Dica de decoração

Aprenda a decorar uma cozinha minimalista em 5 passos

06 NOV 2017

Adeptos do “menos é mais” com certeza têm um sangue minimalista correndo pelas veias. O movimento que valoriza o que é simples já pode ser considerado um estilo de vida. Na arquitetura, o minimalismo é caracterizado por planos perpendiculares, que formam um espaço tridimensional. Atualmente, o inglês John Pawson é o maior representante dessa arquitetura, tendo ganhado até exposição sobre o seu trabalho no Museu de Design de Londres. O estilo minimalista também pode ser aplicado no décor da cozinha, ambiente que pela sua necessidade de alta funcionalidade, casa bem com o conceito de “menos é mais”. Ficou com vontade de transformar o estilo da sua cozinha em minimalista? Siga os passos abaixo e aproveite!

1 – Escolha cores claras

Aprenda a decorar uma cozinha minimalista em 5 passos

Cozinha projetada pelo arquiteto John Pawson, em Londres.

Branco, creme, marfim e até um cinza mais claro são as cores aconselháveis para deixar a sua cozinha com ar minimalista. Vale usá-las não só nas paredes, mas também em armários e utensílios. O foco é deixar tudo muito leve e clean, conferindo sensação de leveza ao espaço. Portanto, uma cartela de cores claras é fundamental.

2 – Foque no essencial

Aprenda a decorar uma cozinha minimalista em 5 passos

Foto: Pinterest

“Menos é mais” é o lema do décor de uma cozinha minimalista.

Nesse quesito entra em cena um tema muito discutido atualmente: o de viver somente com o necessário. Foi-se o tempo em que “acumular” era um estilo de vida valorizado. Com espaços cada vez mais reduzidos, viver com o essencial deixa de ser uma escolha e passa a ser uma consequência. Portanto, opte por aquele conjunto de panelas de qualidade, o faqueiro herdado da família e eletroportáteis que fazem parte da sua rotina. Raramente usa uma batedeira? Nada impede de pedir uma emprestada quando surgir a necessidade. Há inclusive aplicativos que facilitam essa troca. O “Tem Açúcar?”, por exemplo, foi criado para intermediar o empréstimo de objetos entre vizinhos.

3 – Opte por utensílios com design clean

Aprenda a decorar uma cozinha minimalista em 5 passos

À direita, caixa de som que lembra uma cafeteira da marca Bang & Olufsen

O essencial minimalista não se refere somente à quantidade, mas também à qualidade. Portanto, formas puras e simples ganham pontos no conceito. O objetivo é escolher peças no estilo clean, sem cores fortes, estampas, ou formas muito proeminentes.

4 – Guarde (e organize) tudo

Aprenda a decorar uma cozinha minimalista em 5 passos

Foto: Pinterest

Deixar o mínimo possível à vista é um dos segredos de um décor minimalista. Decorar uma cozinha minimalista significa guardar e organizar todos os objetos dentro de armários e deixar à mostra o mínimo possível. Portanto, se quer mesmo aderir ao décor do “menos é mais”, separe um lugar adequado no armário para aquelas latas de biscoitos que ficam sobre a bancada, esqueça as panelas penduradas por ganchos e a fruteira em lugar de destaque. Discrição é palavra-chave quando o assunto é minimalismo.

5 – Invista em uma iluminação bem pensada

Aprenda a decorar uma cozinha minimalista em 5 passos

Foto: Pinterest

Pontos de luz valorizam uma cozinha minimalista.

Um recurso que valoriza o décor minimalista é a iluminação. Afinal, a economia em adornos e exposição de utensílios deve ser compensada de alguma forma. Pontos de luz que valorizem o design de armários e simultaneamente ajudem nas atividades rotineiras da cozinha também ganham pontos.

Então, pronto para aderir ao estilo minimalista? Visite uma de nossas lojas e conheça nossa linha de cozinhas!

Como ter uma cozinha prática e cheia de personalidade 2