Como escolher o tapete ideal

07 JUL 2011
• Inspiração

Como escolher o seu tapete? Para o Aladdin de Walt Disney, seu tapete lhe completava – companheiro perfeito para as horas incertas, o artefato mágico estava sempre pronto a ajudar o encantador herói a sair das enrascadas às quais ele acabava se dando. Hoje, os tapetes têm função semelhante na decoração.

Por sua importância na composição do ambiente, pode-se dizer que, com ele, o ambiente está então completo. É preciso, porém, escolher bem, levando em consideração a praticidade, o material a ser usado e a cor. A designer de interiores Ana Raquel Oliveira explica o que deve ser observado na hora de escolher o seu tapete.

Qual o tapete mais adequado levando em conta os diferentes ambientes?

Os tapetes de nylon são ideais para sala, home e quarto, já que são bem confortáveis e deixam o ambiente bem aconchegante. Além disso, possuem cores e tamanhos variados, o que facilita a escolha.

E os felpudos?

Estes são para os ambientes que nos transmitem total conforto; então, podemos usá-los nos quartos e nos homes.

Como os formatos e tamanhos influenciam?

Os mais retos e lisos são para aqueles que complementam o ambiente, enquanto os que têm formas e tamanhos mais ousados são para quando o tapete exerce função de destaque. É preciso saber o objetivo para então escolher o modelo.

Quando optar pelo liso e estampado?

Quando estamos ousando nos adornos, quadros e cores, tanto nas paredes como nos móveis. Nesses casos, indicamos um tapete mais sóbrio ou monocromático, de forma que a leitura visual do ambiente fique mais suave. Já quando optamos por uma decoração mais limpa, usando pouca cor, aí podemos escolher um que se destaque mais, com estampas ou listras.

E como escolher o material?

Os tapetes de couro de boi ficam bem em todos os ambientes: são modernos, de fácil manutenção, e por isso são hoje muito usados. Os de sisal, por sua vez, são opção para casas de campo e de praia. É um tapete com um bom custo-benefício, uma vez que, além dos bons preços, tem boa durabilidade e é fácil de limpar.

Como o tapete deve dialogar com o restante da decoração?

De maneira muito cuidadosa, devemos fazer com que o tapete faça um casamento perfeito com todo o entorno. É preciso levar em consideração cores, tamanho e formato. Em relação ao tamanho, por exemplo, o tapete deve sempre fazer todo o contorno dos móveis e nunca ficar menor, caso contrário fica a sensação de que o produto era de tamanho aquém do ideal para o ambiente.

 

 

Confira as novidades do nosso Editorial