Aprenda a sobrepor e combinar tapetes com relevos, texturas e estampas

22 NOV 2018
• Inspiração

Se você quer dar um toque diferenciado na decoração de casa de forma objetiva e elegante, nossa sugestão é apostar em tapetes diferenciados. Já falamos aqui sobre como escolhê-los, agora vamos ensinar formas de sobrepor e combinar tapetes com relevos, texturas e estampas, para deixar o seu décor ainda mais ousado e sofisticado.

Geométricos + lisos

Essa é uma mistura com poucas chances de erro, se você respeitar a cartela de cores escolhida para o ambiente.

No estar e jantar de Estela Netto para a Decora Lider BH 2018, a sobreposição de tapetes está presente na sala, com uma peça com estampa geométrica e outra lisa. Ambas são em tons claros e amadeirados, que criam uma sintonia perfeita com os móveis e acabamentos do espaço.

combinar tapetes

Alto relevo + texturas

No Espaço Identidade do estúdio Nada Se leva, o tapete em alto relevo foi posicionado sobre outro com estampa pontilhada, valorizando-o ainda mais. A sobreposição bem pensada valoriza os móveis, principalmente a mesa Savoy em acabamento metalizado.

combinar tapetes

Espaços marcados

Para te ajudar na sobreposição de tapetes, tenha em mente o espaço que ele irá delimitar, principalmente se o local em que ele for inserido receber vários ambientes.

Nessa varanda gourmet de Renata Basques e Fernanda Basques, o tapete listrado delimita a área das chaises – mais casual – enquanto o tapete liso com textura demarca a sala de estar.

combinar tapetes

combinar tapetes

Mix de texturas

Outra forma de deixar o ambiente mais sofisticado e elegante é investir na mistura de texturas.

Nesse Espaço Identidade do estúdio Nada Se Leva, o tapete de sisal é coberto em parte por outro em pelo, em tons complementares.

combinar tapetes

Mix de estampas

Misturar estampas é garantia de ambiente moderno no ato, porém é muito passível de erro. A dica então é apostar em cores que se complementem, assim como estilos parecidos.

No estar com TV de Mariana Rizzotti Giovanardi para a Decora Lider BH 2018, um modelo em patchwork azul foi combinado a um listrado nas cores preta e cinza. A combinação suaviza o metalizado presente em alguns móveis e complementos e deixa o ambiente bem mais aconchegante.

combinar tapetes

Pronto para ousar no décor usando tapetes? Baixe agora nosso material completo e descubra dicas incríveis para fazer combinações ainda mais elegantes, usando texturas, estampas e cores diferentes.

mix de composição

Confira as novidades do nosso Editorial