Como aquecer a casa no inverno

24 MAIO 2012
• Mundo Lider

A estação mais fria do ano chegou, e com ela vem aquela vontade de ficar em casa, só curtindo o aconchego do lar. Uma casa bem quentinha é sempre um convite para o bem-estar, mas como conseguir essa sensação de ambiente aquecido sem ter que investir em uma reforma? Para a arquiteta e urbanista, Camila Gazola, a decoração é uma ótima aliada nessa hora. Com alguns recursos simples, como tapetes, cortinas e mantas, é possível não só esquentar a casa, mas também trazer conforto e elegância para os ambientes. Confira algumas dicas da profissional:

Acompanhe a Lider Interiores pelo Facebook Twitter.

Pisos – Pisos de madeira são mais quentes e, por isso, mais indicados. Neste ano, estão em alta os tons mais escuros, como a nogueira, original do sudoeste asiático. Se o piso for de cerâmica, mármore ou outros materiais mais frios, use tapetes feitos de lã, cheline ou nylon, que aquecem mais.

Cortinas – Nem sempre são trocadas de acordo com a mudança das estações. Por isso, o linho é uma boa opção de tecido, já que, além de ser um material adaptável a qualquer época do ano, ainda ajuda a aquecer o espaço.

Paredes – A palha de fibra natural traz um estilo único para o cômodo. Se o revestimento não for de cerâmica, as paredes podem ser pintadas. As cores mais quentes e as variações de marrom ou cinza são a sensação do inverno de 2012.

Plantas – Quem pensa que as plantas só servem para dar um ar descontraído em dias mais quentes, está enganado. No inverno, as plantas podem colaborar com o aconchego e com a vida do ambiente. Uma espécie que cai bem para qualquer época do ano são as tulipas.

Mobília – Tratando-se de móveis, a madeira é indicada para qualquer ocasião, seja na mesa de jantar, em aparadores ou em paineis de TV. Uma alternativa bacana são os móveis feitos em laca ou pintados nas cores da estação, como chocolate, fendi, cinza e preto.

Estofados – No mesmo estilo das outras mobílias da casa, os sofás devem ter tonalidades mais quentes. Nesta época as almofadas são super indicadas. Poltronas ou pufes de couro podem ganhar um charme especial com a sobreposição de mantas de lã, trio ou pele sintética.

Lareira – A cara do inverno, as lareiras devem beneficiar todas as pessoas que desfrutam de um mesmo espaço. Para isso, os móveis devem ser posicionados à sua frente.  Ma em um país tropical como o Brasil, a melhor pedida são as lareiras ecológicas portáteis, que se adaptam em várias posições.

Adornos – Pelo clima acolhedor que conferem ao ambiente, objetos de madeira como gamelas, esculturas e cachepôs são sempre bem-vindos. Outro acessório que cria um clima mais intimista são os castiçais com velas. Nas cozinhas, quadros negros com recadinhos e dicas de receitas trazem descontração ao ambiente.

Iluminação – A iluminação indireta cria a sensação de clima mais ameno. É indicada a disposição de abajures em quartos, home offices e salas de estar. Usar uma iluminação que vem de trás do espelho afastado da parede é uma dica para banheiros, que geralmente são os lugares mais frios da casa.

E você? Tem alguma dica bacana para deixar a casa ainda mais aconchegante? Conte para a gente!

Confira as novidades do nosso Editorial