Como combinar a madeira na decoração

09 FEV 2018
• Dicas

Presença forte em qualquer casa, a madeira é um material extremamente versátil para a arquitetura e decoração, já que pode ser aplicada em fachadas, pisos, paredes, escadas, tetos e, claro, nos móveis. Por sua neutralidade, combina facilmente com outros materiais e com diferentes versões dela mesma, servindo de base para os mais diversos estilos de ambientação – seja clássico, rústico, vintage, contemporâneo, industrial, eclético – e também pontuando mobiliário e complementos. Resistência e durabilidade ainda fazem da madeira uma escolha acertada para criações atemporais.

O uso da madeira remete a conforto e aconchego, característica perfeita para aquecer um lar e suavizar materiais como concreto, metais e vidros. Além disso, assim como as plantas, ela reforça a nossa ligação com a natureza, dando vida e harmonizando os ambientes, ao ir na contramão de um mundo cada vez tecnológico, artificial e pobre em texturas que convidam ao toque. Pensando nessa matéria-prima que é a marca registrada da Lider, separamos cinco dicas para te ajudar a combinar a madeira na decoração de sua casa.

1 – Escolha um tom de madeira para todo o ambiente

Essa tática é a mais prática e fácil se você não quer se arriscar a cometer erros. Escolha uma mesa, cadeira e buffet pretos, por exemplo, e aposte em uma base mais neutra e clara, para que o ambiente não fique tão pesado.

Como combinar a madeira na decoração

Mesa Bend, cadeiras Laura e aparador Alt, todos na cor preta.

Como combinar a madeira na decoração

No restaurante da Casa Cor Minas 2017, as mesas Savoy e as cadeiras Coeva possuem o mesmo tom de madeira. Em primeiro plano, a mesa Arezzo em laca laranja e as cadeiras Ditta no mesmo tom das mesas Savoy e cadeiras Coeva formam um chamativo contraste.

2 – Misture um tom de madeira neutro com uma laca mais vibrante

Como vimos no restaurante da Casa Cor mencionado anteriormente, uma ótima forma de ousar no décor é misturar um tom de madeira mais neutro e claro com uma laca vibrante. A mistura é moderna, jovem e cheia de casualidade, ótima para ser aplicada em salas de jantar, por exemplo, e em ambientes comerciais.

Como combinar a madeira na decoração

A mesa de jantar Arezzo redonda laranja é realçada pelas cadeiras Dantes com encosto palhinha em um tom de madeira bem clarinho.

3 – Tons escuros são sinônimos de sofisticação

Se você é fã de madeiras em tons mais escuros, não deixe de combiná-la com o preto. A mistura, além de ser muito elegante, é perfeita para espaços que exigem certa sobriedade. Vale também inserir outros materiais, como o metal.

Como combinar a madeira na decoração

A estante em madeira escura ganha boa companhia com a poltrona Ditta na cor preta. O equilíbrio fica por conta da mesa lateral Eixo com estrutura em metal.

4 – Madeira e couro, a dupla perfeita

A mistura das duas matérias-primas é imprescindível para quem não abre mão de qualidades como conforto, sofisticação, durabilidade, praticidade e estilo. Assim, é interessante que a tonalidade da madeira acompanhe a do couro. Mas, para que o ambiente não fique totalmente monocromático, a dica é investir em um tapete mais claro, que garanta a luminosidade do ambiente.

Como combinar a madeira na decoração

No café Plataforma 8, da CLS Arquitetura para a Casa Cor Minas 2017, o sofá Capitonê em couro é acompanhado pelas mesas de madeira Savoy e cadeiras Lilly revestidas em couro e tecido.

5 – Valorize a madeira com complementos coloridos

Destacar a madeira e dar ao material o valor que ele merece é simples e agradável. Plantas, obras de arte e tecidos coloridos são um ótimo complemento para uma peça central feita no material.

Como combinar a madeira na decoração

O buffet Labirinto ganha destaque com as obras de arte coloridas displicentemente posicionadas sobre ele, com o vaso de plantas que traz a natureza para dentro de casa e o azul da poltrona Coeva.

Pronto para inserir a madeira no décor da sua casa? Aproveite e confira o nosso e-book sobre escolher o sofá ideal para a sua casa.

Confira as novidades do nosso Editorial