Como inserir texturas e elementos naturais no décor

19 MAR 2018
• Inspiração

Já falamos por aqui sobre a necessidade de trazer as plantas para dentro de casa como uma forma de estarmos mais próximos da natureza. Mas esta não é a única forma de aderir a uma decoração natural. Inserir texturas e elementos naturais no décor pode ser uma ótima escolha para aqueles que não entendem de plantas ou não possuem muito tempo para cuidar delas. Entre os elementos que garantem essa sensação “100% natureza” está a madeira, carro-chefe da Lider e tecidos como o couro e o algodão. Selecionamos cinco ambientes que usaram dessa mistura para você se inspirar! Confira a seguir.

Aposte na madeira em seus diversos tons

elementos naturais no décor

A madeira é a base dessa sala de jantar projetada pela arquiteta Estela Netto. Para tirar o visual da monotonia de um mesmo material, Estela escolheu cadeiras Ditta de madeira em um tom que contrasta com os tacos do piso. Outra textura que chama atenção é a do tampo da mesa Vetta, de vidro fosco. Para completar, a série de photoart na parede faz referência direta ao tema “natureza”.

Explore o verde de plantas e flores

elementos naturais no décor

Nesse living, Nina Abadjieff optou por valorizar o jardim vertical presente em uma das laterais do ambiente. A madeira que reveste parte da parede aquece o ambiente, enquanto os bancos Pandu e Mocho com estofado de couro formam um delicioso contraponto com a mesa de madeira.

Uma ótima forma de aplicar esta mistura no décor da sua casa é escolher um móvel central de madeira – pode ser a mesa da sala de jantar ou uma mesa de centro – e conjugá-lo com outras peças de madeira, mas que recebem um detalhe extra, como um revestimento em couro ou algodão.

Use tecidos a seu favor

elementos naturais no décor

Se você adora tecidos, uma ótima forma de inserir e misturar elementos naturais no décor é por meio de mantas, cobertores e almofadas para o quarto. Linho, algodão e técnicas como o patchwork e o macramê garantem um mix superatual e fácil de fazer. Experimente!

Mescle um material simples com um mais sofisticado

elementos naturais no décor

A palha também é um excelente elemento natural para complementar o décor. Se você quer um ambiente que respire natureza, mas não seja muito tropical, uma boa dica é misturá-lo com materiais mais nobres, como o vidro, o espelho e a laca. Nesse ambiente Lider, os bancos de palha ganham sofisticação com as escolhas dos móveis de acabamento espelhado e da photoart de Juliana Sicoli.

Escolha um elemento central

elementos naturais no décor

Na Garagem de Estar de Adriana Bellão, a mesa de centro Nick de madeira é acompanhada de outra peça de madeira de demolição. O sofá Ensaio ganha almofadas de patchwork de couro com costura aparente, o que garante o clima rústico chique do ambiente.

Aposte nas fibras naturais

elementos naturais no décor

A laca da mesa de centro Mix, com o estofado de couro do banco Mocho e a fibra sintética das poltronas e dos sofás Napoli foram os materiais escolhidos para esta varanda projetada pela Lage Caporali. Se quiser aderir a este décor, escolha para a sua casa um conjunto de móveis de um material natural marcante – no caso da varanda, foram as fibras do sofá e das poltronas – e vá pontuando o restante do décor com outros móveis de materiais como o couro e a madeira.

Pronto para aplicar tudo o que aprendeu aqui no décor de sua casa? Visite uma de nossas lojas para se inspirar!

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso Editorial