Como escolher a cor do sofá ideal para sua casa

24 MAIO 2018
• Dicas

Ele é o móvel de destaque em qualquer ambiente, o que gera certa responsabilidade na hora de escolher qual será o sofá ideal para a sua casa. Uma das características que são essenciais para acertar na escolha se refere à cor do estofado. Ela deve estar não só de acordo com seu design, mas também com a decoração como um todo. Além disso, deve refletir o estilo de vida dos moradores. Confira a seguir três dicas que te ajudarão na escolha da cor ideal para o seu sofá.

1- Escolha cores complementares

Já falamos sobre o círculo cromático e como ele é importante na decoração e com o sofá também não é diferente. Para deixar o ambiente harmonioso, é interessante utilizar cores complementares. Utilize o círculo cromático como guia para combinar a cor do sofá com a decoração. É interessante misturar cores quentes e frias.

cor do sofá ideal

Nessa sala, o sofá Capitonê caramelo ganha companhia da mesa de centro Slim grafite.

cor do sofá ideal

O sofá Fofo rosa garante a energia desse ambiente com base cinza, criação do Studio Ro+Ca.

cor do sofá ideal

Nesse home office de Cláudia Martins, tons terrosos são predominantes. O sofá ganhou cor mais clara e vibrante, com textura em couro, que se destaca no ambiente.

2 – Cores neutras são a melhor opção para quem prioriza praticidade

Se para você uma das prioridades em um sofá é a sua praticidade, é interessante que escolha cores neutras como o cinza, gelo e off-white. Essas cores – principalmente o cinza – “escondem” a sujeira e exigem menos lavagens do que um sofá amarelo, branco ou preto, por exemplo. Além disso, um sofá na cor neutra é mais flexível no quesito “combinação” do décor.

cor do sofá ideal

O sofá Mix em tom off-white garante um décor harmonioso nesse projeto de Roberta Rennó.

cor do sofá ideal

A Lev Arquitetura optou pelo sofá Way na cor cinza para este loft da Casa Cor Rio 2017. A cor é uma ótima companheira do marrom presente no puff Back.

3 – Leve em conta o conceito do ambiente

Entender o “clima” do ambiente onde o sofá será inserido é imprescindível na hora de escolher a cor do sofá ideal para a sua casa. Tons mais ousados, como o vermelho, amarelo e laranja são uma ótima opção para áreas sociais. Tons pastel, por exemplo, inspiram relaxamento e são bem-vindos na área íntima.

cor do sofá ideal

O sofá Verão com estofado azul, escolha de Laísa Carpaneda e Flávia Nasr para esse ambiente, é realçado pelo contraste com o laranja do carrinho Aio.

cor do sofá ideal

Local de relaxamento, o home de Andréa Duarte e Anna Malta ganhou sofá em tom neutro, realçado pela chaise em cor caramelo.

Pronto para decidir a cor do seu sofá? Baixe o nosso e-book e confira mais dicas para fazer a melhor escolha para o seu lar.

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso Editorial