Cuide do seu tapete com carinho

06 MAIO 2016
• Inspiração

Tapetes são complementos essenciais na decoração, além de ótimo recurso para mudar o visual dos ambientes. Como eles não têm validade, o momento de trocá-los depende muito da manutenção e intensidade da utilização. Confira as nossas dicas para o seu tapete durar ainda mais!

tapetes lider

> Tapetes devem ser aspirados semanalmente, o que é essencial para evitar o acúmulo de sujeira e o embaraçamento dos fios. Dá para retirar a sujeira superficial com uma vassoura de cerdas macias, mas varrer não substitui a aspiração.

> Há produtos específicos para a limpeza de tapetes e carpetes (como Carpex) e que também podem remover manchas de sujeira. A escovação deve ser feita com uma escova de cerdas macias e no sentido do pelo.

> Jamais utilize produtos abrasivos, à base de cloro, amônia ou alvejantes, pois podem descorar e manchar os tapetes. A limpeza sempre deve ser feita com água e sabão neutro. Um truque? Periodicamente, rotacione o tapete no ambiente para que o desgaste das cores ocorra de modo uniforme.

> Derramou um líquido? Remova o excesso com papel ou pano absorvente, sem esfregar. Se sujou o tapete com um elemento sólido ou viscoso, retire-o com espátula ou colher, da borda para o centro.

> No caso da maioria das manchas, uma receita caseira resolve o problema: misture uma colher de detergente ou sabão neutro com uma colher de vinagre branco para um litro de água  morna. Algumas manchas requerem técnicas próprias, que devem ser utilizadas assim que o “desastre” acontecer:

Tinta – Use um pano umedecido com solvente de tinta. Retire o excesso com um solvente próprio para a limpeza a seco e enxugue com um pano seco ou papel absorvente.

Açúcar – Passe sobre a mancha um pano umedecido em água morna, sem esfregar, e enxugue com um pano seco ou papel absorvente.

Café – Aplique gelo sobre a macha. Depois, um pano umedecido com detergente e enxugue com pano seco ou papel absorvente.

Cerveja – Retire o excesso com um pano seco, sem esfregar, e passe um pano umedecido com água e sabão neutro. Enxugue com pano seco ou papel absorvente.

Chiclete – Utilize um pano umedecido com benzina, enxague com água morna e enxugue com pano seco ou papel absorvente.

Graxa – Retire o excesso com solvente para limpeza a seco, sem esfregar. Passe um pano umedecido com detergente e enxugue com pano seco ou papel absorvente.

 

> Recomendações específicas para cada tipo de tapete:

Couro – Não devem ser lavados. Faça a limpeza apenas com pano úmido.

Nylon, polipropileno, viscose e tecido – Precisam ser lavados com água e sabão neutro.

– Leve em casas especializadas para uma limpeza a seco.

> Além da limpeza no dia a dia, é recomendável que, uma vez ao ano, você utilize os serviços de uma lavanderia que conheça as técnicas de lavagem e secagem do produto, evitando mofos, deformações e manchas durante o processo.

> Prefere lavar em casa mesmo? Enxague o tapete, retirando todo o sabão neutro utilizado na lavagem, e deixe secar naturalmente. Não coloque no varal (para evitar vincos) e altere a posição entre a base e a superfície, de forma que ambas estejam totalmente secas antes de retornar o tapete ao local de uso. Tapetes com base de borracha não devem ser expostos ao sol para a secagem.

> Se for guardar ou transportar o tapete, enrole-o para evitar marcas.

> A aplicação de protetor, como nos estofados, é muito pouco eficaz nos tapetes, por se tratar de um produto que possui fios ao invés de fibras (caso dos tecidos). Assim, a Lider Interiores aplica proteção, se o cliente desejar, em tapetes de tecido, o que tem grande eficácia.

 

Clique aqui e confira algumas dicas de como utilizar tapetes na decoração!

 

Confira as novidades do nosso Editorial