Como fazer um contraste interessante de materiais na cozinha?

24 MAIO 2019
• Dicas

A cozinha já é considerada um dos ambientes mais importantes da casa. Sua transição de cômodo isolado para protagonista veio também com novos recursos no quesito decoração, recursos estes que vieram acompanhados de muita tecnologia. Uma das estratégias de décor mais usadas atualmente – fruto da integração da cozinha com a área social da casa – é a mistura de materiais. Mas como misturar materiais de forma bonita e prática – já que itens como durabilidade e limpeza são essenciais quando se fala em cozinhas ?

Funcionalidade é primordial

Ao misturar diferentes materiais em uma cozinha, é importante prestar atenção na função que cada um desses materiais exercerá no ambiente, e se essas funções estão de acordo com as potencialidades de cada material. Nessa cozinha, por exemplo, os armários com painéis de madeira estão localizados abaixo da pia, enquanto os com painéis de vidro estão ao lado e na parte superior da pia. Essa mistura tira a monotonia da cozinha sem abrir mão de sua funcionalidade. Outro recurso que aumenta o seu potencial estético é o uso de ladrilhos hidráulicos na parede, que deixa tudo mais descontraído – e tem o bônus de ser fácil de limpar.

Preste atenção nas cores dos materiais

Não só de funcionalidade vive uma boa cozinha. Assim como na decoração de um quarto, por exemplo, é importante pensar na sua cartela de cores. Portanto, ao escolher os materiais que farão parte do espaço, veja a variedade de cores disponíveis. Nessa cozinha de Roberta Rennó, o tom da madeira da bancada complementa o piso em cimento queimado, que contrasta com as paredes de tijolinhos laranja, sem perder a harmonia.

Quebre a hegemonia dos armários da cozinha

Geralmente feitos no mesmo material, os armários da cozinha podem ser valorizados com o uso de materiais em cores e acabamentos diferentes. A cozinha de Luciana e Vitor Dauster, da Dauster Arquitetura, possui armários com painéis de madeira brancos. Esse branco é quebrado pela bancada em Silestone preta da pia, e uma estante em madeira clara. O mix é responsável por deixar o ambiente bem mais aconchegante.

Traga elementos da natureza para a cozinha

Que tal deixar a cozinha com um toque natural? Nesse espaço do Studio Tsae, a parede da pia ganhou revestimento em grama artificial, se adaptando de forma harmoniosa com a bancada de madeira e os armários brancos.

Cozinhas integradas pedem materiais mais sofisticados

Se sua cozinha é integrada a área social da casa, é interessante pensar em materiais mais elegantes, que possam fazer parte da decoração com naturalidade. Nessa cozinha da CLS Arquitetura, o Silestone está presente nas bancadas, valorizando o design de móveis como a cadeira Delgadarevestida em couro – e a mesa Savoy, que ganhou acabamento em laca fosca.

Pronto para misturar materiais na sua cozinha? Visite uma de nossas lojas e conheça a nossa variedade de acabamentos!

 

Como ter uma cozinha prática e cheia de personalidade 2

Confira as novidades do nosso Editorial