Como combinar cores na decoração

18 ABR 2017
• Dica de decoração

Você ama cores, adoraria combiná-las na sua casa de um jeito harmonioso ou até surpreendente, mas tem medo do resultado? Então nossas dicas vão te ajudar a dar aquela repaginada no seu décor. Você vai ver que até um mix de estampas pode se tornar um sonho possível! Ah, prefere uma paleta mais discreta e não é fã de ousadias? Esse post é para você também. Afinal, equilibrar tons neutros ou mais suaves exige algum critério. Confira nossos truques para combinar cores na sua decoração!

 

AJUDINHA BÁSICA

 

combinar cores 1

 

O círculo cromático ou roda das cores é uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano, geralmente divididas em 12 “fatias” – com as três cores primárias, as três secundárias e as seis terciárias (neste exemplo, acrescidas de sobretons) – e dispostas de maneira a formar um espectro perfeito. Essa ferramenta pode ser a sua melhor amiga quando bate aquela dúvida sobre cores: combinam ou não? Se não estiver seguro, antes tomar de qualquer decisão, como comprar um móvel, adornos, pintar a parede ou trocar tecidos da sua decoração, consulte o círculo! Vale até salvá-lo no celular para ter uma ajuda sempre à mão de como combinar cores.

 

combinar cores 2

 

 

 

As cores são classificação assim:

Primárias: azul, vermelho e amarelo, que dão origem a todas as outras.

Secundárias: nascem da mistura de duas cores primárias. Por exemplo: laranja, que vem do vermelho com o amarelo; verde, do azul com o amarelo; e violeta, do vermelho com o azul.

Terciárias: são geradas a partir da união entre cores primárias e secundárias. O turquesa, por exemplo, é a mistura do azul com o verde. Já o verde limão, do amarelo com o verde.

 

 

 

COMO CRIAR UMA PALETA HARMONIOSA?

 

Combinar cores 4

 

 

O esquema acima mostra as formas mais comuns para combinar cores utilizando o círculo cromático. Incluindo os sobretons, como mostrado na primeira imagem, dá para brincar com a intensidade das cores e conseguir diversos efeitos, mais chamativos ou discretos. Essa dica é ótima para evitar um efeito visual muito ruidoso, como o laranja e o azul intensos. O melhor é usar um dos dois em uma nuance mais “calma”, como um azul claro ou laranja queimado.

 

 

Complementares (ou harmonia oposta): são as cores de lados opostos na roda, como vermelho e verde, azul e laranja, etc. Combinadas, produzem um contraste de efeito visual bem agradável.

 

Análogas:  aparecem em sequência no círculo cromático. Usadas juntas (duas ou três cores), formam um conjunto harmonioso. mas sem contraste, pois todas têm uma cor em comum.

 

Triangulação (ou harmonia de 60°): são as cores que formam a figura de um triângulo no círculo. Escolhe-se uma cor, pulam-se três, e acrescenta-se a próxima na combinação.

 

Meio-complementares: basta eleger três cores da roda, como o verde e sua complementar, o vermelho. No entanto, no lugar da cor complementar, opta-se por duas harmoniosas, ou seja, uma de cada lado do vermelho.

 

Vale ainda combinar cores que formam um retângulo ou quadrado; duas cores análogas e uma complementar. Pode-se também optar pela monocromia, utilizando apenas uma cor, normalmente em vários tons, com intensidades variadas. Lembre-se que a monocromia pode ganhar pontos de interesse com peças decorativas contrastantes.

 

 

NEUTRALIDADE DE CORES + RIQUEZA DE TEXTURAS

 

Extremamente versáteis, as cores neutras, usadas em maior escala, incluem branco, off white, preto, cinzas, castanhos e beges. Como vão muito bem com praticamente qualquer cor da roda, são um excelente ponto de partida para formar a base de um ambiente. As demais cores, que costumam aparecer em menor escala, nos tons vibrantes ou padronagens, devem pontuar o décor em paredes, móveis, adornos e outros complementos.

 

 

Combinar cores 5

 

Na Decora Lider Ribeirão Preto 2016, o Home Integração da Família, de Fabiano e Tânia Hayasaki, economiza nas cores, mas não perde em aconchego e beleza. Branco, areia e preto são “alegrados” pelo mix de texturas, como o revestimento de pedras e o tom amarronzado na parede, móveis em madeira aparente e laqueados, espelhos, tecidos variados e tapetes.

 

 

 

Combinar cores 6

 

 

O tamanho do ambiente também deve ser levado em conta na hora de combinar cores. Neste cantinho do Quarto de Receber da Decora Lider Rio 2016, Fabíola Ambrosano e Joelma Perdigão elegeram tons neutros para criar uma atmosfera com pitada clássica. As nuances discretas evitam que o espaço pareça menor.

 

 

 

MISTURE SEM ERRO!

 

Combinar cores 7

 

As cores análogas e complementares, os rosados e o verde, em tons bem clarinhos, junto com o branco, aparecem no Quarto da Moça da Decora Lider BH 2016. A designer Márcia Menezes conseguiu combinar cores para uma atmosfera feminina e contemporânea, com toques clássicos.

 

 

 

Combinar cores 8

 

 

Também na Decora Lider BH 2016, a Sala de Jantar assinada por Johanna Anastasia traz as mesmas cores complementares, mas em tons diferentes. O verde da fotografia contrasta com amarronzados (como o marsala) e rosados da parede e mobiliário. Uma proposta super atual!

 

 

 

Para agitar o ambiente

 

 

Combinar cores 9

 

Quer um clima um pouco mais vibrante? A reunião do azul e laranja, cores complementares, sempre “dá jogo”! Na Decora Lider Brasília 2016, a Varanda Gourmet de Laísa Carpaneda e Flávia Nasr mistura o sofá azul com o carrinho laranja. Como os outros tons variam entre bege e marrom (no piso, fibras da base e encosto do sofá, outros móveis e complementos), o visual não pesa, mesmo lançando mão das listras no tapete e nas almofadas.

 

 

 

Mesclando análogos e complementares

 

 

Combinar cores 10

 

 

Tons análogos – amarronzados e vermelho – se opõem ao complementar azul, em perfeita harmonia. Este é o Lounge e Jantar de Fábio Tarossi para a Decora Lider Campinas 2015. Como as listras no tecido das cadeiras refletem as cores discretas do puff (em primeiro plano), tapete, telas e bufê, o equilíbrio é mantido, mesmo com a variedade de texturas e padrões. Desse jeito fica até gostoso combinar cores!

 

 

Combinando cores meio-complementares

 

Combinar cores 11

 

 

Um belo exemplo de cores meio-complementares: marrons (piso, parede, persiana e cadeiras), azulão (poltrona) e turquesa (fotografias na parede) formam a paleta do Living Compacto. Nesta obra de Carmen Calixto para a Decora Lider BH 2016, o arremate que dá toda a bossa é o tapete em P&B: apesar das cores neutras, “levanta” o ambiente com seu grafismo.

 

 

 

Combinar cores 12

 

 

Na Decora Lider Brasília 2015, o Estar e Jantar de Bárbara Paiva também traz tons meio-complementares. Ao lado do amplo sofá cinza, o marrom da madeira ganha a companhia de pontos amarelos e dourados (na mobília e luminárias), além do azulado no tapete.

 

 

Combinação retangular

 

Combinar cores 13

 

 

Parece difícil combinar cores seguindo a combinação retangular na roda das cores? Olha só o equilíbrio do Estar com Leitura criado por Isabela Bethônico para a Decora Lider BH 2016. Apoiados pelo tapete cinza, tons rosados (paredes e poltronas) e alaranjados (quadros e estante) + azul (tapete) e verde (plantas) = ambiente contemporâneo, longe da mesmice.

 

 

MAIS CORES E ESTAMPAS

 

 

Combinar cores 14

 

 

Na Decora Lider Ribeirão Preto 2016, a Varanda Gourmet de Luciana Teixeira Stecchini recebeu um tapete listrado em dois tons que se aproximam do tecido e da estrutura da poltrona. Se aproximam também dos outros elementos em madeira (mesas, bancos, buffet, painel com estantes, etc). Os pontos de cor moram na composição de fotografias – sobre parede clara e neutra –  mesclando azuis, amarelos e terrosos. O resultado é pura brasilidade!

 

 

 

Diferentes padronagens  pedem harmonia nos tons

 

 

Combinar cores 15

 

 

Ainda na Decora Lider Ribeirão Preto 2016, nuances neutras estampam tapete, almofadas e quadros, no Living de Renata Pedreschi Bernardes. As cores sóbrias, aliadas a materiais nobres, mantém a sofisticação, mesmo com a mistura de padronagens.

 

 

Combinar cores e estampas sem erro

 

Combinar cores 16

 

 

Quer inserir estampa em um ambiente que já mistura cores, mas sem carregar no décor? Veja o truque de Rosana Meirelles, no Studio do Arquiteto para a Decora Lider Salvador 2016. Os tons de azul e bege “saltam” da chaise e da marcenaria laqueada para a padronagem das cadeiras. Facinho seguir essa dica na sua casa na hora de combinar cores!

 

 

E tem mais:

  • Cores carregam significados, provocam sensações e afetam nosso humor e comportamento. Lance mão disso para criar os efeitos desejados ao combinar cores.
  •  Como as cores causam impacto em um ambiente, eleja uma paleta que tenha a ver com a sua personalidade.
  •  As combinações do círculo cromático são influenciadas por diversos fatores, como a intensidade e quantidade dos tons, dimensão do espaço, diversidade de texturas e iluminação. Experimente até agradar seus olhos!

 

Quer uma mãozinha para definir a paleta da sua decoração? Venha até a loja Lider Interiores mais próxima de você. Nossa equipe de design de interiores pode te auxiliar a combinar cores de acordo com a sua personalidade e com as necessidades do seu décor.

 

Confira as novidades do nosso Editorial