Dicas de tecidos para vestir a casa

04 JUN 2012
• Inspiração

Já imaginou ter um ambiente renovado sem precisar trocar seus móveis? Acredite, é possível. E para ter uma casa com o visual revigorado não é preciso sequer mudar a posição dos objetos. Já que as tendências de decoração e moda andam de mãos dadas, brincar com tecidos pode dar cara nova a um espaço, e ainda deixá-lo aquecido para a chegada do inverno.

Acompanhe a Lider Interiores pelo Facebook Twitter.

Sala de TV, por Patricia Almeida - Decora Lider Rio 2012 Sala de TV, por Patricia Almeida - Decora Lider Rio 2012

Cobrindo tudo

Os tecidos decorativos podem ser usados para ornamentar de mobílias a tetos, dosséis e baldaquins. Em paredes e painéis eles podem ser usados inclusive para proporcionar ambientações temáticas. Quem gosta do estilo provençal, por exemplo, pode optar por um revestimento Toile de jouy, estampas criadas no século XVIII que descrevem cenas campestres francesas. “Além disso, há também o veludo, o adamascado e o arabesco neoclássico francês, são muitas as propostas”, comentam as irmãs e designers de interiores e irmãs, Valéria e Cláudia Vescovi.

Closet, por Thalita e Giovana - Decora Lider Rio 2012

Quando pensamos em tecidos para revestir, o linho e o algodão são os primeiros materiais que vem à cabeça.  Além da versatilidade e do conforto, esses materiais podem ser conjugados com os mais diversos tipos de decoração, e ficam bem em praticamente todos os lugares. No entanto, para acabar com a monotonia que muitas vezes atinge o ambiente, a dica das irmãs Vescovi é ousar em texturas, cores e brilhos.

Mas nem todas as combinações garantem um bom resultado estético. Por isso, antes de escolher um tecido deve-se levar em consideração os adornos que conjugam o lugar.  O couro, por exemplo, é um revestimento mais robusto e fica melhor em um cômodo que dispõe de esculturas, livros e objetos de ferro. Por outro lado, o tricô usado em almofadas, colchas, cortinas e mantas, serve para reforçar um lado artesão de ambientes retrôs.

Ambiente Marilene Galindo, Decora Lider Rio 2012

O revestimento do inverno

Muito mais que somente decorar a casa, os tecidos podem revestir um ambiente a fim de aquecê-lo. Como explicam Valéia e Cláudia, “mantas podem ser colocadas sobre sofás, camas e poltronas, pois além de fazer composições decorativas, podem ser usadas para proteger do frio”. O veludo é outro tecido que traz sensação de aconchego. Usado para forrar tanto cadeiras quanto paredes, ele também proporciona uma atmosfera de luxo e sofisticação.

O inverno 2012 pede ambientes mais limpos – no estilo clean – confortáveis e de fácil acesso, e entre as tendências que ganham destaque na estação estão os tecidos em xadrez, listras, os metálicos e os tecnológicos. “Além dos tecidos naturais, essas estampas caíram no gosto dos brasileiros”, finalizam as profissionais

E você? Já experimentou usar tecidos na decoração da sua casa? O que achou? Conte para a gente!

Confira as novidades do nosso Editorial