Decoração tropical: dicas e inspirações para apostar no estilo

03 MAR 2018
• Inspiração

Dias quentes, céu azul, chuvas de verão, natureza exuberante. Essas características típicas de um país tropical são uma ótima fonte de inspiração para quem é fã de uma decoração casual, que inspira leveza e casualidade. Uma das vantagens desse clima tropical é poder trazer sem medo a natureza para dentro de casa, uma tendência forte do morar atual. Se você tem vontade de trazer esse clima para o décor da casa, siga as dicas a seguir!

1 – Madeira e fibra, combinação perfeita

Os trópicos são responsáveis por produzir madeiras da melhor qualidade. Tal fato resulta em móveis com design que valorizam o material e trazem aconchego para casa. Se você não abre mão dela, experimente combiná-la com fibras, outra matéria-prima que carrega consigo um DNA casual e relaxante. Uma mesa de madeira, por exemplo, ganha ainda mais vitalidade com poltronas e chaises revestidas em fibra. A arquiteta Estela Netto usou dessa combinação para esse living, onde quem chega não tem vontade de sair.

decoração tropical

Nessa sala de jantar do escritório Frezza & Figueiredo, a combinação de madeira de demolição da mesa e das fibras das cadeiras Apuí traduzem o clima relax tropical.

2 – Cores do verão

Para deixar o décor com clima tropical, preste atenção nas cores. Uma boa forma de não cometer erros é ter como base uma floresta tropical ao montar sua cartela de cores. Um azul que lembra o céu dos trópicos, o verde da fauna e cores como rosa, amarelo, laranja e vermelho, encontradas na nossa flora servem como base.

Rita Garajau escolheu o azul como a cor responsável pelo clima casual dessa sala. Presente na parede à esquerda e em adornos e almofadas, o azul, que na simbologia das cores é sinônimo de segurança e relaxamento, garante ao décor um toque de leveza e elegância.

Nesse ambiente de Luciana Teixeira Steccini, o laranja do aparador e da adega, junto ao azul da parede ao fundo são realçados pelos verdes das diversas espécies de plantas.

3 – Arte tropical

Outra maneira de trazer a natureza para dentro de casa e garantir um décor tropical é por meio de obras de arte que respirem o tema. Nesse ambiente do escritório Anastasia Arquitetos, uma photoart de árvores vistas de sua base trazem frescor ao espaço. Se você não é fã de fotografia, nada o impede de escolher uma pintura inspirada no tema.

4 – Revestimentos garantem um toque a mais

Nem só de natureza vive um país como o Brasil. Se você quer sair do “senso comum” do décor tropical, inspire-se em movimentos como o Modernismo. Nessa cozinha de Bia Mabe e Márcia Rajão, os ladrilhos hidráulicos instalados na parede remetem à obra de Athos Bulcão. Para completar, cadeiras Apuí resgatam o fazer artesanal brasileiro.

Pronto para aderir ao décor tropical? Confira a seguir os lançamentos de móveis e complementos Lider disponíveis no estilo.

Poltrona Apuí em corda náutica

Mesa de jantar Dundum em corda náutica

Sofá Tropical em corda náutica

Linha de cerâmicas Inhotim Loja

Mesa de jantar Falésia por Plataforma 4

Não vê a hora de criar a sua decoração tropical? Visite uma de nossas lojas para se inspirar ainda mais!

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso Editorial