Como decorar o quarto perfeito para adolescentes?

04 JUL 2019
• Dica de decoração

Decorar o quarto de um adolescente pode ser mais difícil do que parece. Isso porque é imprescindível captar seus desejos e anseios para o espaço, e imprimir sua personalidade – que costuma ser volátil nessa fase. Mas o desafio pode ser um processo agradável e divertido se feito em parceria com eles. Então, como decorar o quarto perfeito para um adolescente? Algumas características como funcionalidade, personalidade e beleza fazem parte de um projeto para esses jovens. Te mostramos o caminho das pedras a seguir. 

Converse bastante com o adolescente

É interessante mergulhar em seu universo e entender quais são seus ídolos, hábitos, o que gosta de fazer e atividades que fazem parte do seu dia a dia para captar ao máximo a sua personalidade. Também ouça o que ele espera do projeto, qual seria seu quarto dos sonhos, quais são suas cores preferidas, entre outras perguntas de rotina para um arquiteto e/ou designer de interiores, mas que no final, fazem toda a diferença. 

Não tenha medo de usar cores

O universo adolescente permite (e adora!) um uso vibrante de cores. Portanto, na hora de montar sua cartela, não tenha medo de ousar. Olávio Costa, da Chacon Arquitetura, escolheu diversos tons de azul para o quarto desse jovem. 

 

decorar o quarto de um adolescente

 

Não esqueça dos “cantinhos especiais”

Adolescentes adoram um cantinho no quarto, onde podem se dedicar ao seu hobbie ou simplesmente descansar e ouvir música. Portanto, vale criar um cantinho que favoreça alguma atividade do adolescente em seu projeto. Nesse quarto projetado por Ana Rita Barreto, a penteadeira ganhou destaque, assim como o armário de acessórios. Tudo que uma adolescente sempre sonhou.

 

decorar o quarto de um adolescente

 

Dividir o quarto 

Se você deve decorar o quarto não só para um, mas dois adolescentes que irão dividi-lo, é interessante pensar em formas que mantenham certa privacidade e individualidade de cada um. Nesse quarto assinado por Angélica Mussolini e Maria Inês, cada uma das adolescentes possuem o seu cantinho e seu armário. Reparem nas mesas ao pé da cama, que evita brigas e discussões na hora dos estudo.

 

decorar o quarto de um adolescente

 

Diversão com amigos

O adolescente gosta de receber os amigos em casa? Que tal um quarto pensado também como um local de diversão? Esse projeto de Bruna Oliveira apostou no sofá-cama como móvel coringa para essas ocasiões. Junte a isso um tapete geométrico e as paredes pintadas em azul, verde e cinza e tenha um quarto que é diversão garantida! 

 

decorar o quarto de um adolescente

 

Ambientes para adolescentes “adultos”

Se o adolescente já não se sente mais um adolescente e tem em mente um quarto adulto, é possível, sim, fazer um quarto com esse perfil. Jussara Alvim criou um quarto que em tudo lembra o de uma mulher adulta. Mas nos detalhes, como nos quadros na paredes e na luminárias ao lado da cama, é possível notar um clima mais jovem e divertido. 

 

 

Pronto para decorar o quarto de um adolescente? Então visite uma de nossas lojas e comece já a pôr a mão na massa!

mix de composição

 

Confira as novidades do nosso Editorial