decorar a sala de TV

Dica de decoração

7 dicas para decorar a sala de TV

21 FEV 2018

Ter um ambiente com estilo e personalidade é um dos desafios para quem assume a tarefa de decorar a própria casa. Decorar a sala de TV então é um grande estímulo, pois deixá-la personalizada e confortável, sem cometer erros, como não respeitar os espaços, apostar em móveis muito grandes ou muito pequenos e exagerar em cores e adornos, é uma tarefa que exige um bom planejamento. Para te ajudar na empreitada, vamos te dar dicas para melhorar o décor de um dos cômodos mais utilizados no dia a dia. Confira a seguir:

1 – Mantenha espaço suficiente entre os móveis

decorar a sala de TV

Manuela Senna para Decora Lider BH 2016

O recomendado é deixar uma distância de 80 a 60 cm entre os móveis. Isso evita que os esbarrões sejam constantes e ainda confere sensação de amplitude e conforto ao ambiente, tão necessários quando o assunto é sala de TV, um espaço pensado para relaxar.

2 – Estude o espaço correto entre o sofá e a TV

decorar a sala de TV

André Duarte e Anna Malta para Decora Lider Rio

A distância correta entre o sofá e a TV garante a nitidez da tela e não gera cansaço visual, o que é essencial para aqueles dias em que o programa é fazer a maratona da sua série preferida na Netflix.

Segundo estudo da Samsung, se a sua TV tem entre 32 e 40 polegadas, o aconselhado é uma distância de 1,2 a 1,5 metro. De 48 a 55 polegadas, uma distância de 2 a 2,5 metros é o ideal. De 55 a 65 polegadas, opte por uma distância de 2,5 a 3 metros. Caso a sua TV tenha mais de 65 polegadas, é necessário no mínimo 3 metros de distância.

3 – A televisão deve estar na altura ideal

decorar a sala de TV

Fernanda Christine para Decora Lider Brasília 2016

Depois de definir a distância entre o sofá e a TV, é hora de definir a altura que ela será posicionada. Ela deve estar no mínimo a um metro do chão. Portanto, preste atenção na hora de posicioná-la no painel que a receberá. Caso ela fique sobre um aparador ou um rack, é importante que a sua altura seja checada antes da compra, para que a TV não fique baixa demais.

4 – Escolha um sofá com dimensões propícias para a sala

decorar a sala de TV

Fabiano Hayasaki e Ta?nia Hayasaki para Decora Lider Ribeirão Preto 2016

Para definir o tamanho do sofá, é necessário prestar atenção nas distâncias entre os móveis, já mencionadas no item 1. Sempre deixe no mínimo de 70 cm ao redor do sofá para que se possa circular com conforto e praticidade.

No caso de uma sala de TV, é interessante também prestar atenção na profundidade do sofá. Evite sofás muito estreitos e escolha um que tenha no mínimo 90 cm de profundidade. Na dúvida, baixe o nosso guia do sofá perfeito e faça a melhor escolha para sua casa.

5 – Opte por um tapete de tamanho adequado

decorar a sala de TV

Elaine Lorenzon para Decora Lider Vitória 2016

Parte do tapete deve ficar embaixo do sofá para que ele não embole e para que confira a sensação de amplitude ao ambiente. O recomendado é que pelo menos 10 cm da peça fique abaixo do sofá. Nas laterais, a distância recomendada é de 50 cm entre o tapete e a parede.

6 – Combine os adornos entre si

decorar a sala de TV

Nágila Andrade para Decora Lider Salvador 2016

Não faça da sua sala de TV um depósito de objetos, sejam eles com valor sentimental, sejam eles lembranças de viagem ou mesmo complementos comprados especificamente para a decoração. O maior desafio no décor é fazer uma composição harmoniosa de adornos. Muitas vezes, os objetos são comprados sem o conhecimento prévio de como eles ficarão juntos. Se você tem uma coleção ou não abre mão de expor os objetos de família, escolha o escritório ou o quarto para isso.

7 – Pense em uma iluminação mais intimista

decorar a sala de TV

Adriana Bellão para Campinas Décor 2016

Uma boa opção para o espaço são spots de luz ou iluminação embutida, de preferência com a regulagem da intensidade da luz disponível. Também preste atenção nos acabamentos da sala, já que alguns deles podem gerar reflexos e, consequentemente, desconforto visual.

Pronto para decorar a sua sala de TV? Visite uma de nossas lojas e inspire-se!

Como escolher o sofá perfeito