Decoração de boas-vindas para o Natal

02 DEZ 2011
• Inspiração

O final do ano está chegando e, com ele, vem também uma série de mudanças que vão animando aos pouquinhos o nosso cotidiano. Afinal, quem não se encanta ao ver as ruas cada dia mais iluminadas com pisca-piscas, árvores e enfeites incrementando a decoração das casas e apetitosos panetones chamando a atenção nas prateleiras das lojas.

Acompanhe a Lider Interiores pelo Facebook e Twitter.

É o gostoso clima do Natal, que envolve de beleza e alegria o período mais especial do ano. E para quem quer trazer essa atmosfera natalina para dentro de casa, opções de adornos e objetos não faltam. Do tradicional ao moderno, é possível encontrar de tudo um pouco no mundo da decoração. Mas, por onde começar?

De acordo com a arquiteta Gabriela Dall’orto, existe um item indispensável em qualquer decoração natalina. “A grande protagonista da noite é a árvore de Natal, onde se concentram as atenções antes, durante e depois da ceia”. Seja natural ou artificial, o importante é que ela esteja bem ornamentada para fazer a diferença no ambiente, e nessa hora entra outro fator essencial: as cores que vão compor a decoração.

A combinação de vermelho, verde e branco já é super característica para essa época. Mesclar as cores das bolas de vidro, dos presentes, dos laços e de outros enfeites garante um charme especial para a árvore. Se a intenção é adicionar um toque de sofisticação, no entanto, a dica de Gabriela é utilizar o prata e o dourado. “Podemos inserir todas essas cores em objetos cotidianos da casa, como guardanapos decorados, utensílios de jantar, adornos, almofadas, arranjos e toalhas de mesa. Outra dica interessante para brincar com as cores e valorizar a decoração é enfeitar o lustre com um toque natalino”, explica.

Quem quer fugir um pouco dessa decoração mais básica, pode usar cores mais ousadas, como o azul metálico, o rosa e o violeta. De acordo com Gabriela, uma das tendências que aparecem no Natal deste ano é o vintage, que traz de volta os adereços do passado. “Enfeites de Natais antigos, como aqueles da vovó, cristais, prataria e louças da família, que geralmente ficam guardados no baú”. Outra tendência é o rústico, que vem carregada de elementos da natureza como palha, madeiras envelhecidas, folhas secas, artigos campestres, guirlandas de fibras naturais, plantas, tecidos e flores, que, aliás, são uma das apostas do ano para a decoração natalina.

E para completar o ambiente e deixar a casa mais aconchegante para a noite do dia 25, a arquiteta dá a dica: “Como o Natal é um momento de grande confraternização das famílias, uma atenção especial na decoração deve ser dada para a mesa de jantar, onde todos se reúnem e o espírito natalino contagia, trazendo emoções e alegrias”.

E você, como prepara a sua casa para as festividades? Dê a sua dica!

Confira as novidades do nosso Editorial