Como montar uma adega em casa?

20 JUN 2018
• Inspiração

Com a aproximação do inverno, chega a vontade de degustar os vinhos preferidos, não é? É hora também de pensar em como armazená-los em casa, já que com o frio a tendência é ter sempre a mão uma garrafa da sua marca preferida. Mas antes de montar a sua adega em casa, preparamos algumas dicas importantes, começando primeiro por um levantamento de ideias. Acompanhe.

Onde será montada a adega?

Além de pensar no local, é importante pensar nas seguintes questões:

  • Qual o tamanho de espaço disponível para guardar os vinhos?
  • Qual a quantidade de vinhos a serem estocados?
  • Ela será ou não integrada aos outros ambientes da casa?
  • Como é a temperatura no espaço escolhido?
  • Será necessário o uso de uma climatização?

Com essas respostas em mãos, é hora de começar a montar a sua adega. Para isso, é interessante que você consulte um arquiteto e/ou designer de interiores, profissionais aptos a te orientar na questão de medidas, melhor escolha do lugar e acabamentos. Para te ajudar, selecionamos algumas adegas que podem servir de inspiração.

Compacta

O aparador da sala de jantar pode receber uma mini adega de forma rápida e eficiente. Nesse projeto de Elda Midian e Betânia Midian, um armário com nichos localizado abaixo do aparador recebe as garrafas de vinho.

Decorativa

Possui uma grande carta de vinhos em casa? Então faça como Manuela Senna e projete uma estante com nichos exclusiva para ela. Do piso ao teto, essa adega ainda é sinônimo de praticidade, já que o manuseio das garrafas é extremamente fácil.

Se você tem espaço de sobra, pode também escolher montar uma autêntica sala de vinho.

Funcional

Que tal separar um espaço para os seus vinhos no home de casa? Fernanda Christine deixou tudo mais fácil ao dedicar um espaço no aparador da sala de TV para eles. É só escolher a garrafa, pegar a taça e degustar um bom vinho assistindo ao seu filme favorito.

Prática

A adega também marca presença nessa varanda gourmet de Luciana Teixeira Steccini. Localizada abaixo da bancada que serve de apoio ao ambiente, ela ocupa lugar estratégico, de fácil manutenção.

Integrada

Andréa Duarte e Anna Malta escolheram dois tipos de adega para esse living: uma climatizada, localizada à esquerda, e outra feita de marcenaria, ambas localizadas nas extremidades do buffet que percorre o espaço. Ótima solução para quem deseja integrar uma adega climatizada com outra em temperatura ambiente.

Diferenciada

Esqueça os nichos quadrados tradicionais e aposte em formatos triangulares para receber várias garrafas simultaneamente, como fez Glória Copello nessa sala de jantar. Portas de correr garantem a leveza visual do ambiente.

Portas de correr também foram a solução encontrada pela T3 Arquitetura para a sala de jantar da Decora Lider Salvador 2018. Outro detalhe é a mistura dos nichos: tanto no tradicional formato quadrado quanto no triangular.

E então, não vê a hora de montar a sua adega em casa? Visite uma de nossas lojas para se inspirar ainda mais!

adega em casa

Confira as novidades do nosso Editorial