Como montar uma garagem de estar funcional e elegante?

23 JAN 2018
• Inspiração

Nova tendência no décor, a garagem de estar tem marcado presença em mostras de decoração e arquitetura mundo afora. O espaço é uma junção da garagem com uma sala de estar, e pode tanto receber amigos e família como ser um local de descanso, ideal para uma leitura ou para assistir um bom filme. Se você é fã de automóveis, a garagem de estar é uma ótima forma de incorporá-lo ao ambiente.

Na mostra Campinas Décor 2017, a arquiteta Adriana Bellão criou uma garagem de estar sustentável e autossuficiente. A começar pelo carro escolhido – um modelo elétrico – tudo no ambiente respira sustentabilidade. Com 60 m², a garagem recebe bar, oficina e uma sala de estar. Com pegada industrial, ocupa dois containers e tem piso vinílico que remete ao cimento. Inspirados nessa garagem de estar, damos cinco dicas para você montar a sua. Confira a seguir.

1 – Escolha revestimentos mais sofisticados

garagem de estar

Na sala de estar, destaque para a mesa de centro Nick e poltronas Slim.

O fato de ser uma garagem não significa que o ambiente deva abrir mão do conforto e da sofisticação. Portanto, pense com cuidado nos revestimentos usados. Adriana Bellão apostou no estilo industrial dessa garagem de estar. Para transmitir essa ideia, escolheu um piso vinílico que remete ao cimento. A sustentabilidade fica por conta de outra característica: o piso possui tratamento acústico, reduzindo o barulho de ruídos e impactos.

2 – Integre os ambientes

garagem de estar

Na sala de estar, sofá Ensaio, poltronas Slim e mesa de centro Nick.

O próprio conceito de garagem já transmite a ideia de um espaço sem divisórias. Na hora de montar a sua garagem de estar, pense de que forma você pode integrar todos os ambientes. Adriana Bellão optou por posicionar a sala de estar na entrada da garagem, enquanto o bar – delimitado por uma bancada – e a sala ao lado ocupam o fundo do espaço. Assim, é possível interagir com todos os presentes nos dias mais animados.

3 – Dedique um espaço para o seu hobby

garagem de estar

No espaço ao lado do bar, poltronas Museet revestidas em couro caramelo e mesas laterais Mari.

Não abre mão de uma boa leitura ou é um colecionar invicto de objetos, por exemplo? Então por que não separar um espaço para eles na sua garagem de estar? Além de garantir mais personalidade ao ambiente, ele se torna também ideal para os momentos de descanso.

4 – Crie um ponto de apoio gastronômico

garagem de estar

A bancada do bar recebeu os bancos Bow.

A ideia de se criar um bar ou mesmo uma pequena cozinha na sua garagem de estar é sempre válida. Além de prática, pois você não precisa se locomover até o interior da sua casa se quiser beber ou degustar alguma coisa, ela também é ideal para quem gosta de receber, tonando-se perfeita para os dias de festa.

5 – Insira o carro na decoração

garagem de estar

O propósito do ambiente não se resume somente a explorar o “clima” de garagem. É também conferir a seu carro um espaço adequado. Portanto, pense de que forma você pode inseri-lo na decoração. Nessa garagem de estar, Adriana Bellão optou por posicioná-lo na entrada do espaço. Para isso, criou um pergolado de madeira de reflorestamento com painéis solares produtores de energia fotovoltaica.

Pronto para criar a sua garagem de estar? Visite uma de nossas lojas e inspire-se!

Confira as novidades do nosso Editorial