Conheça os tipos de madeira para móveis

29 MAR 2018
• Inspiração

Conforto, nobreza e durabilidade são qualidades facilmente associadas à madeira. Também por carregar qualidades estéticas únicas, ela permanece como escolha primordial dos designers na criação de móveis atemporais. Como resultado de sua origem biológica, a madeira se apresenta em uma diversidade infinita. As variações acontecem inclusive na mesma espécie, pelo próprio crescimento da árvore e por condições do meio ambiente (solo, nutrientes, fornecimento de água, exposição solar, etc.). Essas alterações não costumam afetar suas propriedades mecânicas – cada espécie se presta à fabricação de uma gama de produtos – e são justamente o que tornam a madeira tão especial! Confira a seguir, os principais tipos de madeira para móveis:

tipos de madeira para móveis

Toda a singularidade da madeira revelada nas cadeiras Ditta, do Estúdio Nada Se Leva.

Madeira Maciça

Os móveis de madeira maciça, como o próprio nome diz, são aqueles fabricados com a madeira pura, sem adição de aglomerados ou lâminas. Mais resistentes e com características bem naturais, eles podem durar uma vida. Geralmente, são empregados em lugares que exigem resistência e pedem um design mais rústico. Na Lider, usamos sempre madeiras de origem reflorestada e de manejo sustentável para fabricá-los.

tipos de madeira para móveis

Poltrona e banco Museet, do Estúdio Nada Se Leva, com traves em madeira maciça, que formam sua base e pés, e Buffet Long, do Estúdio Lider de Design, com acabamento em Carvalho Siena.

Lâminas de madeira

Mas sabia que a maioria dos móveis de madeira é revestida por lâminas? A laminação se divide em lâmina natural, amadeirado e laminado decorativo, com diferentes espessuras e aplicações. Para o preenchimento do painel, os substratos mais comuns são o MDF e o MDP.

Lâmina natural

As naturais são as lâminas de maior valor agregado, em função do desenho singular de cada madeira extraída. O mobiliário feito com lâmina natural sempre carrega as diferenças de tons da própria madeira. Elas também permitem mais criatividade do designer, pois podem formar cones, curvas, chanfros e encontros em meia esquadria, sendo utilizadas em cadeiras, camas, mesas de jantar e complementares.

tipos de madeira para móveis

A mesa de jantar Renda, assinada pela Lattoog Design para a Lider, mistura a beleza da madeira maciça com o tampo revestido em lâmina natural de Carvalho Siena

Amadeirado

O amadeirado é uma lâmina sintética que pode imitar o desenho da madeira natural. Ideal para móveis de linhas retas, tem um ótimo padrão de cores, sem variação de tonalidade. Por permitir uma prática limpeza e resistir a alvejantes, por exemplo, é muito utilizado em painéis e planejados de homes, quartos e cozinhas. O seu excelente custo-benefício marca mais um ponto!

tipos de madeira para móveis

Na Sala de Almoço e Estar, assinada por Roberta Alonso e Mariana Oliveira, o painel amadeirado se destaca por toda a extensão do ambiente.

Laminado decorativo

Já o laminado decorativo (sintético) prima pela resistência, sendo utilizado há décadas em cozinhas, painéis e mobiliário corporativo. Também conhecido como Formica, nome da marca que o introduziu no mercado, oferece um leque enorme de padrões.

tipos de madeira para móveis

Cozinha projetada por Betânia e Elda Midian, com móveis da Linha Átrio da Lider Interiores: a madeira aparece em sua forma ideal para esse tipo de ambiente.

Como funciona a marcenaria na Lider

Na Lider, a marcenaria é dividida em duas áreas: a maciça, que produz cadeiras, buffets, camas e mesas de jantar, e outra destinada às chapas de MDF e MDP.

O MDF, ótimo para acabamentos, é feito de fibras compactas, sendo mais maleável para o manuseio – permite móveis cheios de curvas, cantos bem arredondados e puxadores de cava.

Já o MDP, de partículas compactas, se presta a peças retas com certa carga de peso e firmeza contra empenamentos, como portas, tampos e prateleiras. Cada produto é feito a partir de uma mistura “sob medida” de materiais e tem sua estrutura e construção estudadas para proporcionar maior resistência e leveza, levando em conta qualidade e responsabilidade ambiental.

tipos de madeira para móveis

O charme rústico do padrão Demolição, aqui aplicado no tampo da mesa de jantar Innova, permite ótimas combinações com outros tipo de madeira, mesmo em ambientes mais sofisticados.

A madeira é elemento crucial do design de interiores brasileiro e, não à toa, do DNA da Lider. Venha conhecer os tipos de madeira para móveis e a nossa variedade de acabamentos, entre eles os Carvalhos Estanho, Kernel, Ebanizado, Zaino e Siena, Nogueira, Mate, Imbuia, Freijó e as lacas foscas e brilhantes.

Confira as novidades do nosso Editorial