “Um quarto de estudos deve contar com boa iluminação para a leitura, conforto para aguentar as horas dedicadas ao estudo e espaço suficiente para armazenar os materiais (livros, papéis etc.)”, afirma. Conforme explica o profissional, tudo deve ficar próximo, a fim de facilitar a interação da estante de livros com a mesa de estudos, por exemplo.

Sala de Estar e TV Jovem-Mariana Lessa e Raquel Mendes-Decora JF 2012

Escolha dos móveis e iluminação

Em relação ao mobiliário, uma bancada de trabalho com altura e acabamento adequados (é sempre bom evitar revestimentos que conduzem calor) e uma confortável cadeira ergonômica são itens indispensáveis para uma sala de estudos. Por isso, a escolha dos móveis também deve ser cuidadosa.

Home Office-Luciana Rebello Decora SA 2011 home_office_Lenora_carla_Decora Lider

Ao escolher a cadeira, deve-se observar a regulagem do encosto e do assento da peça a fim de certificar que ela poderá acompanhar o jovem da fase infantil até a adolescência, maximizando seu tempo de uso. Outra boa sugestão, como lembra o designer, é escolher um modelo revestido com materiais como acrílico e plástico, que acumulam menos sujeira.

Como apoio, além das bancadas, as escrivaninhas são ótimas soluções. Cada dia mais versáteis, são encontradas na Lider em estilos diversos e com diferenciais interessantes, como pontos de instalação elétrica, gavetas com divisórias e até espelhos, como é o caso da escrivaninha Giestas, lançamento da Lider Interiores que além de cumprir a função de escrivaninha também vira uma penteadeira.

Escrivaninha Giestas - Lider Interiores  Escrivaninha Giestas - Lider Interiores

A iluminação, por sua vez, requer atenção especial em qualquer situação. Por isso, na criação do quarto o ideal é posicionar os pontos de luz sobre a bancada de trabalho e, se necessário, complementá-la com abajures ou luminárias específicas. Se houver incidência de luz solar, melhor ainda, pois além de clarear o local ela também aumenta a sensação de bem estar das pessoas. Outra dica de Rafael Cândido é a utilização de lâmpadas frias, como as de LED, que além de não aumentarem a temperatura local também são mais econômicas.

Decoração criativa

As características funcionais são fundamentais para o ambiente de estudos, mas a decoração também pode contribuir bastante para o bem-estar de quem usa o espaço. Elementos como quadros, nichos de parede e tapetes podem deixar o ambiente mais bonito e aconchegante, além de favorecer a organização.

Espaço Home Office - Márcia Amaral e Regi Amaral

Se há pouco espaço disponível, a solução é aliar a técnica à imaginação e à inventividade. “Criatividade é fundamental para lidar com ambientes pequenos. Móveis versáteis, que possuem dupla função, por exemplo, são ótimas opções para esse tipo de situação”, orienta Rafael Cândido.

Fazer um estudo das cores que irão compor o ambiente também pode ser uma boa alternativa para despertar, mesmo que inconscientemente, o desejo pelo estudo. ”Um bom exemplo é usar cores mais quentes nos ambientes que serão usados por pessoas mais lentas ou pouco produtivas, pois isso faz com que elas fiquem mais animadas e, consequentemente, gerem mais resultado”, finaliza o profissional.

Quarto Infantil-Ana Claudia Navarro e Sylvia Thomaz Navarro

Tem dicas legais para esse tema? Compartilhe conosco!

Confira as novidades do nosso Editorial