Decore seu quarto no estilo escandinavo

05 DEZ 2016
• Dica de decoração

A decoração escandinava casa perfeitamente com os dias atuais, em que sustentabilidade e economia são as palavras de ordem. O “menos é mais” proposto pelo arquiteto alemão Mies van der Rohe nunca fez tanto sentido. Entre os cômodos da casa, o que mais combinam com o que podemos já chamar de última tendência na decoração é o quarto. Espaço para descansar, dormir ou mesmo fazer aquela maratona da sua série preferida, ele recebe todas as características do décor escandinavo de braços abertos.

Cores claras, espaços vazios, móveis práticos de linhas minimalistas. O estilo escandinavo é sinônimo de elegância e ganha cada vez mais adeptos pelo mundo. Em entrevista a revista Casa e Jardim, Niki Brantmark, do blog My Scandinavian Home (myscandinavianhome.com), dá dicas de como decorar a casa com o jeito nórdico. “O estilo escandinavo é basicamente revestimentos. Assim, o primeiro passo é olhar atentamente todos os itens que você tem no quarto. Em seguida, é preciso desapegar. Deixe apenas o que você realmente gosta e não pode ficar sem. Outro passo importante é a estética do ambiente. Use cores simples, como o branco ou cinza claro. Para finalizar, adicione cuidadosamente objetos com cores”. Selecionamos alguns quartos da Lider Interiores para te inspirar. Confira a seguir.

 

Cores claras no quarto

Decore seu quarto no estilo escandinavo 2

No quarto de Giselle Taranto para a Decora Lider Rio, a cor cinza, item marcante do décor escandinavo, está presente no tapete, cama, cômoda e parede do ambiente.

 

Muito espaço e versatilidade

Decore seu quarto no estilo escandinavo 3

No loft da BEP Aquitetos para a Decora Lider Brasília, chama atenção os grandes espaços de passagem. Detalhe para os delicados pés da cama, que pode servir também como sofá. Esta versatilidade é uma das grandes características nórdicas.

 

Pontos de cores

Decore seu quarto no estilo escandinavo 5

Se você acha que cores fortes não estão presentes nas casas escandinavas, se engana. Elas são usadas de maneira pontual, como na roupa de cama do quarto acima. Repare que a cama Quartzo de base neutra e linhas marcantes reforça ainda mais a cartela de cores marcantes.

 

A valorização das formas

Decore seu quarto no estilo escandinavo 4

Os escandinavos adoram chamar atenção por meio do design. Por isso os espaços vazios são tão importantes. Com menos informação visual, as formas crescem e aparecem. Neste espaço, notamos que o design da cabeceira da cama Shape cumpre a função de ser o protagonista da decoração.

 

Combinações de diferentes texturas e materiais

Decore seu quarto no estilo escandinavo 1

A mistura de texturas também é uma característica nórdica. É comum se deparar com camas onde mantas de pele são item obrigatório. Como no Brasil o clima tropical não favorece a cena, vale apostar no mix de materiais dos móveis. No quarto de Pedro Lázaro para a Decora Lider Belo Horizonte 2014, a cama com roupa de cama com textura brilhante, contrasta bem com o tapete de pelos e a mesa – com design superescandinavo –  com tampo de pedra.

 

Quer saber mais como introduzir o estilo escandinavo na decoração do seu quarto e de outros ambientes? Dê uma passadinha na loja da Lider mais próxima de você! Venha ver de perto todo o design e conceito do estilo, assim como se encher de ideias e inspirações para o seu lar! Te esperamos!

Confira as novidades do nosso Editorial