Como acertar na iluminação do quarto

29 NOV 2018
• Dica de decoração

Para que o décor do seu quarto seja sinônimo de sucesso, é importante investir em uma boa iluminação. Afinal, de nada adianta um design feito para viver se ele não confere a sensação que buscamos nesse espaço tão íntimo: de aconchego. Portanto, esqueça a tradicional luz branca. Ideal para escritórios, ela não é a melhor escolha quando se trata de um quarto. Isso porque esse tipo de luz inibe a melatonina, hormônio necessário para uma boa noite de sono. Durante o dia, vale aproveitar a iluminação natural ao máximo. Além do meio-ambiente, o seu décor agradece. Há várias formas de acertar em cheio na iluminação do quarto. Selecionamos alguns exemplos para você se inspirar.

Pendentes no lugar do abajur

Três pendentes com lâmpadas amarelas – o tipo mais adequado para o quarto – foram a escolha de Manuela Senna para iluminar a sua suíte do casal na Decora Lider BH 2018. Posicionados sobre a cômoda ao lado da cama, eles garantem a luminosidade necessária ao espaço. Repare também no painel de cabeceira, que possui luz embutida em seu entorno.

iluminação quarto

Luminárias de chão são sinônimo de praticidade

Caso tenha algum ponto do seu quarto que precise de uma iluminação mais focada, uma boa dica é usar uma luminária de chão. Fácil de ser instalada, ela pode ser usada também em outros pontos do espaço. Milena Ferrari optou por usar uma ao lado da poltrona de sua suíte na Decora Lider Vitória 2018.

iluminação quarto

Spots embutidos + pendentes

A mistura de dois tipos de luminárias foi a escolha da Morethson Coelho para o seu ambiente na Decora Lider BH 2018. Pontos específicos, como a escrivaninha e a cômoda foram iluminados por spots, enquanto os pendentes assumiram a função de iluminação geral.

iluminação quarto

Luz para suavizar

Com uma decoração baseada em tons mais escuros, Fernanda Villefort usou da iluminação para suavizar o ambiente, com spots espalhados por todo o teto.

iluminação quarto

Valorizar o natural

A proposta da suíte bem estar de Rafael Souza para a Decora Lider Salvador 2018 foi deixar tudo o mais natural possível. A iluminação, em cores amareladas, está distribuída pelo ambiente de forma discreta: seja no painel de cabeceira, seja nos abajures sobre os criados-mudos, e ainda entre as chaises de leitura.

iluminação quarto

Vários ambiente em um

Se o seu quarto possui vários ambientes em um só espaço – como este de Max Mello para a Decora Lider Vitória 2018 – é interessante pensar em uma iluminação específica para cada um deles. No canto de leitura, por exemplo, vale usar uma luz mais branca. Na penteadeira, dois abajures se encarregam de deixar a iluminação mais focada, enquanto no teto do quarto os spots se encarregam de conferir uma iluminação difusa.

iluminação quarto

Agora que você já sabe como deve ser a iluminação do seu quarto, é hora de visitar uma de nossas lojas para escolher os móveis que mais combinam com ele!

Confira as novidades do nosso Editorial