Como higienizar os armários da sua casa

05 JUL 2017
• Dicas

A limpeza de casa é um ritual diário, que não só deixa tudo mais organizado como também, acreditam os mais holísticos, faz a energia circular. Mas quando se fala em higienizar os armários, é comum entre a maioria das pessoas só limpá-los de vez em quando, durante o momento em que decidem descartar algumas peças e objetos para reorganizar tudo novamente.

Pois está na hora de mudar o seu conceito sobre limpeza de armários. É tarefa importantíssima higienizá-los com periodicidade, não só para deixá-los mais limpos, “sacudir a poeira” e evitar mofos e traças, como também para conservar suas roupas e objetos. Confira algumas dicas que separamos para você a seguir:

1 – Pratique o desapego

O primeiro passo é retirar todas as roupas/objetos do armário. Aproveite para fazer um descarte e ficar só com aquilo que realmente lhe faz feliz. Marie Kondo, autora do livro “A Mágica da Arrumação”, aconselha a descartar tudo de uma só vez. Portanto, selecione os armários que irá limpar, retire tudo de dentro deles, e faça o descarte. Para cada peça/objeto que pegar, se faça a pergunta: “isso me faz feliz?”. Caso a resposta seja negativa, o descarte é o caminho.

Como higienizar os armários da sua casa

2 – Passe um pano úmido e utilize produtos de limpeza neutros

Com o armário vazio, passe um pano úmido, de preferência com um pouco de sabão neutro (não utilize alvejantes ou produtos clorados). Deixe as portas abertas e espere cerca de 10 minutos para secar e evitar a umidade. Preste atenção no pano, ele deve sempre estar limpo.

3 – Atenção com gavetas flocadas

As gavetas flocadas (aquelas com pequenas divisórias internas) devem ser limpas preferencialmente com pano seco ou aspirador de pó. Evite usar panos úmidos ou molhados para não danificar o material.

Como higienizar os armários da sua casa

4 – Cuidado com a umidade!

Para evitar que a umidade se instale, durante o período chuvoso evite guardar papéis, papelão, documentos e roupas em sacos plásticos. Se o armário não for fixo no local, afaste-o pelo menos 3 cm da parede.

Outra dica para reter a umidade e evitar possíveis odores é encher pequenos potes de plástico com areia de gato sílica gel em cristais. Coloque-os nas gavetas e cantos do armário.

5 – Não se esqueça dos acessórios metálicos

Para não riscar e causar dano à parte metálica dos armários, a dica é usar cera automotiva para poli-los e limpá-los corretamente.

Como higienizar os armários da sua casa

6 – Cheque e — não remova — a lubrificação dos trilhos

Por fim, para higienizar os armários de forma completa, verifique ainda se os trilhos das gavetas estão funcionando corretamente. Eles possuem um lubrificante na?o to?xico que auxilia no seu movimento de abre e fecha. É importante não remover este lubrificante e checar se algum objeto estranho está em contato com os trilhos, a fim de que eles operem corretamente sempre.

Como higienizar os armários da sua casa

E aí, gostou das nossas dicas? Conte para a gente nos comentários qual a sua fórmula preferida para higienizar os armários da sua casa!

Como ter uma cozinha prática e cheia de personalidade 1

Confira as novidades do nosso Editorial