Automação no mobiliário: sua vida mais prática

26 OUT 2016
• Mundo Lider

Há algumas décadas, a automação residencial deixou de ser um conceito distante, coisa de ficção, para se tornar algo bastante comum em nosso cotidiano. Com o tempo, a automação foi aposentando a ideia de ser direcionada apenas aos aficionados por tecnologia ou ter um valor inacessível. A chegada de novas tecnologias, como equipamentos wireless, tablets e smartphones também ampliou suas possibilidades, integrando sistemas e permitindo o acionamento à distância. Se até aqui você só pensou em áudio, vídeo e iluminação, saiba que este assunto vai muito além, inclusive fazendo toda a diferença no uso da automação no mobiliário.

 

Automação no mobiliário 1 Bia Mabe e Márcia Rajão

Cozinha Átrio, no ambiente de Bia Mabe e Márcia Rajão na Decora Lider Brasília.

 

Automação no mobiliário 1

Linha Átrio: lançada pela Lider Interiores em junho de 2016, essa linha de cozinha tem a automação levada a sério.

 

O que é a automação em mobiliário?

“Automação é um sistema em que os processos operacionais são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, substituindo o trabalho humano. Em mobiliário, são os sistemas em que a indústria moveleira adota em seus produtos para facilitar o manuseio das partes articuladas ou que se movimentam”, explica Marcos Karim Abdo Costa, gerente de Linha de Produtos Lider. A maioria dos sistemas são mecânicos, mas existem aqueles que podem ser controlados por softwares e aplicativos.

 

Automação no mobiliário 2

 

Quando se trata de mobiliário, a automação mora nos detalhes do dia a dia, que não nos damos conta até usarmos e percebermos a diferença. Por exemplo: precisamos segurar uma porta sem amortecedor para que ela não “bata” no armário, produzindo um barulho desagradável. Há batentes de silicone para amenizar o ruído, mas são paliativos. Só o amortecedor garante um fechamento sem ruído. “O fato de o consumidor poder soltar a porta antes da conclusão do fechamento é uma forma de automatizar esse processo”, aponta Marcos.

 

Automação no mobiliário 3

Dobradiça com amortecedor.

 

Automação no mobiliário Lider

Na Lider Interiores, a Linha Planejada já nasceu com esse olhar para as ferragens, possibilitando a automação. As portas possuem uma dobradiça com amortecedor embutido, princípio também adotado nas gavetas com sistema Soft Closing, que impede que elas “batam” no móvel, ao serrem fechadas. A Linha Átrio, para cozinhas, além de utilizar essa dobradiça, possui o sistema Soft Closing em cinco dos seus sete modelos de gaveta. E já imaginou poder abrir e fechar a gaveta apenas com um toque? Nem é preciso usar as mãos, caso elas estejam ocupadas: dá para tocar com o próprio corpo. A Lider está preparando um modelo para receber essa motorização, novidade prevista para o ano que vem.

 

Automação no mobiliário 4

 

“O mesmo princípio será adotado na abertura e fechamento das portas basculantes. Basta um toque para abrir e um segundo toque para fechar, automaticamente. Contamos com um parceiro forte, a Blum, fabricante austríaca de ferragens para a indústria moveleira”, adianta o gerente. “As ferragens são elegantes, silenciosas e têm excelente acabamento. Elas vêm de fábrica e são customizadas durante o projeto. A automação é um investimento que vale muito a pena, já que não se troca o mobiliário planejado com frequência. Os profissionais da Lider estão preparados para mostrar a melhor forma de adotá-la em seus ambientes”, completa.

 

Automação no mobiliário 5

 

Sistema de áudio

E como trilha sonora é prioridade em uma casa alto astral, a Linha Átrio conta ainda com um sistema de áudio extremamente discreto, sem caixa de som, já disponível na Lider. Ele é fixado em um local, geralmente alto, onde não possa ser visto facilmente, e se conecta com os smartphones dos usuários por bluetooth. Não é uma delícia cozinhar e receber os amigos nesse ambiente, curtindo uma boa música? Então, basta selecionar a playlist que desejar, ou mesmo rádio, para criar a atmosfera ideal. “A tecnologia utilizada aqui é muito interessante: o som reverbera nos painéis dos móveis, transformando-os em caixas acústicas. Ao abrir a porta onde o som foi fixado, o volume fica mais alto”, detalha Marcos.

 

Automação no mobiliário 6

 

Da cozinha para o home

Quem busca sofisticação para um ambiente vai se encantar pela inovação na Linha New Vision. Suas Portas Movie, painéis em alumínio fornecidos pela Cinex, recebem TVs e outros aparelhos. Essa tecnologia, que permite a inserção modelos smart, possibilita ao usuário uma infinidade de recursos. O melhor? O aparelho fica totalmente embutido no armário, economizando espaço e conferindo requinte ao décor.

 

Automação no mobiliário 7

 

As luminárias também merecem destaque na automação. Na Lider, ao invés de fita de LED, elas ganham circuito de LED, com acionamentos por sensor de presença ou por campo magnético. O sistema é praticidade pura! O usuário pode acender as luzes ao abrir e fechar de portas e gavetas ou quando se aproxima da luminária. A Luminária de Sobrepor Bancada da Artetílica, por exemplo, tem sensor de presença: acende ao nos aproximarmos, sem a necessidade de acionar qualquer dispositivo; esmaece e se apaga após 45 segundos sem detectar movimento. Em breve, a Lider vai apresentar luminárias de LED pontuais com a mesma tecnologia. Vale lembrar que luz é ergonomia, já que facilita a visualização, sobretudo dentro de um módulo de armário. A iluminação interna dos móveis ainda evita que o consumidor tenha que acender a luz principal do ambiente, gerando economia.

 

Automação no mobiliário 1 Elda Midian e Betânia Midian

Ambiente de Elda e Betânia Midian para a Decora Lider Brasília, utilizando a cozinha Átrio.

Anote aí!

A automação no mobiliário é algo que veio para ficar, facilitando o nosso dia a dia. A Lider está atenta a esse movimento e trabalha para que os produtos fiquem mais belos, simples de usar, duráveis, ergonômicos e, claro, automatizados. Não à toa, a automação ganha cada vez mais importância dentro do mix da Lider, um movimento natural que já ocorre em outros produtos da marca, como os estofados, mas esse é um tema para outro momento.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre a automação em mobiliário e sobre as linhas da Lider.

 

Confira as novidades do nosso Editorial