Espaços jovens: de quarto infantil a salas arrojadas

10 MAR 2017
• Dica de decoração

Para você, a idade é um estado de espírito? Mesmo quem carrega essa máxima – e faz questão de manter a mente e o coração jovens – há de convir que cada fase da vida pede uma ambientação adequada. Enquanto crianças e adolescentes costumam ter seu quarto infantil como refúgio, reunindo ali tudo o que mais amam, os adultos mantém-se ativos e cheios de frescor no convívio, usufruindo de espaços onde a ordem é interagir. Afinal, tem maneira melhor de voltar a ser criança do que compartilhar bons momentos com filhos e netos? Confira, a seguir, ambientes que a gente selecionou especialmente para os jovens de todas as idades!

 

 

RECANTOS PARA OS BAIXINHOS – Quarto infantil

 

 

de quarto infantil a salas arrojadas 3

 

 

Este ambiente é um Espaço Kids na Decora Lider Vitória, mas as boas ideias de Letícia Teixeira e Rebecca Amazonas podem perfeitamente ser replicadas em um quarto infantil ou cômodo de brincar. Olha que meiguice as prateleiras formando uma árvore! Detalhes como esse ficam marcados no imaginário dos pimpolhos. Ao fundo, um papel de parede ou pintura especial deixa a decoração ainda mais charmosa. Mesa e banquinhos baixos, para desenhar, ler e brincar, estão entre os itens preferidos dos pequenos. Afinal, eles merecem uma atmosfera alegre, colorida e lúdica.

 

 

de quarto infantil a salas arrojadas 2

 

 

No ano seguinte da Decora Lider Vitória, Rebecca Amazonas repaginou o Espaço Kids. O projeto mostra que é possível aproveitar cada “cantinho perdido”, inclusive em apartamentos pequenos, organizando os pertences das crianças. Repare nos nichos e armários sob os futons: livram o espaço da bagunça e permitem o fácil acesso dos bambinos. Nichos complementam a parte superior do ambiente e tons de cinza incorporam uma linguagem moderna. Para fechar, o tapete aquece e traz mais conforto durante as brincadeiras no chão.

 

 

de quarto infantil a salas arrojadas 6

 

 

Ao planejar o Quarto da Criança, na Decora Lider BH, Jacqueline Ortega se preocupou com o equilíbrio e a harmonia. O mobiliário mescla o carvalho com lacas de cores bem alegres, criando um universo divertido como o infantil deve ser. O ambiente é estimulante para a criatividade e as brincadeiras, mas também proporciona conforto para os estudos e o descanso. O piso de vinil, simulando madeira, traz aconchego, além de permitir fácil manutenção do quarto infantil.

 

 

de quarto infantil a salas arrojadas 11

 

 

Nichos são praticamente unanimidade em quarto infantil. No espaço de Ana Claudia Navarro e Sylvia Thomaz Navarro para a Decora Lider BH, eles viraram uma atração à parte. Sobre a parede verde – que serve como um quadro negro para a criançada soltar a imaginação – os nichos redondos e retangulares dão forma ao local da TV, apoiam livros, brinquedos e até o futon. Um ponto essencial? O quarto “amadurece” junto com a criança, seja menino ou menina, até uns 12 anos. Basta ir trocando adornos e complementos, ao longo do tempo.

 

 

E QUANDO ELES CRESCEM? – Quarto de adolescentes

 

 

de quarto infantil a salas arrojadas 4

 

 

Próxima fase: adolescência. O momento em que os filhos deixam de ser crianças pede uma mudança na decoração do ninho deles. Meninas curtem um ar romântico, mas sem abrir mão da modernidade. Assim, vale investir em tons suaves e riqueza de texturas. Como o espelho é um item que não pode faltar no Quarto da Jovem, Adriana e Mércia Sales aproveitaram o armário para espelhar as amplas portas de correr, na Decora Lider Salvador. Tudo a ver com elas!

 

 

de quarto infantil a salas arrojadas 9

 

 

No Quarto da Moça, de Márcia Menezes para a Decora Lider BH, a atmosfera também é romântica e feminina. O projeto contempla espaços indispensáveis para uma jovem, como mesa de estudo e estantes (destaque para o charme do modelo iluminado), onde ela exibe o que mais gosta. Tapetes e papel de parede colaboram para o clima aconchegante e elementos em cobre, como os pendentes de luz, dão aquele toque glamoroso. Nessa idade, a moça toma gosto pela arte, aqui representada pelas imagens digitais de Daniel Perfeito (Urban Arts), criadas especialmente para o ambiente.

 

 

de quarto infantil a salas arrojadas 12

 

 

Que jovem não curte um espaço que é a sua cara? Na Decora Lider BH, Claudia Zocoli e Cristiane Terra criaram o Quarto do Rapaz inspirado em um DJ, que trabalha na noite e é apaixonado por baladas. Despojado, tudo nele remete a música, como a plataforma sob a cama, em formato de disco de vinil. Papel de parede listrado e piso revestido por tapetes trazem mais aconchego e conferem um ar elegante. Valorizando conceitos de sustentabilidade, foram usadas lâmpadas em LED e mobiliário com madeira de reflorestamento e sobras de MDF.

 

 

de quarto infantil a salas arrojadas 10

 

 

O clima é descontraído e contemporâneo no Quarto do Jovem, de Fernanda Albert para a Decora Lider BH. Linhas retas, várias nuances de cinza e preto, que conferem uma atmosfera masculina, são complementadas por peças de cores pouco saturadas. A personalidade do morador se faz notar nos acabamentos, como as paredes com efeito concreto, e elementos decorativos. O tapete em couro, com desenho geométrico, é o arremate perfeito.

 

 

JOVEM EM QUALQUER IDADE – Ambientes arrojados

 

 

de quarto infantil a salas arrojadas 8

 

 

Conceito aberto e uma pegada de estilo industrial são pré-requisitos de um loft. Está aí um jeito de morar bem jovial, não importa a sua idade. No Loft BEP da Decora Lider Brasília, o escritório BEP Arquitetos equilibrou o visual amadeirado, composto pelo conjunto de painéis, armários, estantes e cadeiras, com uma cozinha branca, além de piso e teto em tons de cinza. O layout reúne duas funções, sala de estar e sala íntima, ligadas à área de refeição e cozinha.

 

 

de quarto infantil a salas arrojadas 1

 

 

Do bebê ao vovô, o Home Theater tornou-se o espaço queridinho de toda a família. Seja para assistir TV, filmes e séries, curtir um show ou jogar vídeo game, o ambiente de Celina Bartholomeu Zappellini para a Decora Lider Campinas é diversão garantida. Modernidade e conforto são sempre bem-vindos, por isso vale investir em um bom sofá, chaise, tapete, iluminação especial e mesas de apoio.

 

 

de quarto infantil a salas arrojadas 7

 

 

Quer mais motivos para reunir a família e os amigos? Aposte em uma mesa de jogos. Ela agrega todas as gerações, só depende da brincadeira. A Sala de Estar de Beth Nejm, na Decora Lider BH, é perfeita para esses momentos. Ao mesmo tempo em que é despojada, não perde em sofisticação. Há ainda espaço para ler um livro ou jogar conversa fora, em torno da lareira.

 

 

E então? Qual ambiente está precisando de uma repaginada bem jovem na sua casa? De quarto infantil à salas e cozinhas arrojadas, você sempre encontra a solução completa para seu espaço na Lider. Passe na nossa loja mais próxima de você e confira!

 

Confira as novidades do nosso Editorial