Como dar aconchego na decoração da casa

Dica de decoração

Como dar aconchego na decoração da casa

23 FEV 2018

Quando se fala em aconchego, a sensação é de estar em algo macio e acolhedor, no qual podemos relaxar e deixar as preocupações de lado. Nossa casa é um desses locais. Mais do que prática, ela deve acolher não só os moradores, mas também os convidados. Para que esse objetivo seja atingido, um dos instrumentos mais adequados é o investimento em uma decoração que priorize o aconchego, o conforto, o relaxamento, prestando atenção em alguns detalhes do ambiente. A seguir, selecionamos alguns pontos importantes para sua casa ficar ainda mais aconchegante. Confira!

1 – Iluminação

A iluminação é um instrumento eficaz quando o objetivo é dar aconchego à decoração de casa. Para isso, vale valorizar ao máximo a iluminação natural de cada espaço. À noite, opte por luzes mais intimistas.

Como dar aconchego na decoração da casa

Nessa sala, André Alf optou por uma iluminação distribuída pelo espaço por meio de diversos spots.

Outra alternativa é investir em dimmers, que controlam a intensidade da luz emitida por cada lâmpada.

2 – Cores

Um bom uso de cores é essencial para garantir o aconchego de um espaço. Se você gosta de tons fortes, deve usá-los com cuidado para que ambiente não fique muito carregado ou agitado demais.

Como dar aconchego na decoração da casa

Nessa sala, Isabela Bethônico aplicou um rosa salmão nas paredes. Outros pontos de cor, como o azul do tapete e o amarelo da estante, são responsáveis por esquentar o ambiente e deixá-lo mais confortável. Caso prefira tons claros, tome cuidado para que tudo não fique “limpo” demais, tirando a sensação de aconchego do espaço.

3 – Plantas

As plantas conferem aconchego na hora! Afinal, quem não quer um pedacinho da natureza dentro de casa?

Uma das soluções mais usadas atualmente são os jardins verticais. Além de proporcionar o clima natural do ambiente, eles são sinônimos de sofisticação.

Nessa sala de Jacira Pinheiro, ele cobre as duas laterais da parede principal. Não tem espaço para um jardim vertical? Invista em um cantinho onde a natureza é a atração principal.

Como dar aconchego na decoração da casa 4 – Tapetes

Os tapetes também são responsáveis por garantir o aconchego de uma casa no ato. Para isso, preste atenção em seu tamanho: ele não pode nem ser grande demais nem pequeno demais para o espaço onde será inserido. O tecido também é importante. Uma sala ou um quarto pode ter um tapete com um tecido mais aveludado. Deixe os tecidos mais encorpados para áreas de circulação. Quer chamar atenção? Escolha um tapete estampado, como fez Nágila Andrade nesta sala.

Como dar aconchego na decoração da casa

5 – Mantas e almofadas

Quando o assunto é aconchego, elas são os primeiros objetos que vêm à mente. Além disso, sua versatilidade faz delas um item indispensável no décor que transmite um ar de conforto.

O Ateliê Lider produz mantas, capas para almofadas e travesseiros por meio de um autêntico trabalho artesanal. Experimente deixar uma manta sobre a cama e misture as texturas das capas de almofadas e travesseiros para garantir o clima de bem-estar do quarto.

Como dar aconchego na decoração da casa

6 – Móveis confortáveis dispostos de forma correta

Um espaço apertado manda a sensação de aconchego para bem longe, não acham? Mas essa premissa não significa que espaços compactos não possam atingir o tão sonhado conforto. Tudo depende de móveis bem escolhidos e bem dispostos.

Nesse quarto, Adriana e Mércia Sales optaram por um revestimento que lembra a cabeceira de uma cômoda, e que percorre parte da parede. Um tapete felpudo posicionado no pé da cama e dois banquinhos estrategicamente ao lado garantem a harmonia do layout.

Como dar aconchego na decoração da casa

Quer deixar sua casa mais aconchegante? Visite uma de nossas lojas e descubra como nós podemos te ajudar. Aproveite para conferir o nosso guia do sofá perfeito e faça sempre a escolha certa.

Como escolher o sofá perfeito