Saiba o que fazer para aumentar o tempo de vida útil de seus armários

07 ABR 2012
• Inspiração

Muitas vezes altos, com inúmeros compartimentos e recheados de utensílios, os armários podem ser considerados uma das mobílias mais complexas na hora da limpeza. Nesse momento, para deixá-los limpos não há dúvida – flanela úmida. Mas, e para conservá-los como novos? Bom, para isso não há segredo, mas existem algumas práticas essenciais, que podem ajudar a deixar esses móveis dignos de um privilegiado espaço, independente do ambiente em que estiverem.

Acompanhe a Lider Interiores pelo Facebook Twitter.

Além de cuidados básicos como evitar a batida de objetos, não forçar as dobradiças e não arrastar na hora de uma mudança, para a conservação de um armário deve-se levar em consideração também a forma como o limpamos. “Durante a semana, basta um pano úmido e uma flanela seca; usar produtos químicos como óleos, ceras ou lustra móveis pode trazer desgaste ao armário”, alerta Luana Batista, coordenadora de Engenharia e Produto da Lider Interiores.

   

A profissional explica que quando o móvel apresenta sujeira pesada, muitas vezes por ter passado meses sem manutenção, o grande desafio é não usar buchas ou produtos ásperos na limpeza. Para essas situações, a dica é que, além do pano úmido, seja usado também um pouco de detergente, sem esquecer, é claro, de retirar o excesso do produto com um pano seco.

O pano úmido também pode ser usado para eliminar cheiro de mofo. A única restrição de uso desse recurso é em gavetas com fundos aveludados, ou em aparatos de metal, como puxadores e cabides fixos. “Em peças de alumínio e aço inox não há risco de oxidação, bastando assim, um pano seco para deixar esses itens limpos”.

Da mesma forma, acontece com os espelhos. O uso de flanelas secas evita o risco de que algum produto escorra pelo armário e danifique o móvel.

Outro ponto relevante para a conservação dos armários, de acordo com Luana Batista, é o lugar em que eles são colocados e o quanto guardamos nele. “É importante ficar atento ao local que o móvel ocupa, pois as paredes podem apresentar infiltrações, e o piso, irregularidades imperceptíveis, porém suficientes para danificar o mobiliário. Além disso, é necessário respeitar o limite de peso das corredeiras, que geralmente é de até 20 quilos”, completa.

Atenção especial

De acordo com Luana, os tipos de armários mais suscetíveis a desgastes são aqueles feitos de lacas auto-brilho. Porém, os que merecem atenção mesmo são os armários modulados. Por serem blocos desconexos e com diversos tamanhos, exigem cuidados especiais. “É importante evitar bater as portas corridas e deixar que o fechamento das corrediças com sistema de amortecimento seja automático, além de não forçar para o lado as hastes do cabideiro extensível”, alerta.

Em relação à limpeza, as dicas são as mesmas para a maioria dos acabamentos: pano úmido e a flanela seca. Caixas de BP (Baixa Pressão) podem ser limpas com detergente, e móveis em laca, com flanela micro textura.

 

E você? Conhece mais alguma dica bacana para conservar os armários como novos? Conte para a gente!

Confira as novidades do nosso Editorial