Como fazer uma decoração de Natal no estilo escandinavo

13 DEZ 2017
• Dica de decoração

Simplicidade é a base do estilo escandinavo, adepto do “menos é mais”. Na decoração não é diferente. Os escandinavos valorizam a entrada da luz natural – já que o clima nórdico faz com que eles fiquem no escuro grande parte do tempo – amam e valorizam o design de móveis e não abrem mão de um espaço vazio. Também se guiam por cores claras, com o branco e o cinza entre seus favoritos.

Quando o assunto é decoração de Natal, a essência permanece a mesma. Um clima casual e despretensioso guia todo o décor da casa escandinava no fim do ano. A seguir, selecionamos algumas ideias para inspirar você a fazer uma decoração de Natal no estilo escandinavo e surpreender seus convidados.

Árvores de Natal minimalistas

Os escandinavos adoram trazer a natureza para dentro de casa. Quando o assunto é árvore de Natal, ela é tão valorizada que seus enfeites ficam em segundo plano. Eles preferem que ela seja a estrela da festa. Os adornos são pontuais e complementares, nunca protagonistas. Os presentes também não devem roubar o papel visual da árvore. Embrulhos em papéis pardos são os mais populares.

Os enfeites ficam em segundo plano nas árvores de Natal escandinavas.

A árvore sem folhas é realçada pelas velas que assumem o papel de enfeites e pelos embrulhos de presente em papel pardo.

Figuras folclóricas do Natal

Gnomos, duendes e fadas são figuras da cultura popular escandinava. A terra do Papai Noel vai além do tradicional bom velhinho de barba branca e seu trenó e veste tudo e todos com o personagem.

Duendes assumem o papel de Papai Noel nesses adornos feitos de feltro.

Velas sempre presentes

Os escandinavos adoram usar velas na decoração, criando uma atmosfera superconvidativa e aconchegante. De todos os formatos e tamanhos, elas acompanham a cartela de cores do décor, e são, em sua maioria, de tons claros. Também se inserem na decoração de forma discreta, se transformando em charmosos adornos.

Natureza e velas, duas paixões escandinavas.

Boas-vindas clean

As guirlandas também assumem o estilo minimalista no Natal escandinavo e são itens obrigatórios em suas casas. Muitos preferem deixar o estilo de guirlanda tradicional de lado e apostar em várias releituras do adorno.

Novelos de lã de diferentes cores formam essa guirlanda escandinava.

Fácil de fazer, essa guirlanda usa corda, um círculo de madeira, folhas artificiais e adornos de bolas pretas e geométricas para impressionar quem chega em casa.

Outra guirlanda que demonstra a paixão dos escandinavos por velas.

Mesa essencial

O primeiro item a ser exercitado quando se pensa em uma decoração de Natal no estilo escandinavo é o desapego. Sua cultura aprecia a essência e a praticidade. O mesmo conceito pode ser aplicado na montagem das mesas natalinas. Deixe o supérfluo de lado e invista em poucas e boas louças e taças.

O clima total white domina essa mesa dinamarquesa.

Inspirado? Faça sua decoração de Natal no estilo escandinavo e compartilhe com a gente no Instagram através da #natallider.

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso Editorial