Como usar estampas na decoração

01 MAR 2018
• Inspiração

Uma das grandes dúvidas na hora de decorar diz respeito às estampas. Como usá-las de modo que não prejudique o décor? Vale misturar estampas ou é melhor seguir pelo caminho mais seguro e usar apenas uma? Qual a forma mais fácil e com melhor custo-benefício para inserir estampas na decoração? De olho nessas questões, selecionamos alguns ambientes para servir de inspiração para você. Confira a seguir.

1 – Escolha um tapete estampado para ser a peça central do décor

O estilo da estampa fica a cargo do que melhor combina com a decoração e com a sua personalidade. A maior vantagem de apostar em um tapete estampado é a praticidade, já que com uma peça você confere uma outra cara ao décor.

estampas na decoração

Nessa sala de Carmen Calixto, o tapete brinca com a geometria das listras. Ambas – geometria e listras – são tendências em alta na decoração.

estampas na decoração

Nessa sala de Jorge Trabuco, o tapete de losangos confere o clima sofisticado do ambiente.

2 – Aposte em papéis de parede estampados

Eles são a melhor forma de inserir estampados na decoração com um ótimo custo-benefício. Você pode optar por aplicá-lo em apenas uma parede do ambiente ou mesmo em todas elas. É importante lembrar que a estampa deve seguir a cartela de cores do décor, para que não haja “conflitos de interesse”.

estampas na decoração

Nessa sala de jantar de Patrícia Netto e Roberta Nicolau o papel de parede com estampa óptica segue a cartela de cores do espaço.

estampas na decoração

A cozinha de Luis Trentino ganha charme com o papel de parede listrado, também seguindo a cartela de cores e o estilo do ambiente.

3 – Mantas e almofadas também são uma ótima escolha para a área social da casa

Se você não quer trocar o tapete da sala ou mesmo aplicar um papel de parede novo, uma forma muito prática de inserir estampas no décor é por meio de mantas e almofadas.

estampas na decoração

No detalhe do living de Josiane Dalvi Alves, a manta bordada colore o ambiente.

estampas na decoração

Jeito simples para quem não abre mão de uma estampa, mas prefere algo mais discreto: almofadas listradas, como escolheu Elaine Lorenzon nesse ambiente.

4 – Brinque com as proporções das estampas

Essa é uma forma irreverente e surpreendente de misturar estampas. Escolha um mesmo desenho, mas em tamanhos variados, criando um interessante jogo visual.

estampas na decoração

A sala de Vanja Maia brincou com o pied-de-poule em variados tamanhos, tanto no tapete quanto nos puffs.

5 – Mantas, travesseiros e almofadas estampam quartos com facilidade

Outra opção com ótimo custo-benefício para a área íntima da casa é investir em mantas, capas para almofadas e fronhas estampadas. O melhor dessa iniciativa é poder mudá-la com mais frequência do que um tapete e um papel de parede, por exemplo. É possível até dar um passo à frente e misturar as estampas de cada um dos acessórios.

estampas na decoração

Na suíte de Antônio Bettarello, a manta listrada combina com as almofadas de estampa floral. Se for misturar estampas, o ideal é que elas sigam a mesma cartela de cores, para que o resultado não fique muito pesado.

estampas na decoração

No quarto de Marc?al Farnochi e Fernanda Restino Farnochi a almofada verde horizontal realça a estampa da colcha e dos travesseiros, que usa do mesmo verde junto ao marrom para criar uma estética de sucesso.

Pronto para inserir estampas na decoração? Conheça nossos adornos e complementos!

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso Editorial