Cortina, colcha e tapete para quarto: como escolher a trilogia perfeita

04 JAN 2019
• Dica de decoração

Mais do que complementos que ajudam a conferir conforto a um quarto, o trio cortina, colcha e tapete também é uma forma perfeita de dar um toque diferenciado ao décor. Além disso, é uma forma rápida de mudar a decoração por um ótimo custo-benefício. Mas como escolher a trilogia perfeita? Isso é o que mostramos para você a seguir.

Preste atenção na cartela de cores

Para que o quarto fique em harmonia, é interessante escolher colcha, tapete e cortinas de tons similares. Para o quarto do casal, para Decora Lider Salvador 2018, Dinah Lins optou por uma cartela em tons nude. A estampa geométrica do tapete quebra o ton sur ton presente no ambiente, deixando-o mais moderno.

cortina, colcha e tapete para quarto

Misture texturas

Geralmente compostos por uma cartela de cores claras, já que os quartos são ambientes dedicados ao relaxamento, é interessante quebrar essa hegemonia de tons misturando texturas.

Em sua suíte bem-estar, para a Decora Lider Salvador 2018, Rafael Souza escolheu um tapete com textura natural, que contrasta com a colcha de algodão. A cortina, em um tecido mais leve, se encarrega de deixar tudo mais harmonioso.

cortina, colcha e tapete para quarto

Outro mix de texturas interessante foi criado por Mariana Borges e Thaysa Godoy, no quarto da moça da Decora Lider BH 2018. A cortina é usada junto com persianas brancas – o que valoriza a decoração – e na cama, a colcha em algodão faz contraponto com o tapete estampado, deixando o ambiente bem mais rico visualmente.

cortina, colcha e tapete para quarto

O quarto de casal de Manuela Senna, para a Decora Lider BH, também ajuda a pensar em uma combinação de texturas interessante entre o tapete e a colcha. Vale realçar o mix com uma manta sobre a colcha. Na cama, uma peça de pele sobre a passadeira de tricô é valorizada pelo tapete marrom, com textura felpuda. Mistura avançada e ousada no décor.

cortina, colcha e tapete para quarto

Valorize o matelassê

Trabalhos em tecido como o matelassê tiram o décor da mesmice e deixam o quarto mais sofisticado. Não à toa, Fernanda Villefort escolheu uma colcha de matelassê branca para o seu quarto do casal com closet, na Decora Lider BH 2018. Para deixar o clima ainda mais aconchegante, o tapete cinza – que segue a cartela de cores do ambiente – ganhou textura macia para valorizar a cama.

cortina, colcha e tapete para quarto

Escolha um dos complementos em uma cor predominante

Que tal o tapete em uma cor mais forte, enquanto a colcha e a cortina ganham tons mais neutros? Essa foi a tática usada por Igor Gonçalves, para seu quarto na Decora Lider Vitória 2018. O tapete em tom mais terroso se encarrega de ser o ponto de cor do ambiente, enquanto a colcha e os lençóis ganham tons mais claros.

cortina, colcha e tapete para quarto

Pronto para combinar tapete, colcha e cortina no quarto? Visite a Lider e conheça os tapetes e as peças do Ateliê Lider!

Confira as novidades do nosso Editorial