Como ter um closet perfeito

14 AGO 2017
• Dicas

Abrir o closet e ver todas as roupas e acessórios organizados é o sonho de consumo de todos nós. Mas nem sempre é isso o que acontece. Segundo Marie Kondo, autora do livro “A mágica da arrumação”, da editora Sextante, a bagunça no armário tem duas possíveis causas: a primeira é o guarda-roupas estar cheio demais. A segunda é a falta de informação. Kondo acredita que algumas pessoas tidas como desorganizadas simplesmente não sabem como colocar roupas em cabides, guardar sapatos e acessórios, nem mantê-los organizados. Este último, vale ressaltar, é um trabalho diário, que não pode ser deixado de lado.

Veja abaixo algumas dicas que vão ajudar você a conquistar o tão sonhado closet perfeito.

Closet sob medida

Um fator que ajuda, e muito, a manter o closet organizado é ter um armário sob medida para guardar suas coisas. Antes de montá-lo, vale a pena fazer um inventário de tudo o que você pretende guardar no local. Esse levantamento ajudará o profissional responsável pelo design do closet a distribuir os compartimentos de forma a melhor atender às suas necessidades. Para uma mulher que possui muitos vestidos, por exemplo, é interessante ter um espaço maior para pendurar cabides. Já um homem com muitos ternos pode optar por um cabideiro duplo.

Medidas e proporções

Geralmente, há algumas regras a serem seguidas quando se fala em profundidade e altura dos compartimentos de um closet. A profundidade, por exemplos, tem o tamanho padrão de 60 cm. Caso o armário não tenha portas, essa medida pode variar entre 55 e 60 cm. Mas se a porta for de correr, ele normalmente apresenta profundidade de 66 cm, sendo 6 cm destinados aos trilhos por onde a porta deverá deslizar. Já no quesito gavetas e nichos, o tamanho varia de acordo com a necessidade do usuário.

Acabamentos para o seu closet

Quando se fala em portas e laterais, a Lider oferece no seu armário New Vision, feito sob medida, acabamentos como amadeirados, imbuia, lacas foscas e brilhantes, carvalhos, estanho, ebanizado, kernel, siena e zaino. Na parte interna, amadeirados amantea, branco texturizado, cinza colbalto nature, líneo têxtil e noce avelã.

Aposte na tecnologia

Para deixar o dia a dia mais prático, vale investir na tecnologia. Luzes internas, em nichos e gavetas, ajudam a localizar os objetos. A automação também pode ser uma opção. Já pensou em abrir as portas do closet e regular sua iluminação por meio do seu smartphone?

Pronto para realizar o seu sonho do closet perfeito? Veja outras opções de armários que a Lider oferece para você aqui.

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso Editorial