Saiba como escolher uma cadeira

01 SET 2011
• Inspiração

Conforto, uso na decoração, durabilidade. Você sabe quais aspectos devem ser levados em consideração na hora de comprar uma cadeira? De acordo com a arquiteta Andrea Neves Duarte, a escolha deve estar atrelada ao uso da cadeira e à proposta do ambiente no qual ela estará inserida.

Acompanhe a Lider Interiores pelo Facebook e Twitter.

“Na hora de selecionar uma cadeira para um ambiente corporativo, a primeira característica que deve ser avaliada é a hierarquia de quem irá utilizá-la”, ensina Andrea. “Além disso, devem ser escolhidas peças que levem a ergonomia e o conforto em consideração. Afinal, a pessoa passará boa parte de seu dia sobre a cadeira. O aspecto seguinte é a harmonia com o ambiente, escolhendo cores e texturas que combinem com o estilo do local”. Se a cadeira for para o trabalho em casa ou estudo, a ergonomia deve vir em primeiro lugar e, em seguida, a contribuição para a composição do ambiente. O mesmo vale para as poltronas utilizadas na sala de televisão, por exemplo, onde a pessoa passará mais tempo e o conforto e aconchego são essenciais.

“Já a relação às cadeiras da sala de jantar ou poltronas para visita, pode-se dar preferência para o design e uso na decoração, pois a pessoa não passará muito tempo sobre o móvel. Nesses casos, o impacto que a cadeira terá para o ambiente é mais relevante do que o conforto”, explica a profissional.

Andrea ainda dá algumas dicas para a escolha dos materiais. Em ambientes com crianças ou em que as cadeiras estejam em uso constante, ela recomenda que haja opção pelo couro ou por tecidos resistentes, além de dar preferência para as cores escuras. “Outra solução é utilizar capas. Assim, é possível usar cores claras, já que elas podem ser tiradas para lavar com facilidade. Além disso, pode-se variar as texturas e estampas e atualizar o ambiente”, diz. Se for um espaço pouco utilizado e que receberá destaque para a decoração, é possível empregar tecidos mais delicados, como o linho, e cores claras.

Confira as novidades do nosso Editorial