Cozinha e lavanderia: 5 dicas para decorá-las

09 AGO 2017
• Dica de decoração

Se fôssemos fazer uma relação entre os cômodos de uma residência e o corpo humano, a cozinha e lavanderia seriam o coração da casa. É nelas que toda a rotina se organiza, que as energias se reciclam e onde é possível encontrar a essência de cada um dos moradores.

A cozinha, lugar destinado somente às mulheres antes, já virou objeto de discussão do empoderamento feminino e durante o século 20 foi paulatinamente se incorporando ao resto da casa, através de sua integração com a sala. Hoje, as cozinhas integradas já são uma realidade. No entanto, quando o assunto é lavanderia, ela ainda continua escondida. Aos poucos, percebemos sua integração com a cozinha. Essa integração cria um novo desafio: como fazer uma decoração que valorize um espaço que antes ficava muitas vezes esquecido e outro que cada vez mais é a atração da casa? A seguir, mostramos cinco pontos que merecem sua atenção para criar um ambiente harmônico entre a cozinha e a lavanderia:

1 – Adornos e plantas são bem-vindos na cozinha

Sim, eles podem e devem estar presentes na sua cozinha. Para abrigá-los, nossa sugestão é usar nichos e estantes, que organizam e valorizam o décor. Vale investir em enfeites temáticos, como xícaras que servem como plantação para ervas e deixar as louças herdadas da família à mostra. Quer melhor jeito de imprimir sua história na decoração de casa?

Cozinha e lavanderia 5 dicas para decorá-las

2 – Aposte em uma cor que sirva de guia para toda a cozinha e lavanderia

Não importa se elas são integradas à sala ou separadas, para deixá-las com uma pegada mais contemporânea, aposte em um detalhe colorido. Nessa cozinha, o vermelho das prateleiras e a moldura dos armários faz um contraponto com os painéis e portas de tons mais claros. Outros detalhes como a cafeteira e o bowl vermelhos completam o décor com bastante charme.

Cozinha e lavanderia 5 dicas para decorá-las

3 – Preste atenção no design dos eletrodomésticos

Cozinhas e lavanderias totalmente integradas à sala, que recebem inclusive móveis como a mesa e as cadeiras de jantar, podem ficar 100% à mostra. Nesses casos, vale a pena escolher eletrodomésticos com design contemporâneo, acabamento de ponta e que chamem atenção não só por sua tecnologia.

Cozinha e lavanderia 5 dicas para decorá-las

4 – Invista em uma luminária de design para a sua lavanderia

Por possuir uma alta rotatividade de objetos e roupas em seus varais e bancadas, é difícil achar um adorno que não atrapalhe as atividades diárias que o espaço comporta. Uma boa forma de conferir um charme à área de serviço é escolher uma luminária que chame atenção. A designer de interiores americana Gillian Pinchin optou por uma que remete a um varal. Além de linda e criativa, ela é superfuncional, pois permite que a iluminação seja direcionada de acordo com as demandas de seus moradores.

Cozinha e lavanderia 5 dicas para decorá-las

5 – Acabamentos estampados para a sua lavanderia são uma boa pedida

Estratégia prática para deixar sua lavanderia charmosa: que tal investir em um acabamento estampado ou colorido? Nessa cozinha da inglesa Emily Henderson, o que chama atenção é o piso xadrez. O recurso é prático e dá aquele up que todo décor precisa!

Cozinha e lavanderia 5 dicas para decorá-las

Gostou das dicas? Conta para gente nos comentários o que você faz para deixar a cozinha e lavanderia ainda mais charmosa!

Como ter uma cozinha prática e cheia de personalidade 1

Confira as novidades do nosso Editorial