Decoração afetiva: casas que carregam memórias

24 MAR 2017
• Dica de decoração

Um lar com personalidade deve ter histórias para contar. Construída de forma orgânica, uma morada assim abriga peças e coleções adquiridas em viagens e experiências ao longo da vida, explorando as melhores lembranças. E não há preocupação em parecer um espaço decorado – pelo contrário! Vale misturar fragmentos de modo eclético ou destacar objetos que amamos em um cantinho especial. Isso, que chamamos de decoração afetiva, vai tornar a sua casa única, uma extensão de você mesmo. Distribua as memórias por todo o lar, em composições nas paredes, estantes, apoiadas em mesas e até no chão. Aposte nas suas cores preferidas, ressalte fotos de momentos marcantes e pessoas queridas, mostre que você é o dono do pedaço!

 

ESPAÇOS REPLETOS DE ARTE

 

decoração afetiva 17

 

 

Quem vive das artes ou ama colecionar obras certamente reflete isso em seu ninho. No Home Biblioteca do Colecionador, assinado por Kely Carvalho para a Decora Lider Brasília 2013, a paixão pela arte e literatura tem lugar de destaque na decoração afetiva de todo o ambiente. O pé-direito duplo foi aproveitado para a criação de uma enorme estante, que abriga os livros e forma um L com a parede cheia de obras de arte misturadas à TV. O fundo em tom escuro, além de nobre, enaltece a explosão de cores das peças. O amplo sofá em couro é o local perfeito para a “plateia”, uma família que respira cultura.

 

 

decoração afetiva 18

 

decoração afetiva 19

 

 

Também na Decora Lider Brasília 2013, dois ângulos do Living da Colecionadora, de Silvana Andrade. Esse ambiente contemporâneo, com pitadas vintage, é cheio de energia. A extensa estante abriga a maioria das obras de arte e souvenires de viagens. O melhor? Há sempre espaço para uma nova aquisição! Repare que, com exceção da parede laranja, ponto quente que faz “saltar” a estante branca, todo o mobiliário e complementos, como o tapete, privilegiam cores neutras (cinza, preto, off-white). Além de possuírem desenho atemporal. Assim, o mix fica equilibrado e harmonioso. E como quem aprecia as artes tem olho apurado para o design, não poderia faltar uma peça assinada, como o pendente Hope. Essa peça é uma releitura dos tradicionais lustres de cristal feita pelos designers Paolo Rizzatto e Francisco Gomez Paz.

 

Mais personalidade

 

decoração afetiva 13

 

A arquiteta Renata Bartolomeu, mineira radicada no Rio de Janeiro, valoriza o aspecto humano, a decoração afetiva e as diferentes características e estilos de vida de seus clientes. Este projeto para um casal que gosta de cores e objetos com memória ecoa sua personalidade. O móvel de marcenaria, com nichos brancos e portas amarelas, traz peças antigas (como o armário de madeira), objetos de coleção e de viagens, livros e obras de arte. O concreto aparente do teto dá ainda mais bossa ao espaço. Ter uma parede como essa é superbacana, pois você pode trocar os objetos de lugar e revezar os que ficam aparentes ou mais escondidos. A cada mudança, vai parecer que o seu décor foi totalmente renovado!

 

 

decoração afetiva 14

 

 

Não tem tanto espaço para mostrar suas peças preferidas? Veja a proposta da arquiteta Dayse Teixeira Cardoso para a Sala do Galerista na Decora Lider Vitória 2014. O painel em laca branca e espelhos laterais, que refletem a beleza das obras e ainda ampliam o ambiente. Há ainda uma bancada onde tais obras são expostas com os complementos do décor, caso da luminária e da bandeja (acessório bastante útil em uma sala de TV). O equipamento do home fica discretamente acobertado em um dos nichos, que também recebem livros e carrinhos. Esculturas ainda ocupam o chão e a mesa de centro. Fica a dica: intercale elementos de diferentes alturas e volumes, para dar mais dinâmica a esse local de destaque. Melhor ainda se puder investir em uma iluminação direcionada. Viu que efeito lindo?

 

VIAJANTES COM MUITA “BAGAGEM”

 

decoração afetiva 15

 

 

Na Decora Lider Rio 2016, as arquitetas Patricia Netto e Roberta Nicolau criaram o Home Office do Jovem Viajante. O ambiente é um espaço versátil, pensado para um jovem casal que ama viajar. Os nichos dispostos de forma assimétrica – toque bem contemporâneo – carregam memórias dos locais por onde os moradores passaram. Junto aos adornos, elas também ocupam o móvel da TV (gavetas são ótimas para guardar postais e outras miudezas) e as mesas lateral e de trabalho. A base clean, em off-white, tons de azul e madeirados, não deixa pesar o visual desta forte decoração afetiva.

 

 

decoração afetiva 12

 

 

Olha que graça esta composição sobre a cabeceira da cama! O mapa-múndi, formado por fios presos à parede, recebe fotos, postais e delicados souvenires de viagens. Não é uma delícia acrescentar lembranças a cada aventura vivida?

 

 

decoração afetiva 11

 

 

Do piso ao teto, quadros e objetos comprados pelo mundo contam a trajetória do morador. O globo reforça o desejo por mais andanças e o grande vaso de vidro guarda rolhas de vinhos. Essa ideia também funciona para fósforos, tampinhas de garrafas, tíquetes de museus ou metrôs e outras peças pequenas que você gostar de trazer das viagens.

 

 

PAREDES QUE RETRATAM VIDAS

 

decoração afetiva 9

decoração afetiva 10

 

 

Fotos, objetos menores e até desenhos dos seus filhos e netos podem ser encaixados em uma composição na parede para uma decoração afetiva. Mas não tente preencher o espaço todo de uma vez: a graça é justamente ir acrescentando as lembranças ao longo da vida. Comece com um arranjo no centro e vá expandindo para as laterais, acima e abaixo. É de emocionar!

 

 

decoração afetiva 8

 

 

Mais uma boa proposta para a sua parede realçar: imprimir fotos apenas em P&B, emoldurá-las e misturá-las a obras de arte nas mesmas cores, em prateleiras de profundidade fina. O resultado é ainda mais surpreendente se você tiver só um móvel colorido, como este sofá rosa.

 

 

COLEÇÕES MERECEM DESTAQUE

 

 

decoração afetiva 20

 

 

Quem não deseja um cantinho especial para sua coleção? Essa é a Casa na Praia, projetada pelos arquitetos Fábio Pantaleão e Fábio Pinho para a Decora Lider Vitória 2013. Os profissionais valorizam os ambientes com peças decorativas e trabalhos de artistas locais. No detalhe, os pratos da designer Aline Carneiro fazem uma releitura de antigas peças portuguesas e orientais. A parede em azul vibrante enfatiza ainda mais o acervo.

 

 

decoração afetiva 6  decoração afetiva 7

 

 

Duas ideias fofas para coleções de utilitários de cozinha: prateleiras encaixadas em fundo ripado, no mesmo verde, recebem com alegria os bules coloridos. Já os pequenos nichos em madeira, feitos sob medida para a coleção de canecas, enfeitam as paredes da bancada, na divisão da cozinha com a sala.

 

 

decoração afetiva 16

 

 

Seu “vício” é a literatura? Olha a solução do arquiteto Pedro Lázaro para o Loft na Decora Lider BH 2014: as estantes Multifunzione não só organizam as centenas de livros, mas definem a circulação em forma de biblioteca. O resultado tem um apelo visual incrível! Note que os livros deitados apoiam os que estão de pé e garantem espaço para a coleção crescer.

 

DESCONTRAÇÃO E JOVIALIDADE

 

 

decoração afetiva 21

 

 

Camila Mariana Santiago, Marcos Rolim e Luciana Bittencourt, da Haifatto, criaram uma decoração afetiva para um ambiente jovial e alegre, na Decora Lider Salvador 2013. O Living é inspirado em um casal amante das artes plásticas, o que dá para notar de cara. As paredes em tom de concreto queimado enfatizam a composição dos quadros de estilo pop, peças de toy art, barrocas e castiçais do século 16, que ocupam as paredes e as diversas mesas de centro e laterais. É justamente essa miscelânea que cria uma atmosfera contemporânea e reverbera a alma dos moradores.

 

decoração afetiva 22

 

 

Na mesma edição da mostra em Salvador, Liane Canário e Viviane Rêgo equilibraram cores e materiais no Living da Jovem Casual. O espaço foi criado para uma garota livre, independente e que aprecia cinema, fotografia, filosofia e arte, especialmente Frida Kahlo. Aqui tem lugar para todas as suas paixões. Lá é possível estudar, ler, escutar música, receber os amigos e expor livros, adornos e objetos adquiridos em viagens; uma verdadeira amostra de sua personalidade.

 

Atração por cores na decoração

 

 

decoração afetiva 5

decoração afetiva 4

 

Não quer esconder suas coleções, mas ama cor, cor e mais cor? Claro que pode! Veja como os espaços acima abusam das tintas e ainda exibem bonecos, toy art, livros, quadros e até uma coleção de pinguins! Longas prateleiras – ou uma vitrine antiga e encantadora como essa – bastam para obter o melhor efeito “tudo junto e misturado”.

 

 

ATMOSFERA RÚSTICA

 

decoração afetiva 2 decoração afetiva 3

 

 

Se uma decoração afetiva com peças feitas à mão, ar campestre e elementos que pareçam inacabados ou imperfeitos é mais a sua cara, inspire-se nestas duas composições para criar a própria! Viu como agrupar chapéus, cestos de palha e outros utilitários pode ficar lindo? Uma das coisas mais legais de se exibir uma coleção é que os amigos e parentes vão saber do que você mais gosta e poderão colaborar com a sua.

 

 

decoração afetiva 1

 

 

Aquele móvel de família ou garimpado numa viagem fica ainda mais charmoso quando preenchido pelas memórias do morador. Peças como essa, além de lindas, servem para organizar os seus tesouros. E não se esqueça: nesse caso, as marcas do tempo só valorizam a ambientação.

 

Colocando em prática a decoração afetiva

Gostou da ideia de ir contando a sua história através da decoração da casa? Na Lider Interiores, você encontra uma infinidade de móveis para expor e valorizar suas peças favoritas e compor a sua decoração afetiva. Corra até uma de nossas lojas!

Confira as novidades do nosso Editorial