Buquê de luzes: agrupe vários pendentes e arrase na iluminação do décor

02 SET 2016
• Dica de decoração

Os pendentes de luz estão com tudo nas ambientações atuais. Conjugados a lâmpadas embutidas, oferecem uma opção extra de iluminação. A variedade de desenhos, materiais e modelos permite sua inserção nos mais variados estilos de décor. Para ambientes clássicos, há cúpulas em cristal, vidro, cobre ou tecidos nobres (como seda ou linho). Já em um espaço de perfil moderno, cabem luminárias em alumínio, aço inoxidável, tecido e acrílico. E vão bem em diversos espaços: sobre a mesa central ou lateral de salas de jantar e estar, halls, lavabos, varandas, quartos e escritórios.

 

Luminárias de mesmo padrão

Se a intenção for criar um belo impacto visual, invista em um conjunto de luminárias pendentes do mesmo padrão em diferentes formatos ou tamanhos. Nesse caso, as peças não devem ter grandes dimensões, para não poluir esteticamente. A ideia é que sejam estreitas ou delicadas, criando o efeito “uau” justamente por estarem agrupadas.

Buquê de luzes que tal agrupar vários pendentes e arrasar na iluminação do décor 7

O Estar e Jantar da Vitrine, de Cristina Morethson e Angelo Coelho para a Decora Lider BH, alia modernidade e elegância, utilizando a iluminação para demarcar os espaços. Na sala de jantar, se destaca a repetição de pendentes. Fique atento à altura dos fios, mantendo uma distância mínima de 20 cm do teto, para valorizar a peça. Em relação ao tampo da mesa, mantenha a distância de pelo menos 80 cm. Desta forma, a luz fica mais suave, deixando os convidados à vontade por longos períodos, sem obstruir o campo de visão.

 

Em fileiras

Buquê de luzes que tal agrupar vários pendentes e arrasar na iluminação do décor 3

Buquê de luzes que tal agrupar vários pendentes e arrasar na iluminação do décor 1

No Lounge com Sala de Jogos, de Daniela Cristofani para a Decora Lider Ribeirão Preto, as luminárias foram enfileiradas ao longo do balcão. Já na Vitrine assinada por Max Mello, em Vitória, os pendentes também foram dispostos de forma simétrica. A diferença é que foram alinhados à parede, criando um belo efeito de luz.

 

Iluminação funcional

Buquê de luzes que tal agrupar vários pendentes e arrasar na iluminação do décor 6

Mesmo sendo um elemento decorativo, não se esqueça de que a principal função do pendente é iluminar. Este fator é essencial para garantir aconchego e bem-estar. Assim, avalie se prefere (ou necessita) de uma luz difusa, radiante, focada, etc. Sobre um tampo de vidro, caso da Sala de Jantar de Johanna Anastasia para a Decora Lider BH, o ideal é que as luminárias tenham um difusor. Ele pode ser uma cúpula de tecido, por exemplo. Assim, evitamos o desconforto do reflexo intenso sobre a mesa. Iluminação imponente, porém delicada.

 

Aquele cantinho iluminado

Buquê de luzes que tal agrupar vários pendentes e arrasar na iluminação do décor 4

Buquê de luzes que tal agrupar vários pendentes e arrasar na iluminação do décor 8

O jogo de pendentes também fica ótimo em um cantinho da sala. Manuela Mathias, na Decora Lider Salvador, usou luminárias douradas em sua Sala Café da Manhã. Enquanto Patrícia Santiso, de Campinas, elegeu as mesmas peças, mas em versão branco leitoso, para a Suíte do Jovem Casal.

 

Substituindo o abajur

Buquê de luzes que tal agrupar vários pendentes e arrasar na iluminação do décor 9

Os pendentes, aliás, são um ótimo recurso para substituir o abajur de cabeceira (perfeito para aquela leitura antes de dormir) ou a luminária de pé, em quartos e home offices. Assim, deixamos livres o criado-mudo e a escrivaninha. Neste Quarto de Casal (Decora Lider Salvador 2013), as arquitetas Maria Clara Marback e Patrícia Lima puderam optar por um conjunto de grandes cúpulas, em função das generosas dimensões do cômodo. E ainda ousaram nas cores, dando um aspecto mais descontraído.

 

Brincando com a assimetria

Buquê de luzes que tal agrupar vários pendentes e arrasar na iluminação do décor 2

Buquê de luzes que tal agrupar vários pendentes e arrasar na iluminação do décor

Para fugir do visual certinho, pendure as luminárias de modo assimétrico, brincando com diferentes alturas. Aline Wanick e Mara Delpupo trabalharam isso muito bem na Sala de Jantar da Decora Lider Vitória, e Renato Yonemoto, na Vitrine Lider de Ribeirão Preto. Tome cuidado com o volume e a altura das peças, mantendo a harmonia na composição, inclusive das cores.

 

 

Buquê de luzes que tal agrupar vários pendentes e arrasar na iluminação do décor 10

Vale até misturar dois arranjos de pendentes, proposta da arquiteta Jacira Pinheiro para o Living do Jovem Casal, na Decora Lider Rio de Janeiro. Essa estratégia agrada muito moradores mais descolados.

 

Confira as novidades do nosso Editorial